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Avaliação Institucional (CPA)

Publicado: Segunda, 23 de Abril de 2018, 11h11 | Última atualização em Terça, 05 de Junho de 2018, 13h47

CPA - Comissão Própria de Avaliação Institucional

A CPA é órgão colegiado formado por membros de todos os segmentos da comunidade acadêmica e de representantes da sociedade civil organizada, que coordena o processo de auto avaliação institucional do Ifes por meio de avaliação global, integrada e sistêmica utilizada para diagnosticar a realidade e subsidiar ações que visem à melhora do desempenho institucional em todos os níveis

CSAI - Comissão Setorial de Avaliação Institucional

As CSAI foram criadas para colaborar na condução da Autoavaliação Institucional em cada Campus do Ifes, onde desenvolvem as atividades juntamente com a CPA. As CSAIs têm a finalidade de implementar e acompanhar as atividades inerentes ao processo de auto avaliação do seu respectivo Campus.

O processo de autoavaliação e a sua importância

O processo de autoavaliação institucional do Ifes constitui-se numa proposta de avaliação global, integrada e sistemática, utilizada para diagnosticar a realidade e subsidiar ações que visem à melhoria do desempenho institucional em todos os níveis.

A gestão de uma instituição deve estar fundamentada em informações que reflitam, sem mascaramento, a realidade de seus setores. Além disso, é necessário que a opinião de todos seja levada às instâncias decisórias e que essas opiniões subsidiem de maneira direta ou indireta o planejamento institucional.

Funções da Comissão Setorial de Avaliação Institucional

- Coordenar o processo de autoavaliação do Ifes;

- Planejar, organizar e orientar os trabalhos de autoavaliação;

- Organizar relatórios;

- Divulgar os dados consolidados à comunidade;

- Encaminhar relatório final ao MEC;

Eixos avaliados no processo de autovaliação institucional

A autovaliação institucional engloba a percepção do avaliador diante de cinco eixos principais. Dentro de cada eixo são dispostas qestões chaves a serem julgadas. Abaixo as cinco categorias que compoem a avaliação.

Eixo 1 – Planejamento e avaliação institucional

Eixo 2 – Desenvolvimento institucional

Eixo 3 – Políticas acadêmicas

Eixo 4 – Política de gestão

Eixo 5 – Infraestrutura

 

Importância dos resultados da autoavaliação institucional

- Estabelecer estratégias de superação dos problemas;

- Aperfeiçoar a prática educativa;

- Introduzir melhorias na Instituição a partir da análise dos dados coletados;

- Aperfeiçoar a gestão;

- Reforçar a relação Instituição-Sociedade;

- Enviar relatório à Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – Conaes contendo o resultado da autoavaliação institucional, que será referência para a avaliação externa realizada pelo MEC;

Composição da Comissão Setorial de autoavaliação Institucional do Campus Cariacica

Designados pela Portaria n.º 221 de 10/07/2017 – vigência 2 anos

- Alfeu Scarpart Junior – Titular Docente – Presidente.

- Euzanete Frassi de Almeida – Titular Técnico Administrativo;

- Mauricio Matos Bonfim – Titular Discente;

- Andromeda Goretti Menezes Campos – Suplente Docente;

- Felipe Amós Barbosa – Suplente Técnico Administrativo.

- Naiara dos Santos M. De Oliveira – Suplente Discente;

Contato: em breve

Relatórios da autoavaliação Institucional Campus Cariacica

Relatório 2017

Relatório 2017 (Gráficos)

Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes

Lei 10.861, de 14/4/2004.

Regulamento da CPA

Resolução do Conselho Superior n° 29/2013, de 09 de agosto de 2013.

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