Página inicial > Notícias > Alunos de Licenciatura em Física apresentam trabalhos no Simpósio Nacional de Ensino de Física

Publicado: Sexta, 08 de Dezembro de 2023, 17h11 | Última atualização em Sexta, 08 de Dezembro de 2023, 17h11

A Licenciatua em Física do Campus Cariacica teve a pçarticipação de 8 alunos apresenando trabalhos no XXV Simpósio Nacional de Ensino de Física, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). O evento está em sua 25ª edição e é é realizado a cada dois anos, sendo o principal evento nacional na área de Ensino de Física. Nessa edição, realizada entre os dias 8 e 10 de novembro, os alunos do Campus Cariacica apresentaram 9 trabalhos que serão publicados nos anais do evento na forma de resumo expandido. Desses, 6 foram trabalhos do PIBID, 2 de Iniciação científica e 1 de Residência pedagógica. Além disso, um aluno do mestrado ministrou um minicurso sobre realidade aumentada

fisica

Confira abaixo a lista de trabalhos apresentados por alunos do Ifes no evento

Publicação de Resumo expandido e Apresentação Oral

1) “Estudo das características do planeta marte através de uma dinâmica gamificada”

Gabriel Gonçalves da Silva; Luiz Otávio Buffon; Maurício Matos Bomfim; Alerf de Paula Dornel; Robson Leone Evangelista; Thiago Araújo Polonine

2) “Ensino de eletrostática voltado para as tempestades por meio da gamificação”

Gabriel Gonçalves da Silva; Fernando José Lira Leal; Robson Leone Evangelista; Thiago Araújo Polonine.

3) “Desenvolvimento de subsídio didático-pedagógico para o ensino de astronomia com o uso de realidade aumentada”

Maurício Matos Bomfim; Alerf de Paula Dornel; Luiz Otávio Buffon; Gabriel Gonçalves da Silva; Robson Leone Evangelista.

Minicurso

Física além da imaginação: transformando o ensino e ampliando horizontes com realidade aumentada e virtual”

Alerf de Paula Dornel

Publicação de resumo expandido e apresentação na forma de banner

1) “Ensino de eletrostática a partir de atividades experimentais”

Gabriel Nascimento Sarmento; Giovane Ferreira Vieira; Leonardo Figueiredo Bissoli; Nivea Fernandes Coutinho; Luiz Otavio Buffon; Cleiton Kenup Piumbini.

2) “A adaptação do ensino de hidrostática na pandemia de covid-19: resultados e desafios”

Adla Medeiros Rosa; Gustavo da Vitória Silva; Luiz Otavio Buffon; Cleiton Kenup Piumbini; Adriano Ricardo da Silva Trabach.

3) “Ensino dos processos de eletrização através de experimentos de baixo custo”

Arthur Ferreira da Silva; Danillo Teodoro Felicio; Luiz Otavio Buffon; Cleiton Kenup Piumbini; Diego Novaes Soares.

4) “Uso de tecnologias digitais no ensino de astronomia: conhecendo o sistema solar através do software stellarium”

Wellington Martins Borges; Matheus Leone Evangelista Vargas; Luiz Otavio Buffon; Cleiton Kenup Piumbini; Marconi Frank Barros.

5) “Uso de tecnologias digitais e de gamificação no ensino de astronomia: conhecendo o sistema solar”

Wellington Martins Borges; Matheus Leone Evangelista Vargas; Diego de Novaes Soares; Luiz Otavio Buffon; Cleiton Kenup Piumbini.

6) “Estudo de alguns aspectos das órbitas planetárias através do simulador phet colorado e da metodologia peer instruction”

Matheus Braga Pereira; André Felipe Gagliari; Diego Novaes Soares; Luiz Otavio Buffon; Cleiton Kenup Piumbini.