Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Eventos > VIII SCT Ifes campus Cariacica
Início do conteúdo da página

VIII SCT Ifes campus Cariacica

Publicado: Quinta, 06 de Setembro de 2018, 17h41 | Última atualização em Sexta, 26 de Abril de 2019, 15h23

Índice de Artigos

VIII SCT Ifes campus Cariacica

Tema: Ciência para Redução das Desigualdades


A VIII Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação (VIII SCT) do Ifes campus Cariacica acontecerá de 15 a 19 de outubro de 2018 e promoverá diferentes atividades relacionadas à ciência e à tecnologia.

Esse evento é uma ação que tem como principais finalidades a popularização da ciência, a mobilização da sociedade e a promoção de discussões sobre temas e atividades ligadas à ciência, à tecnologia e à inovação e suas relações pertinentes com temas cotidianos.

Dentre as atividades programadas para esta edição estão a Mostra de Trabalhos (estandes) a ser realizada pelos alunos dos 2º e 3º anos dos cursos técnicos integrados, Mostra de Vídeos desenvolvida pelos alunos do 4º anos dos cursos técnicos integrados e 2º e 3º módulos dos cursos técnicos concomitantes, além de Palestras, Oficinas, Teatro, Expofísica, Jornada de Iniciação Acadêmica, Dinâmicas de Acessibilidade, entre outras. Complementando essa programação, você terá a oportunidade de renovar sua leitura, participando da Troca Literária.

Com o objetivo de dialogar com a comunidade externa, a VIII Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação estará aberta a visitação de alunos e professores de escolas de Cariacica e municípios vizinhos, bem como da sociedade em geral nos dias 17,18 e 19 de outubro de acordo com a programação que será divulgada em breve.

 

Participe!  Agenda a visita da sua escola! (27) 3246-1620

 Mais informações entre em contato pelo email: sct.ca@ifes.edu.br ou  @ifesDeCariacica

Para alunos e servidores: http://sct.ca.ifes.edu.br/inscricao/

Edital para inscrição dos trabalhos da VIII SCT

 

Para acessar os Anais da VIII SCT- Ifes campus Cariacica,  clique aqui.

 

Conheça um pouco das atividades previstas para VIII SCT.

Jornada de Iniciação Acadêmica

A Jornada de Iniciação Acadêmica do Campus Cariacica contempla trabalhos de Iniciação Científica, de Inovação Tecnológica e de Iniciação à Docência e acontecerá na terça-feira, dia 15 de outubro, durante todo dia. A Jornada trará mostra de banners de trabalhos de pesquisa desenvolvidos no campus, mesa redonda conduzida pelos líderes de grupos de pesquisas e oficina para os servidores e alunos do Ifes sobre organização da pesquisa, Periódicos Capes, Research Gate - o facebook dos pesquisadors e Currículo Lattes.

Programação Específica da Jornada

Modelo de Pôster para Jornada - somente para alunos de IC

Inscrições para oficinas

Mostra de trabalhos (estandes)

A SCT-2018 contará com 51 trabalhos dos alunos dos 2º e 3º anos do cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (Administração, Portos e Manutenção Eletromecânica Ferroviária) que serão expostos e apresentados em estandes nos dias 17, 18 e 19 de outubro de acordo progrmação. Todos os trabalhos trazem a temática nacional e abordam a Ciência para redução das desigualdades.

Modelo de Pôster para os trabalhos - VIII SCT

Manual do Expositor (estandes)

Tabela de localização dos Estandes

Mapa de numeração dos estandes

Mostra de vídeos

A SCT-2018 conta com a exibição de filmes com foco no tema nacional. Sua produção é de autoria dos próprios alunos, e brevemente farão parte do acervo da Biblioteca do campus, sendo futuramente de livre acesso. A produção dos filmes ficará a cargo dos alunos do 4º ano dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (Administração, Portos e Manutenção Eletromecânica Ferroviária) e dos 2º e 3º módulos dos cursos técnicos concomitantes (Portos e Logística) do Ifes campus Cariacica. Os vídeos serão exibidos no mini-auditório do campus.

Manual de Exposição de Vídeos - atualizado

Programação dos vídeos - cursos técnicos integrados

Programação dos vídeos - cursos técnicos concomitantes

Expofísica

Nos dias 17, 18 e 19 de outubro de 2018 será realizada no Ifes de Cariacica a V EXPOFÍSICA onde serão apresentados experimentos das mais diversas áreas da Física Clássica e Moderna. Esta exposição será realizada em conjunto com a semana de Ciência e Tecnologia do Campus. Os professores e alunos do curso de Licenciatura e Bacharelado em Física do Ifes demonstrarão diversos fenômenos físicos para os visitantes, que terão a oportunidade de visualizar as Leis da Física diretamente nos laboratórios. Teremos experimentos nas salas  temáticas de Mecânica, Moderna, Eletromagnetismo, Termodinâmica e Ondas.

Informações sobre a Expofísica

Site - Expofísica

Astronomia

As temáticas ligadas à Astronomia ganham seu lugar da SCT-2018 por meio do Grupo de Astronomia Carl Sagan (GACS), um programa de extensão do campus que envolve alunos dos cursos regulares. Este ano, o Gacs preparou uma viagem pelo tempo  e vai apresentar as diversas maneiras  com que as pessoas em diferentes épocas, culturas e locais da história tiveram contato com a Astronomia.

Grupos Astronomico Carl Sagan

Apresentação da SiGI

A Simulação Geopolítica do Ifes – SiGI é um dos modelos de Simulação das Nações Unidas realizados em todo o mundo. Ela proporciona a discussão sobre as problemáticas da conjectura nacional e internacional, possibilitando o desenvolvimento de habilidades ímpares nos seus participantes, como a capacidade de negociação no ambiente corporativo, noções básicas de oratória, postura para lidar com o adverso, trabalho em equipe, dentre outras. Neste ano, os alunos do campus Cariacica, terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a SiGI e sua dinâmica.

Saiba o que é SiGI

Apresentação teatral : 15 Jovens e uma mentira (release)

As esquetes que compõem esse “15 jovens e uma Mentira” foram concebidas, prioritariamente para o público da SCT. De modo, que a montagem possa ser realizada sem muitos recursos de cenários e de figurinos mas com recursos humanos valiosíssimos! A esquete Vida de Ator é uma adaptação da peça de Abel Santana por Matheus Perini e Guilherme Heliodoro, as esquetes Eu te Obedecerei, Ainda Sou sua Garotinha, é uma adaptação da peça Confissões de Adolescentes de Dalva Rodrigues por Maria José C. de Souza A Festa e uma produção Kariny Santos e kaliny Prates e Se eu Fosse Kaique é de autoria de Lucas Marinho e Ricardo Felipe Silva. As esquetes contam histórias de adolescentes e jovens: de sonhos, dúvidas, mágoas, medos, traumas, e esperança de serem felizes.

 

 VIII SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO IFES CAMPUS CARIACICA prog

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página