III Semana da Física e 10 anos do Mestrado Profissional em Ensino de Física
Índice de Artigos
Os palestrantes convidados na III Semana de Física do Ifes campus Cariacica são pesquisadores com notória experiência acadêmica em diversas áreas do conhecimento: Ensino de Física, Astronomia, Astrofísica, Nanotecnologia e Física da Matéria Condensada. Eles têm contribuído grandemente para a disseminação de avanços científicos obtidos em suas instituições de origem, e este evento será uma oportunidade de compartilhamento desses conhecimentos.
Dra. Laura Paulucci Marinho
Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Ciências pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (2008). Atuou como pós-doutora no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo de 2009 a 2010 e na UTEP (EUA) de 2014 a 2015. Desde maio de 2010 é docente na Universidade Federal do ABC em Santo André. Tem experiência na área de Física e Astronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: simulações de Monte Carlo, física de neutrinos, astropartículas, estrelas compactas e ensino de Astronomia e Física. Atua nos experimentos CONNIE, SBND e DUNE, sendo atualmente co-convener dos grupos Far Detector Simulation and Reconstruction e PDS Physics and Simulation do DUNE.
Dr. Jose Abdalla Helayël – Neto
Possui Graduação (BSc, 1975) e Mestrado (MSc, 1978) em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Magister Philosophiae em Física (MPh) pela International School for Advanced Studies in Trieste (1981) e PhD em Física, também pela International School for Advanced Studies in Trieste (1983), onde realizou seus estudos formativos no Grupo do Prof. Abdus Salam, sob a orientação do Prof. J. J. Strathdee. Complementou a sua qualificação através de estágios de Pós-Doutoramento no Abdus Salam International Centre for Theoretical Physics (ICTP), na International School for Advanced Studies in Trieste (SISSA), na Università degli Studi di Trieste e no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCTI). Paralelamente à sua formação em Física, realizou seus estudos musicais de violino entre 1965 e 1976, tendo atuado como instrumentista em formações orquestrais. Atualmente, é Pesquisador Titular III, alocado na Coordenação de Astrofísica, Cosmologia e Interações Fundamentais, COSMO, do CBPF. É Membro Efetivo e Coordenador Científico do Grupo de Física Teórica José Leite Lopes (GFT - JLL), colaborando, como voluntário, na Coordenação Científica da Aprendanet-Petrópolis. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Teoria Geral de Partículas Elementares e Campos, concentrando-se principalmente nos tópicos: Teorias de Yang-Mills, Física das Interações Fundamentais, Supersimetria-Supergravidade e Extensões Não-Maxwellianas do Eletromagnetismo. No CBPF, concentra grande parte de seu tempo nas atividades de ensino e formação, ministrando cursos e orientando estudantes de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação da Instituição, graduandos em Programa de Iniciação Científica e estudantes do Ensino Médio no Programa de Vocação Científica (PROVOC). O pesquisador dedica também parte de seu tempo à pesquisa e ao ensino na área da Educação, com foco na Educação em Periferias Urbanas, trabalhando em projetos de ensino, pesquisa e extensão que focalizam a Educação para Ciência, a Divulgação Científica, a Orientação Vocacional e o Ensino em Cursos de Pré-Vestibular Sociais voltados para as classes populares. No Núcleo de Petrópolis (PVNC), que co-fundou em 1994, trabalhou até 2018. Desde 2019, coordena no CBPF o Pré-Universitário Ciência e Cidadania (PUCC), no qual integra a equipe de professores do Núcleo de Física-Matemática-Filosofia e do Núcleo de Ciência-Cultura-Cidadania.
Dr. Carlos Eduardo Magalhães de Aguiar
possui graduação, mestrado e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Nuclear e em Ensino de Física. É torcedor do Botafogo.
Dr. Ives Solano Araujo
O Professor Ives Araujo possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Física (FURG - 2000), Mestrado em Física na área de concentração Ensino de Física (UFRGS - 2002) e Doutorado em Física também voltado ao Ensino de Física (UFRGS 2005). É membro permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Física - UFRGS. Realizou um estágio pós-doutoral na Universidade de Harvard (EUA, 2009-2010) participando do grupo de pesquisa em Ensino de Física do Prof. Eric Mazur, com quem mantém colaboração desde então. Atualmente é Professor Titular do Dept. de Física - UFRGS e Editor da revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI), atuando também como professor e orientador de teses de doutorado e dissertações de mestrado. É líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Física (GEF) da UFRGS. Tem experiência na área de Ensino de Física com produções vinculadas aos seguintes temas: Inovação Didática, Física Geral, modelagem computacional aplicada ao ensino, tecnologias computacionais, métodos interativos de ensino, teorias de aprendizagem, epistemologia da Física e ensino de Ciências. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq ? Nível 2 (Educação). Também é membro da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC). Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (PPGEnFis-UFRGS) por dois mandatos (de 02/2016 a 02/2020). É atualmente Vice-Diretor do Instituto de Física da UFRGS (2021-2024).
Dr. Fernando Néspoli Nassar Pansini
Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2010), mestrado em Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2013) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2015) com período sanduíche pela Universidade de Coimbra-Portugal. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Atômica e Molecular e Cálculo de Estrutura Eletrônica.
Iramaia Jorge Cabral de Paulo
Possui graduação em Licenciatura em Ciências Naturais com habilitação em Física (UFMT-1985), Licenciatura em Física (UFMT-1994), Mestrado em Educação com ênfase em Ensino de Física (UFMT-1997) e Doutorado em Ensino de Ciências com ênfase em Ensino de Física Contemporânea (2006), pela Universidad de Burgos (Espanha). Realizou estágio pós-doutoral em Modelagem de Sistemas Complexos pela Université Libre de Bruxelles (Bélgica, 2013), participando do grupo de pesquisa fundado pelo Professor Ilya Prigogine. É Professora Associada do Instituto de Física da UFMT, onde exerceu o cargo de diretora de 2017 a 2020. Foi fundadora e coordenadora do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Naturais (UFMT, 2010-2013). É editora da revista Experiências em Ensino de Ciências (EENCI), desde 2011. Suas áreas de interesse são Teoria da Complexidade Aplicada a Física Ambiental e Pesquisa em Ensino de Física. Dedica-se também a teorias de aprendizagem, especialmente a Teoria da Aprendizagem Significativa e a Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica. Credenciada no Programa de Pós-Graduação Física Ambiental (mestrado e doutorado) e Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF). Coordena o Grupo de Pesquisa em Sistemas Ambientais Complexos atuando nas linhas de pesquisa: Análise e Modelagem de Processos Ambientais Complexos e Análise e Modelagem de Processos Ecofisiológicos. Participou desde 2014 da Comissão de Pós-Graduação (CPG) do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF/PROFIS) onde foi coordenadora da CPG Nacional por seis anos.Assumiu em 2023 a coordenação Institucional do Programa de Iniciação a Docência (PIBID) da UFMT.
Redes Sociais