Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Seminário "Africanidade na Cultura Brasileira"
Início do conteúdo da página

Seminário "Africanidade na Cultura Brasileira"

Publicado: Quarta, 14 de Novembro de 2018, 11h27 | Última atualização em Sexta, 30 de Novembro de 2018, 15h38

O Dia da Consciência Negra no Brasil é comemorado sempre em 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, que simbolizou a luta do negro contra a escravidão.

A data foi incluída em 2003 no calendário escolar nacional. Contudo, somente a Lei 12.519 de 10 de novembro de 2011 instituiu oficialmente o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra como dia 20 de novembro.

O objetivo do Dia da Consciência Negra é fazer uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana no Brasil. Também serve para analisarmos o impacto que tiveram no desenvolvimento da identidade cultural brasileira. A música, a política, a religião e a gastronomia entre várias outras áreas foram profundamente influenciadas pela cultura negra.

O campus Cariacica comemora esse dia com o Seminário "Africanidade na Cultura Brasileira", organizado pelo NEABI - Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígena.

O seminário "Africanidade na Cultura Brasileira" objetiva socializar e valorizar pesquisas, experimentações artísticas e projetos desenvolvidos no campus Cariacica, assim como em outras instituições  sobre a temática étnico -racial e romper a invisibilidade social das comunidades de matrizes africanas. Entendemos que a valorização da história e cultura africana e afro-brasileira, das  comunidades de matrizes africanas como uma ação afirmativa ao  ordenamento legal da Política de Educação para as Relações Étnico-Raciais desenvolvida pelo Ifes que estabelece o levantamento, o resgate e a promoção de ações e atividades em cumprimento ao disposto nas leis no 10.639/2003 e no 11.645/2008, pelos campi, a partir da sua sistematização no âmbito institucional.

Público alvo: servidores, discentes e público externo

 

Seminario de Africanidades 2018

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página