IV Semana da Física e 100 anos da Mecânica Quântica e seus desafios atuais
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Dr. Jose Abdalla Helayël – Neto
Possui Graduação (BSc, 1975) e Mestrado (MSc, 1978) em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Magister Philosophiae em Física (MPh) pela InternationalSchoolfor AdvancedStudies inTrieste (1981)e PhD em Física, também pelaInternationalSchoolforAdvancedStudiesinTrieste(1983),onderealizouseusestudosformativos no Grupo do Prof. Abdus Salam, sob a orientação do Prof. J. J. Strathdee. Complementou a sua qualificação através de estágios de Pós-Doutoramento no Abdus Salam International Centre for TheoreticalPhysics(ICTP),naInternationalSchoolforAdvancedStudiesinTrieste(SISSA),naUniversità degli Studi di Trieste e no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCTI). Paralelamente à sua formação em Física, realizou seus estudos musicais de violino entre 1965 e 1976, tendo atuado como instrumentista em formações orquestrais. Atualmente, é Pesquisador Titular III, alocado na Coordenação de Astrofísica, Cosmologia e Interações Fundamentais, COSMO, do CBPF. É Membro Efetivo e Coordenador Científico do Grupo de Física Teórica José Leite Lopes (GFT - JLL), colaborando, como voluntário, na Coordenação Científica da Aprendanet-Petrópolis. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Teoria Geral de Partículas Elementares e Campos, concentrando-se principalmente nos tópicos: Teorias de Yang-Mills, Física das Interações Fundamentais, Supersimetria- Supergravidade e Extensões Não-Maxwellianas do Eletromagnetismo. No CBPF, concentra grande parte de seutempo nas atividades de ensino e formação, ministrando cursos eorientando estudantes deMestradoeDoutoradonoProgramadePós-GraduaçãodaInstituição,graduandosemProgramade Iniciação Científica e estudantes do Ensino Médio no Programa de Vocação Científica (PROVOC). O pesquisador dedica também parte de seu tempo à pesquisa e ao ensino na área da Educação, com foco naEducação em PeriferiasUrbanas,trabalhandoem projetosdeensino,pesquisaeextensãoque focalizam a Educação para Ciência, a Divulgação Científica, a Orientação Vocacional e o Ensino em Cursos de Pré-Vestibular Sociais voltados para as classes populares. No Núcleo de Petrópolis (PVNC), que co-fundou em 1994, trabalhou até 2018. Desde 2019, coordena no CBPF o Pré-Universitário Ciência e Cidadania (PUCC), no qual integra a equipe de professores do Núcleo de Física-Matemática-Filosofia e do Núcleo de Ciência- Cultura-Cidadania.
Doutora Lúcia Helena Sasseron (USP-SP)
Licenciada em Física (2001), Mestre em Ensino de Ciências (Modalidade Física) (2005), Doutora em Educação (2008) e Livre-docente (2018) pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio de pesquisa na Penn State University, USA (2015 a 2016). Professora Associada do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da USP. Orientadora de pós-graduação do Programa de Pós-Graduação em Educação da FE-USP e do Programa Interunidades em Ensino de Ciências IF-FE-IB-IQ-USP. Coordena o grupo de pesquisa LaPEF, sediado na Faculdade de Educação da USP. Foi Secretária para Assuntos de Ensino da SBF - Sociedade Brasileira de Física, entre os anos de 2013 e 2015. Entre 2019 e 2021 foi editora associada e editora chefe da RBPEC - Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Entre os anos de 2014 e 2018 foi editora associada e atualmente é editora chefe da revista Educação e Pesquisa. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 (CNPq).
Doutor Sérgio Vitorino de Borba Gonçalves (UFES-ES)
Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (1992), mestrado em Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (1995) e doutorado em Física pela Universidade Federal Fluminense (2000). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Teoria Geral de Partículas e Campos, atuando principalmente nos seguintes temas: Cosmologia Observacional, Formação de Estruturas, Perturbações Cosmológicas, Cosmologia e Anisotropia da Radiação Cósmica de Fundo. É membro permanente da Pós-Graduação em Física da Universidade Federal do Espírito Santo. Foi coordenador da Olimpíada Brasileira de Física no Estado do Espírito Santo.
Doutora Fabiana Botelho Kneubil (IEFC - Instituto Educacional Futuro da Ciência - SP)
Formada em Física pela Universidade de São Paulo (2000), Mestrado em Ensino de Física pelo Instituto de Física da USP (2006) e Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da USP (2014). Fez um ano de pós-doutorado no Department of Science Education, da Universidade de Copenhagen, na Dinamarca (2015-2016). Foi professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis (2016-2018). Tem experiência de 20 anos de sala de aula, tanto no ensino médio quanto no nível superior. É parecerista de várias revistas brasileiras e atualmente, diretora científica do IEFC - Instituto Educacional Futuro da Ciência. Se dedica às atividades do IEFC, promovendo cursos de extensão, para professores, e aprofundamento de física moderna e divulgação científica, para alunos do ensino médio. Desenvolve também pesquisa em educação, de cunho científico- epistemológico. Currículo completo disponível em: http://iefc.org.br/site2017/diretoria-cientifica/.
Doutor Geide Rosa Coelho (UFES-ES)
Graduado em Física Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Atualmente é professor Associado da área de ensino de Física no Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (2010), membro do Laboratório de Educação em Ciências (LABEC) atuando no curso presencial e na modalidade a distância e professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Física (PPGEnFis) da UFES. De 2014 a 2022 foi coordenador Adjunto do PPGEnFis-UFES. Foi professor de educação básica de nível médio - Secretaria Estadual da Educação de Minas Gerais (de 2001 até 2010). Membro do Grupo de Pesquisa (CNPQ):Formação de professores, linguagem e cultura em educação em Ciências (GPFEC). Coordenador Institucional PIBID-UFES edição 2024-2026. Tem experiência na área de Educação e no Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas : Formação inicial e continuada de Professores de Ciências, Ensino por investigação e formação de professores, práticas docentes estabelecidas no contexto escolar e não escolar, educação científica e abordagens problematizadoras.
Doutor Thiago Hartz (UFRJ-RJ)
É professor adjunto no Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IM-UFRJ). Bacharel em Física pela UFRJ e mestre em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com estágio sanduíche no Laboratoire SPHère (Sciences, Philosophie, Histoire) da Université de Paris-Diderot (atual Université Paris Cité), França. Realizou pós-doutorado em História das Ciências no Niels Bohr Archive da Universidade de Copenhague, Dinamarca. Foi professor substituto no Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia. Foi pesquisador temporário no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), com bolsa do CNPq modalidade PCI-D, nível A. Foi Professor Adjunto na área de Ensino de Física na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atualmente, é Professor Adjunto em Ensino e História da Matemática no Departamento de Matemática no IM-UFRJ. Está credenciado e é vice-coordenador no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PEMAT) do IM-UFRJ. Foi vice-presidente da Commission on the History of Physics (CHP/DHST) da International Union of the History and Philosophy of Science (mandato 2017-2021). Foi da direção da Sociedade Brasileira de História da Ciência (mandato 2018-2020). Foi conselheiro da Sociedade Brasileira de História da Ciência (mandato 2020-2022). É membro do Laboratório de História da Ciência (LAHCIC) da UFBA e do Grupo de Teoria e História dos Conhecimentos (TeHCo) do Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Co-editou o livro "The Oxford Handbook of the History of Quantum Interpretations", publicado pela Oxford University Press em 2022. Pesquisa atualmente sobre História da Matemática e sobre História e Fundamentos da Física. Está particularmente interessado nos aspectos matemáticos, epistemológicos e ontológicos da mecânica quântica, da teoria quântica de campos e da teoria da relatividade geral.
Doutor Marcelo Paleologo Elefteriadis de França Santos (UFRJ-RJ)
Faço pesquisa em ótica quântica, fundamentos de mecânica quântica e sistemas quânticos abertos. Essa pesquisa é realizada em colaboração com grupos da UFMG, Austrália, França, Itália, Espanha, Inglaterra e Singapura. Liderei o grupo de pesquisa em ótica quântica teórica da UFMG e hoje lidero o grupo de ótica quântica e informação quântica da UFRJ. Os resultados dessa pesquisa foram publicados em mais de 80 trabalhos em revistas com árbitro, alguns dos quais com destaques nacionais e internacionais.Além da pesquisa e das colaborações internacionais, participei diretamente da organização de diversos eventos, nacionais e internacionais, de pesquisa, estudos e divulgação científica. Dentre estes se destacam a série de escolas de pós-graduação e Workshops internacionais Quantum Information School and Workshop Paraty, que ajudei a criar e se tornaram os eventos permanentes mais importantes do país na área de informação quântica. Também co-organizei os eventos de 2007, 2009, 2015 e 2017. Ainda na área de Informação Quântica, organizei duas Escolas de Altos Estudos da CAPES (coordenação local) e criei e co-organizei os eventos de divulgação científica Física em Paraty 07, 11 e 17 e "Paraty Quantum na Escola 2019 e 23" que atenderam no total mais de três mil crianças da rede pública local.Coordeno um projeto "Cientista do Nosso Estado" da FAPERJ e participo de projetos como o INCT de Informação Quântica (CNPq), do qual sou membro do comitê gestor.
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