Página inicial > Notícias > Foram abertas as inscrições para o PIBID

Foram abertas as inscrições para o PIBID

Publicado: Quarta, 13 de Junho de 2018, 11h44 | Última atualização em Quarta, 13 de Junho de 2018, 13h36

O COORDENADOR DO SUBPROJETO PIBID DA ÁREA DE FÍSICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO, faz saber, pelo presente edital, que estão abertas, no período de 13 e 15 de junho de 2018, as inscrições para o Processo Seletivo para bolsista de iniciação a docência do Curso de Licenciatura em FÍSICA no Campus Cariacica, vaga para cadastro de reserva para ingresso no Projeto PIBID do ano letivo de 2018.

O que é o PIBID?

O Pibid é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por instituições de educação superior (IES) em parceria com as redes de ensino.

Os projetos devem promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso, visando estimular, desde o início de sua formação, a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Os discentes serão acompanhados por um professor da escola e por um docente de uma das instituições de educação superior participantes do programa.

Quais as atividades desenvolvidas pelos licenciandos?

Os discentes terão encontros semanais na escola de educação básica para planejamento e execução das atividades de ensino e também um encontro semanal no IFES também para planejamento, estudo de temas de ensino de física e orientação das intervenções que serão realizadas nas escolas. Para estas atividades os licenciandos deverão ter disponíveis em torno de 10h semanais.

Edital Pibid Física

Ficha de inscrição PIBID - Física

Modelo de carta de intenção

Modelo de quadro de horarios