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Biblioteca do Ifes Campus Cariacica

Publicado: Quinta, 24 de Outubro de 2019, 18h23 | Última atualização em Domingo, 20 de Outubro de 2024, 19h26

Índice de Artigos

 Biblioteca

Entrada da Biblioteca do Campus Cariacica

Missão
Facilitar o acesso e a difusão dos recursos informacionais e colaborar nos processos de produção do conhecimento, a fim de contribuir para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa, extensão e à administração do Instituto Federal do Espírito Santo.


Histórico
A Biblioteca do campus Cariacica iniciou no Bairro São Francisco, em outubro de 2006, num espaço de aproximadamente 30 m2, contando com uma bibliotecária e dois alunos bolsistas – um no turno vespertino e outro no turno noturno. Em 2008 a biblioteca recebeu mais dois novos servidores: uma bibliotecária e uma assistente em administração. No ano seguinte, com a conclusão das obras do anexo, conhecida como “sedinha”, em Itacibá, e, a necessidade de utilização deste espaço pelos alunos do Curso de Engenharia de Produção, parte do acervo e da equipe da Biblioteca de São Francisco foram remanejados para a Biblioteca do Anexo de Itacibá. A Biblioteca do Anexo iniciou suas atividades em Setembro de 2009 tendo uma assistente em administração e uma aluna bolsista para atendimento aos usuários. A mudança do campus para a sede definitiva, também em Itacibá, ocorreu em outubro de 2012.

Atualmente a Biblioteca do campus Cariacica dispõe de um espaço físico de 918,11 m2. Neste espaço tem-se:
- Acervo (área de aproximadamente 609 m2 );
- Seis (06) salas para Estudo em Grupo;
- Cabines para Estudo Individual;
- Sala do Audiovisual (acervo e sala para projeção);
- Uma sala para Coordenação/Reunião;
- Uma sala para Processamento Técnico e depósito;
- Uma sala para Setor de Referência;
- Área do Guarda Volumes;
- Área para Espaço Cultural e Periódicos;
- Área de Acesso Exclusivo para Servidores;
- Setor de Circulação de Materiais.

 

Equipe

Maristela Almeida Mercandeli Rodrigues – Bibliotecária (coordenadora)
CV: http://lattes.cnpq.br/5533771320233956

Regina Célia Neves Geraldo – Bibliotecária
CV: http://lattes.cnpq.br/6165446743617972

Luciana Dumer – Bibliotecária
CV: http://lattes.cnpq.br/3754926014392762

Astrid Santos Ottis – Assistente Administrativo
CV: http://lattes.cnpq.br/8668292429503482


A biblioteca do campus Cariacica funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h30.

 

É aberta à comunidade para estudo, consulta ao acervo e pesquisas.
Os usuários externos, que não possuem vínculo de matrícula, têm acesso ao espaço de estudo e ao acervo para pesquisa local, não sendo permitido o empréstimo domiciliar.


O Pergamum é o sistema integrado de bibliotecas que permite ao público em geral a consulta aos acervos existentes em toda a Rede de Bibliotecas do Ifes. 

Para filtrar a consulta apenas no acervo do campus Cariacica, marque a Unidade de Informação: biblioteca campus Cariacica, no canto direito da tela de buscas no Pergamum.

Acessar o Pergamum

 

Bibliotecas Virtuais

 

Biblioteca Virtual – Minha Biblioteca

Biblioteca Vitual – Pearson

Tutorial de primeiro acesso às Bibliotecas Virtuais via Moodle

Biblioteca Virtual - Target GEDWeb (Normas ABNT) 

Portal de Periódicos Capes

Tutorial de acesso ao conteúdo assinado do Portal de Periódicos Capes

Repositório Institucional


 A biblioteca do campus Cariacica oferta os seguintes serviços para os seus usuários:

- Empréstimo, devolução, renovação e reserva de livros;
- Pesquisa, renovação e reserva on-line;
- Acesso a rede sem fio, mediante autenticação;
- Espaço para estudo individual e em grupo;
- Guarda-volumes;
- Realização de levantamento bibliográfico;
- Serviço de referência;
- Divulgação das novas aquisições;
- Consulta local de livros que não circulam (tarja vermelha);
- Atividades culturais (apoio e realização);
- Realização de visitas guiadas à biblioteca, mediante agendamento;
- Treinamento de uso do sistema Pergamum aos novos alunos;
- Orientação quanto à normalização de trabalhos acadêmicos (sob demanda);
- Elaboração de ficha catalográfica.

 

Empréstimos: quantidades e prazos

Alunos do ensino médio, alunos do ensino técnico, estagiários e colaboradores terceirizados: empréstimo de até 3 (três) materiais pelo prazo de 7 (sete) dias.*

Alunos de graduação: empréstimo de até 5 (cinco) materiais pelo prazo de 7 (sete) dias.*

Alunos do mestrado: empréstimo de até 5 (cinco) materiais pelo prazo de 14 (quatorze) dias.

Professores e servidores: empréstimo de até 5 materiais pelo prazo de 15 (quinze) dias.*

*Os livros do acervo literário (romance, ficção, poesia e outros) possuem prazo diferenciado de 14 (quatorze) dias para a devolução, para todos os usuários.

 

Serviço de Reserva

Tutorial: Como fazer Reserva de livros

 

Renovações

Tutorial para renovação de empréstimos

Para renovar o empréstimo: Acesse o Pergamum e siga os seguintes passos: clique em Meu Pergamum, digite a matrícula e a sua senha da biblioteca (a mesma senha usada no balcão da biblioteca). Em seguida, clique em Empréstimo, escolha a opção Renovação, marque os itens que deseja renovar e finalize no ícone Gravar.

Cada material poderá ser renovado duas vezes via internet, desde que não esteja em atraso e nem exista reserva para o mesmo. Após essas duas renovações on-line, caso necessite continuar com o material, o usuário deverá apresentá-lo no balcão da biblioteca para novo empréstimo.

 

Regimento Geral das Bibliotecas do Ifes


Conforme a Resolução nº 48/2016, de 05 de agosto de 2016, será cobrado o valor de R$1,00 (um real) por dia de atraso na devolução de cada material informacional da Biblioteca. O recolhimento do valor será através de Guia de Recolhimento da União (GRU) no Banco do Brasil.

Cada biblioteca possui uma guia de recolhimento própria. Caso tenha multa em biblioteca de outro campus, o usuário deverá solicitar a GRU na biblioteca onde gerou a multa.

O valor da multa é calculado após a devolução do material em atraso. Se houver dúvida quanto ao valor, favor entrar em contato com a biblioteca, pois não é possível fazer ressarcimento.

Para solicitar o boleto GRU para pagamento, o usuário deverá enviar um e-mail para biblioteca.car@ifes.edu.br informando nome e matrícula e o assunto: Solicitação de GRU.

Importante: Após o pagamento da GRU, o usuário deve apresentar o comprovante na biblioteca, para que seja efetuada a baixa da sua multa no sistema.


A declaração de nada consta comprova que o usuário está com a situação regular na biblioteca, sem multas pendentes e sem materiais emprestados.

Para alunos do campus Cariacica a declaração é emitida pessoalmente, no balcão de atendimento da biblioteca, mediante solicitação.

Professores e servidores do campus Cariacica que necessitarem da declaração em formato digital, deverão fazer o pedido por e-mail (biblioteca.car@ifes.edu.br), informando o número do Siape e o nome completo.
Não existindo pendências no nome do servidor/professor solicitante, a equipe da biblioteca fará a emissão do documento digital através do sistema SIPAC, no prazo de (dois) dias úteis.
Se houver multa pendente ou material emprestado, o servidor/professor será informado e a declaração só poderá ser emitida após a regularização das pendências.


Conforme a Portaria N. 1709, de 21 de Outubro de 2021, os(as) alunos(as) dos cursos de graduação e pós-graduação do Ifes deverão, com o auxílio do(a) professor(a) orientador(a), depositar o TCC ou TFC (trabalho final) no Repositório Institucional.

A biblioteca fará a validação das submissões.

Importante: A biblioteca não confere/corrige a aplicação das normas ABNT nos trabalhos depositados. Durante a elaboração do TCC ou TCF, o(a) aluno(a) e orientador(a) devem observar os manuais institucionais para normalização, e, em caso de dúvidas, consultar as bibliotecárias do campus.

  • Trabalhos em formato de Monografia, Dissertação ou Tese:

Precisam ter a ficha catalográfica elaborada pela biblioteca. Após a defesa e depois de feitas todas as correções solicitadas pela banca examinadora, serão necessárias as seguintes etapas:

1) Inserir, no trabalho, a Folha de Aprovação digitalizada e contendo as assinaturas da banca examinadora;

Obs. No caso do mestrado profissional, o aluno deverá inserir também a folha de aprovação do produto educacional, digitalizada e com as assinaturas.

2) Enviar a versão final revisada do trabalho para o e-mail da biblioteca biblioteca.car@ifes.edu.br, com o assunto: Solicitação de Ficha catalográfica.

A biblioteca responderá o e-mail enviando a ficha para inclusão no trabalho, o que ocorrerá por ordem de solicitação;

3) Inserir a ficha catalográfica no trabalho (ela entra após a folha de rosto);

4) Realizar, com o auxílio do(a) professor(a) orientador(a), o autoarquivamento do trabalho no Repositório Institucional. Será necessário preencher os metadados e fazer o upload destes arquivos em PDF: o Trabalho final e o Termo de Autorização para Disponibilização. O termo precisa estar preenchido e assinado pelo(a) aluno(a) e pelo(a) professor(a) orientador(a);

Obs. No caso do mestrado profissional, o produto educacional também deverá ser depositado no repositório junto com a dissertação.

5) Aguardar o e-mail de validação da submissão no Repositório.

Veja o vídeo de como depositar o TCC no repositório.

Leia o Tutorial de como depositar documentos no repositório.

  • Trabalho Final em Formato de Artigo Científico:

Veja o Modelo para formatação de ARTIGO Científico

Após a defesa e depois de feitas todas as correções solicitadas pela banca examinadora, serão necessárias as seguintes etapas:

1) Inserir, na última página, a Folha de Aprovação contendo as assinaturas da banca examinadora;

2) Realizar, com o auxílio do(a) professor(a) orientador(a), o autoarquivamento do trabalho no Repositório Institucional. Será necessário preencher os metadados e fazer o upload destes dois arquivos em PDF: o Trabalho final e o Termo de Autorização para Disponibilização. O termo precisa estar preenchido e assinado pelo(a) aluno(a) e pelo(a) professor(a) orientador(a);

3) Aguardar o e-mail de validação da submissão no Repositório.

Veja o vídeo de como depositar o TCC no repositório.

Leia o Tutorial de como depositar documentos no repositório.

  • Documentos úteis:

Livreto "Normas para apresentação de trabalhos acadêmicos e científicos”

Livreto “Normas para elaboração de referências bibliográficas”

Modelo de Dissertação (Mestrado em Ensino de Física)

Modelo para formatação de ARTIGO Científico

Portaria 1709/2021 - Fluxo de depósito dos Trabalhos Finais de Curso de graduação e pós-graduação)

ROD Cursos de Pós-graduação (portaria REI 3083/2019)

Termo de autorização para disponibilização de trabalhos no Repositório


A biblioteca do campus Cariacica recebe doações espontâneas de livros e outros materiais que poderão ser incorporados ao acervo. Em respeito à Política de Seleção e Desenvolvimento de Coleções, pede-se que o público interessado em doar materiais observe os seguintes procedimentos:

- Certificar-se de que os materiais estejam em bom estado (íntegros, sem carimbos de outras instituições e sem sinais de infestação por insetos ou fungos).

- No ato da doação, preencher o Termo de Doação, que deve ser entregue à biblioteca. Ao assinar o termo, o doador toma ciência de que, caso os materiais doados, depois de analisados, não sejam considerados de interesse para o acervo do campus Cariacica, a biblioteca poderá repassá-los para outras instituições ou até mesmo descartá-los;

Recomenda-se que seja encaminhada uma lista dos títulos a serem oferecidos (contendo nome dos autores, título e quantidade), para que seja feita uma avaliação prévia.
e-mail: biblioteca.car@ifes.edu.br.

Política de Seleção e Desenvolvimento de Coleções


Telefone: (27) 3246-1608

E-mail: biblioteca.car@ifes.edu.br

Facebook: https://www.facebook.com/bibliotecacampuscariacica.ifes.7

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