Atividades Pedagógicas Não Presenciais no Ifes Cariacica
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No dia 06/05/2020 foi aprovada, pelo Conselho Superior do Ifes, a resolução que regulamenta e normatiza a implementação das atividades pedagógicas não presenciais (APNPs) em cursos presenciais, técnicos e de graduação do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), em função da situação de excepcionalidade da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Acesse o documento.
Com base nestavresolução, professores, coordenadores, pedagogas e demais setores do campus, estão trabalhando no planejamento e na organização das APNPs.
O campus Cariacica iniciou as atividades pedagógicas não presenciais no dia 11 de maio de 2020, seguindo as orientações da Resolução do Conselho Superior nº 1/2020 do Ifes.
Serão ministradas atividades pedagógicas não presenciais, mediadas ou não, por meios de recursos e tecnologias digitais de informação e comunicação que possibilitem aos discentes o acesso, em seu domicílio, aos materiais de apoio e de orientação. Dessa maneira, será permitida aos alunos, a continuidade dos estudos enquanto durar a situação de excepcionalidade da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).
As APNPs serão consideradas como efetivo trabalho escolar e a carga horária trabalhada será utliizada para a substituição de carga horária presencial conforme legislação vigente, desde que se atenda a resolução CS 01/2020. Elas poderão ser ofertadas por meio de ferramentas síncronas (aquelas em que é necessária a participação do aluno e professor no mesmo instante e no mesmo ambiente – nesse caso, virtual) ou assíncronas (aquelas onde não é necessário que os alunos e professores estejam conectados ao mesmo tempo para que as tarefas sejam concluídas e o aprendizado seja adequado) conforme planejamento de cada componente curricular.
Acesse o comunicado sobre o início das atividades.
Documentos Institucionais sobre as APNPs
→ Portaria CEPE/IFES nº1631, DE 4 DE SETEMBRO DE 2020.
→ Resolução CS nº 02/2021 - Novo
O que preciso saber para iniciar as APNPs (Atividades Pedagógicas Não Presenciais)?
1 - O que é plano mensal de APNP?
O plano mensal de atividades pedagógicas não presenciais (APNP) é o documento que balizará as atividades de cada disciplina pelo período de 15 dias. Nele, o professor apresenta (com anuência do Coordenador de Curso e da Gestão Pedagógica) aos estudantes de sua disciplina a descrição das atividades a serem realizadas e os recursos a serem utilizados no processo de aprendizagem, carga horária ofertada e as formas de avaliação. Acesse a resolução. A resolução apresenta um modelo do documento. Veja o modelo.
2 - Como será feito o registro e envio das APNPs?
As atividades pedagógicas não presenciais serão registradas e enviadas, pelo Sistema Acadêmico ou pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA/Moodle integrado so Sistema Acadêmico de acordo com o planejamento do professor de cada disciplina. Outras tecnologias educacionais poderão ser utlizadas de forma alternatva e/oucomplementar ao Sistema Acadêmcio e ao AVA/Moodle.
3 - Como atualizar meu e-mail no Sistema Acadêmico?
Para atualizar seu e-mail no sistema acadêmico acesse https://academico.ifes.edu.br/ e clique no ícone “Pedido de Alteração de Dados Cadastrais”.
4 - Como faço para tirar dúvidas sobre as atividades?
No próprio Ava/Moodle ou pelo envio de e-mail para os professores das disciplinas.
5 - Como acessar o Ava/Moodle?
O link de acesso ao sistema é https://ava.cefor.ifes.edu.br/. No sistema o aluno terá acesso às disciplinas nas quais está matriculado. O login é o nº de matrícula e a senha do primeiro acesso é Mud@r123. Importante: o e-mail precisa estar cadastrado no sistema acadêmico para que o estudante consiga acessar o Ava.
Confira a playlist preparada pelo Cefor para te auxiliar, caso seja seu primeiro acesso: https://www.youtube.com/playlist?list=PLKz4fshrNwnW94UBKxNfIIqI4mnx34Kxo
Observação: o estudante poderá acessar o link da sala pelo computador ou baixar o aplicativo no celular (disponível no endereço: https://download.moodle.org/mobile/. No momento do download será solicitado o endereço de acesso que é: https://ava.cefor.ifes.edu.br/). Pelo aplicativo os alunos podem acessar as atividades de qualquer lugar, estando ou não online. Para tanto, é necessário acessar a internet para fazer o download dos materiais (Clique em painel, acesse o curso, clique no ícone 3 pontinhos no canto superior direito e escolha a opção Download do curso). Tudo o que o aluno fizer offline no aplicativo será sincronizado automaticamente quando conectado.
Assista a live preparada pelo NTE (Núcleo de Tecnologias Educacionais) do campus Cariacica com orientações sobre o primeiro acesso ao Ava/Moodle.
Clique AQUI para baixar o Guia de Acesso ao Moodle.
►Padrão visual para as salas do moodle - O professor pode escolher qual das versões deseja utilizar em sua sala virtual, fazer o download da pasta (clique no ícone ao lado do nome da versão para ativar o download) e editar os títulos das imagens no seu computador, em programas como Powerpoint, Impress ou Keynote, por exemplo.
►Padrão Visual Campi Ifes para salas virtuais no Moodle - Acesse para mais informações
►Veja o vídeo: Como usar o Padrão para Salas do Moodle - Ifes
O que é preciso saber antes de solicitar o trancamento?
1. O que é trancamento de matrícula?
Resposta: Entende-se por trancamento de matrícula no curso a interrupção total das atividades acadêmicas sem perda de vínculo com a Instituição.
Atenção: Alunos que estejam realizando estágio, não poderão trancar a matrícula, pois precisam manter a matrícula ativa para atender a legislação que regulamenta a realização do estágio.
2. A aceitação do trancamento de matrícula será automático?
Resposta: Não. O trancamento será analisado pela Coordenação ou Colegiado do Curso de matrícula do aluno que poderá entrar em contato com o solicitante.
3. Haverá oferta de disciplinas, vagas ou turmas extras para estudantes que tiverem o pedido de trancamento autorizado?
Resposta: Não, o resultado obtido após trancamento de matrícula não implicará a obrigatoriedade de ofertas extras de componentes curriculares, vagas ou turmas no próximo período letivo.
4. Por quanto tempo minha matrícula poderá permanecer trancada, sem que seja cancelada?
Resposta: o trancamento de matrícula tem duração de 1 (um) período letivo, seja ele semestre para cursos semestrais (Cursos Técnicos Concomitantes e Graduação) ou ano para cursos anuais (Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio), após esse período se o aluno não retornar as atividades acadêmicas sua matrícula será cancelada.
5. Preciso deixar minha matrícula trancada por um período mais longo, o que fazer?
Resposta: Segundo o Regulamento da Organização Didática - ROD dos Cursos do Ifes, o aluno que necessitar poderá renovar a solicitação de trancamento por mais um período letivo. Esse trancamento em virtude da situação de pandemia, terá caráter adicional e NÃO contará nos 2 períodos previstos no ROD.
6. Qual o procedimento necessário para retornar as atividades após o trancamento da matrícula?
Resposta: O procedimento é o de reabertura de matrícula, que estará condicionada à solicitação e aceitação do disposto no Regulamento da Organização Didática - ROD dos Cursos do Ifes e poderá ser requerida na CRA do campus Cariacica, em data prevista no calendário acadêmico do próximo período letivo.
7. Após trancar minha matrícula, terei acesso ao sistema acadêmico ou outro sistema disponibilizado pelo Ifes?
Resposta: Não. Sua matrícula estará suspensa.
8. Recebo bolsa e/ou assistência estudantil, continuarei recebendo?
qResposta: Não. Os auxílios e bolsas são recursos financeiros destinados a viabilizar a permanência do aluno na realização do curso.
9. Como posso solicitar o trancamento da matrícula?
Resposta: Excepcionalmente, devido ao estado de pandemia, o trancamento de matrícula deverá ser feito, pelo envio de e-mail com o assunto “Trancamento de Matrícula”, para o endereço cra.car@ifes.edu.br, no período de 28 a 31/05/2020. O e-mail deverá conter uma justificativa para o trancamento e um telefone para contato, se necessário.
10. Estudante menor de idade pode solicitar trancamento?
Resposta: Não. O requerimento pode ser feito pelo e-mail do estudante se maior e capaz, ou pelo e-mail do representante legal, pais ou responsável, do estudante menor de idade ou incapaz. Conforme a Legislação vigente a matrícula escolar de crianças e adolescentes entre 04 e 17 anos é de responsabilidade dos pais ou responsável legal.
11. Como saberei se minha solicitação foi aceita?
Resposta: Você receberá um e-mail com o resultado da solicitação.
12. Solicitei trancamento e ele foi aceito, mas me arrependi, posso desistir?
Resposta: Não. Após efetuado o trancamento a matrícula somente será reaberta no próximo período letivo.
13. Onde posso consultar o ROD?
Resposta: https://www.ifes.edu.br/documentos-institucionais/5802-regulamento-da-organizacao-didatica
"Prezados estudantes !
Desejamos que todos estejam bem e com saúde, juntamente com seus familiares.
Desde o início das atividades pedagógicas não presenciais (APNPs) o Campus Cariacica tem se esforçado para atender a todos os alunos que relatam dificuldades em realizar as atividades, sejam essas dificuldades causadas por falta de acesso à Internet ou equipamentos ou problemas de outra natureza.
Servidores do Campus Cariacica tem feito contato com todos os alunos que relataram dificuldades, buscando soluções que possibilitem que todos participem da melhor forma possível das atividades remotas. Entretanto, temos encontrado dificuldade em contactar diversos estudantes com as informações disponibilizados pelos mesmos na ocasião da matrícula, o que pode ser revolvido com a solicitação para atualização dos dados pelo próprio sistema acadêmico ou pelo e-mail: cra.car@ifes.edu.br.
Lembramos que a Resolução 01/2020 do Conselho Superior do Ifes estabelece que é atribuição do estudante realizar as tarefas/atividades disponibilizadas pelos docentes, devendo manter contato com o docente a fim de esclarecer possíveis dúvidas (Artigo 16).
Deste modo, solicitamos que TODOS os alunos que não estejam participando das APNPs, por qualquer motivo, que entrem urgentemente em contato com o Campus para que possamos buscar as soluções que os possibilitem o acesso às atividades pedagógicas não presenciais.
Email para contato: ensinoremoto.car@ifes.edu.br
Abraços a todos.
Fiquem bem !
Direção de Ensino."
- ➔ Tutoriais de Ferramentas Audio-Visuais (Captura, Fotos, OBS Studio, Canva e Powtoon)
- ➔ Tutoriais de Ferrmentas de Comunicação e Webconferência ( RNP, Skype e GoogleMeet)
- ➔ Tutorial em PDF - Acessando o Moodle Web e nos Aplicativos Móveis
- ➔ Tutorial - Visão geral da sala virtual [Libras]
- ➔ Tutorial - Gerencie seus estudos [Libras] - Orientações de estudos em EaD
- ➔ Tutorial - Gerencie seu perfil [Libras] - Atualizar Perfil
- ➔ Tutorial - Interagindo com pessoas [Libras]
- ➔ Tutorial - Trabalhar em uma sala no Moodle com conteúdos diferentes por grupo
- ➔ Tutorial - Como importar uma sala virtual no Moodle?
- ➔ Base de Conhecimento do Cefor
- ➔ Netiqueta - Regras de Etiqueta na Internet
➔ Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância - Cefor – Ifes
Cursos gratuitos e com certificado, no formato Mooc (Massive Open Online Courses).
https://mooc.cefor.ifes.edu.br
➔ MEC – Portal do Professor
Acesso a material didático digital, link de revistas, jornais, museus e diversos materiais educacionais.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links.html
➔ MEC - Plataforma Integrada
Oferece gratuitamente material didático e para leitura/atualização sobre Educação na Cultura Digital.
Temas disponíveis:
Formação de Educadores na Cultura Digital
https://plataformaintegrada.mec.gov.br/topico?colecao=1&topico=0
As novas tecnologias e as inovações curriculares (Texto)
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/novas_tecnologias1.pdf
Todos os módulos disponíveis
https://plataformaintegrada.mec.gov.br/colecao?id=1#%2Fcolecao%3Fid=1%23todos-topicos
➔ PLATAFORMA AVAMEC
A Plataforma AVAMEC é um ambiente virtual colaborativo de aprendizagem que permite a concepção, administração e desenvolvimento de diversos tipos de ações formativas, como cursos a distância, complemento a cursos presenciais, projetos de pesquisa, projetos colaborativos e diversas outras formas de apoio educacional à distância ao processo ensino-aprendizagem.
➔ Brasil Mais Digital
A plataforma digital Brasil mais TI, parceria entre a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), oferece cursos livres de capacitação em tecnologia da informação. Estão disponíveis 30 cursos gratuitos na modalidade a distância, que oferecem mais de 1500 horas de qualificação.
http://www.brasilmaisdigital.org.br/index.php/pt-br/
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