Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Graduação

O Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes tem 21 campi em funcionamento, além dos polos de apoio presencial para a educação a distância. A oferta de cursos de graduação é realizada de acordo com a vocação da região onde cada campus está inserido e com os arranjos produtivos locais.

O Ifes oferece cursos superiores de licenciatura, bacharelado e tecnólogo nas modalidades presencial e a distância. As inscrições para os cursos de graduação do Instituto são realizadas por meio do Sistema de Seleção Unificada – Sisu

Cafeicultura

Última atualização em Terça, 26 de Janeiro de 2016, 10h20

O curso Superior de Tecnologia em Cafeicultura busca formar profissionais para trabalhar em grandes empresas e cooperativas ou acompanhando pequenos cafeicultores.

Perfil do Profissional

Durante o desenvolvimento da matriz curricular, buscar-se-á, com a execução das experiências planejadas somadas às características e conhecimentos de cada aluno, a lapidação e construção de competências que englobem conhecimentos técnicos para as várias etapas que envolvem a produção; a colheita e pós-colheita; a industrialização e; a comercialização de café.

De forma objetiva, o curso visa a formação de profissionais com competências e habilidades voltadas para o desenvolvimento de soluções aplicadas aos sistemas de produção do café, estando capacitado para: elaborar e gerenciar projetos de produção e pós-colheita do café de qualidade; conduzir projetos associativos de produção cafeeira; implantar sistemas de produção sustentáveis de café; manejar de forma racional os sistemas de produção de café; conhecer os sistemas de certificação de café diferenciados; implantar projetos de cafeicultura convencional e orgânica; conhecer a fisiologia do cafeeiro e tomar decisões com respeito à escolha das melhores variedades e linhagens do café; gerenciar técnica e financeiramente projetos e propriedades cafeeiras; executar programas de nutrição, mecanização agrícola e irrigação do cafeeiro; identificar e manejar pragas, doenças e plantas invasoras do cafeeiro; conduzir atividades ligadas à pós-colheita e processamento do café de qualidade; classificar café e; executar atividades de certificação de qualidade.

Área de Atuação

O tecnólogo em Cafeicultura atua na cadeia do agronegócio cafeeiro, trabalhando em grandes empresas e cooperativas ou acompanhando pequenos cafeicultores, com elaboração e execução de projetos agrícolas.

Campus em que o curso é ofertado

Campus de Alegre

Modalidade Presencial 

Turno Matutino 

Duração 3 anos 

Ingresso Processo seletivo via Sisu 

Quantidade de vagas 40 

Ato de autorização Resolução CS nº 03/2010, de 29/03/2010

Ato de reconhecimento Portaria nº 39, de 14.02.2013, DOU nº 31, Seção 1, folha nº 10, de 15.02.2013

Contato da Coordenadoria do Curso 27 3552-8131 Ramal 252

Projeto do Curso

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página