Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Extensão

Publicado: Sexta, 09 de Novembro de 2018, 12h28 | Última atualização em Quarta, 06 de Setembro de 2023, 14h56

Índice de Artigos

 “Ninguém educa ninguém, ninguém se educa a si

mesmo, os homens se educam entre si,

mediatizados pelo mundo.”  (Paulo Freire)

 

 

A extensão no Ifes campus Cariacica é um caminho aberto para todos!

extensao marca

 

O papel da extensão está relacionado à formação ampla do indivíduo, levando-o para além dos limites do ensino e da pesquisa, mas sempre de forma articulada. Assim, busca integrar, ao processo de aprendizagem, o cotidiano do aluno, promovendo um processo interdisciplinar capaz de gerar interação transformadora entre o IFES e outros setores da sociedade.

Vamos promover juntos ações transformadoras?

Estamos aguardando você e suas ideias inovadoras.

 

 

 

Contatos:

Daniela da Gama e Silva Volpe Moreira de Moraes
Diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão 
Portaria DG nº 2011 de 23/11/2021
 
 
Filipe Leoncio Braga
Coordenador de Pesquisa
Portaria  Nº 328, DE 28 de Julho de 2023
Tel: (27) 3246-1625
E-mail: 
 
Andréia do Rozario
Coordenadora Geral de Extensão
Portaria   Nº 327, DE 28 de Julho de 2023
Tel: (27) 3246-1625

 


A Coordenadoria Geral de Extensão - CEX do Ifes campus Cariacica está vinculada à Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão  e é responsável pela coordenação dasações de extensão do campus, em consonância com as diretrizes gerais do Ifes e alinhadas às demandas locais e regionais da comunidade e do setor produtivo. Esse setor funciona atualmente na sala E1-02 do Bloco B do campus.

Atribuições da Coordenadoria Geral de Extensão - CEX

I. Coordenar as atividades de extensão empresarial e comunitária do campus em consonância com as diretrizes gerais do Ifes e alinhadas às demandas locais e regionais da comunidade e do setor produtivo;

II. Proporcionar ações que visem aumentar as atividades de extensão empresarial e comunitária do campus, mantendo constante interação com setores da sociedade civil organizada;

III. Providenciar as medidas necessárias para elaboração e formalização de convênios, termos de cooperação e contratos resultados de parcerias com agentes externos;

IV. Manter em sua guarda os documentos e processos administrativos referentes às ações de extensão do campus, cuidando para que estejam devidamente documentados e em dia com relação às legislações próprias, os regulamentos e editais institucionais e, quando for o caso, os acordos firmados com organizações externas;

V. Orientar a elaboração, viabilizar a institucionalização e acompanhar a execução de ações de extensão do campus mantendo os colaboradores informados quanto às possibilidades de financiamento e de interação com a comunidade;

VI. Coordenar, acompanhar e orientar a seleção de bolsistas e projetos de extensão oriundos de políticas institucionais e de agências de fomento;

VII. Promover ações que permitam uma postura proativa de professores, alunos e técnicos administrativos com vistas ao empreendedorismo, à inovação, à promoção da cidadania, à inclusão social e à produção cultural e artística no âmbito de ações de extensão; e

VIII. cooperar com a Coordenadoria Geral de Assistência à Comunidade, no âmbito de sua competência.

 
Contato:
 
Filipe Leoncio Braga
Coordenador Geral de Extensão
Portaria  Nº 449, DE 16 de Dezembro de 2022
Tel: (27) 3246-1625

 


"Entende-se como extensão, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, o processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre o Ifes e outros setores da sociedade."

São ações de extensão, o conjunto de atividades organizadas nos seguintes formatos: programas, projetos, cursos, eventos e prestações de serviço.

 
Programa
“É o conjunto articulado de ações e atividades de ensino, pesquisa e extensão, de caráter multidisciplinar. Tem caráter contínuo, orgânico institucional, integração no território ou em grupos populacionais, clareza de diretrizes e orientação para um objetivo comum, sendo executado a médio e longo prazo por estudantes orientados por um ou mais servidores da instituição.”

Projeto
“É o conjunto de ações processuais contínuas, de caráter educativo, social, cultural ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado, desenvolvido de forma sistematizada e com período de vigência igual ou superior a 1 (um) mês ou igual ou inferior a 36 meses.”

Curso
“É um conjunto articulado de ações pedagógicas, de caráter teórico ou prático, presencial, semipresencial ou a distância, planejadas e organizadas de modo sistemático, com carga horária mínima de oito horas e processo de avaliação.”

Evento 
“São ações que implicam na apresentação e exibição pública e livre, ou, também, com clientela específica do conhecimento ou produto, desenvolvido, conservado ou reconhecido pelo Ifes, devendo estar classificados nos seguintes grupos: Congresso; Fórum; Seminário; Semana; Exposição; Mostra; Oficina; Espetáculo; Evento esportivo; Festival; ou outros tipos de evento.”

Prestação de Serviço
“É uma atividade de transferência à comunidade do conhecimento gerado, incluindo-se nesse conceito assessorias e consultorias, pesquisas encomendadas e atividades contratadas e financiadas por terceiros (comunidade ou empresa), caracterizando-se por intangibilidade, inseparabilidade e por não resultarem na posse de um bem.”

 

IMPORTANTE:
Quaisquer dessas ações, serão classificadas como extensão, se, somente se, for concebida em função de demandas identificadas na interação do IFES com grupos sociais ou organizações externas.

 

Regulamentação de Ações de Extensão

 

Cadastramento e InstitucionalizaÇão de Ações de Extensão

Acesse aqui a página com todos os formulários para cada tipo de ação de extensão.

 

Certificação de ações cadastradas

Após cadastrar a atividade na PROEX o responsável pela ação (ou coordenador) receberá login e senha do sistema de registro de certificados (SRC) do Ifes. Com esse login e senha o coordenador irá entrar no sistema e cadastrar os participantes. Após cadastrar os participantes, o coordenador enviará um e-mail para extensao.ca@ifes.edu.br solicitando autorização para certificação.

Os certificados estarão disponíveis:

Na forma digital: Sim.
Na forma impressa: Não. A DPPGE, tentará, se possível, dependendo da disponibilidade de impressora, imprimir os certificados para palestrantes e ministrantes de oficinas.

 

Guias práticos para cadastramento e certificação

 

 

 


Os cursos de formação inicial e continuada do Ifes,  os chamados Cursos FIC, visam a formação introdutória, a complementação e a ampliação do nível de conhecimento teórico-prático em determinado domínio do saber, compreendendo também a qualificação profissional.

 

Os cursos FIC podem ser classificados como ações de exntesão, de ensino ou de desenvolvimento institucioinal. Se o curso for de natureza extensionista, poderá ser utilizado o formulário de curso de extensão. Neste caso, o servidor deverá procurar a coordenadoria de extensão de seu Campus para orientação, tramitação e registro do curso. Se o curso for uma complementação as atividades de ensino, o cadastro e registro deverá ser feito de acordo com edital disponibilizado pela Pró-reitoria de Ensino (PROEN). Neste caso, o servidor deverá procurar a direção de ensino para tramitação e registro do curso.


 

Projeto: Ensinando e Aprendendo em espaços não-formais - Escola da Física

Este projeto consiste em uma ação de extensão que pretende desenvolver e fomentar o ensino da Ciência Física em espaços não formais de educação. Essa ação se dará por meio de oficinas e atividades experimentais, demonstrativas e interativas, que acontecerão nos espaços da ESCOLA DE CIÊNCIAS FÍSICAS DO PARQUE MOSCOSO, em Vitória -ES. Alunos de graduação, preferencialmente que estejam cursando os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Física do Ifes, atuarão como monitores em atividades de experimentação e demonstração voltadas para professores e alunos de escolas de Ensino Fundamental e Médio das redes particular e pública municipal, estadual e federal. Os alunos monitores serão orientados, por professores do Ifes, de maneira a prepará-los conceitual e procedimentalmente para realização de tais atividades. Paralelamente a este trabalho serão desenvolvidos também roteiros de apresentações, sugestões de melhorias nos equipamentos e pesquisas em ensino.

Coordenador: Aldieris Braz Amorim Caprini

 

Projeto: Pré-Enem Comunitário

O Ifes, campus Cariacica, por meio de professores e alunos dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Física e outros colaboradores, têm contribuído e têm muito a contribuir para a difusão da educação, ciência e tecnologia na região da cidade de Cariacica e no Estado do Espírito Santo, de modo que atender a todos os bairros, não seria uma tarefa fácil, mas atender seletivamente, tendo como limitações às dependências do Campus e sua logística, seria algo factível. Pensando nesse contexto, propoe-se a modalidade de projeto de extensão, o Pré-Enem como uma preparação que atenderá a qualificação para entrada no ensino superior público ou privado.

Coordenador:  Wesley Spalenza

 

Projeto: Instituto Federal para Todos

O Projeto Instituto Federal para Todos, que consiste em uma preparação para o processo seletivo dos cursos técnicos do Ifes. Um dos objetivos desse projeto é fazer com que adolescentes tenham acesso a cursos preparatórios e que possam ser aprovados no Processo Seletivo do Ifes 2019/1. Porém, mais do que aprovação no referido processo seletivo, queremos transformar a vida desses adolescentes, dando-lhes a oportunidade de cursar um ensino médio de qualidade possibilitando uma carreira profissional. 

Coordenadora:  Renata Có e Gomes

 

Projeto: Ensinando e Aprendendo em espaços não-formais - Praça da Ciência

Este projeto consiste em uma ação de extensão que pretende desenvolver e fomentar o ensino da Ciência Física em espaços não formais de educação. Essa ação se dará por meio de atividades experimentais, demonstrativas e interativas, além de oficinas, que acontecerão nos espaços da PRAÇA DA CIÊNCIA, em Vitória -ES. Alunos de graduação, preferencialmente que estejam cursando os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Física do Ifes, atuarão como monitores em atividades de experimentação e demonstração voltadas para professores e alunos de escolas de Ensino Fundamental e Médio das redes particular e pública municipal, estadual e federal, bem como público em geral. Os alunos monitores serão orientados, por professores do Ifes, de maneira a prepará-los conceitual e procedimentalmente para realização de tais atividades. Paralelamente a este trabalho serão desenvolvidos também roteiros de apresentações, sugestões de melhorias nos equipamentos, pesquisas em ensino e propostas de novas oficinas.

Coordenador: Luiz Otávio Buffon

 

Curso: Curso Básico de AutoCad 2D

O curso consiste na capacitação de trabalhadores da área de construção civil proporcionando o ensino de fundamentos de desenho assistido por computador, utilizando o programa AutoCad.

Coordenador: Robson Antunes de Carvalho

 


Programa: Grupo Astronômico Carl Sagan

Grupo Astronômico Carl Sagan (GACS), com sua história de anos de divulgação e popularização da ciência no Ifes Cariacica, nos próximos anos dará um passo a mais nessa jornada. O intuito do Programa é difundir a ciência, cultura e tecnologia, a uma comunidade que ainda tem pouco acesso a tais produtos, e se utilizará como meio para isso a Astronomia, pois tal ciência tem caráter interdisciplinar, potencializador, no que se refere ao fascínio humano, e transformador, por sua relevância sócio-histórico cultural. A proposta é que os participantes do Grupo Astronômico Carl Sagan possam atuar como agentes em diversos espaços públicos e instituições de ensino da Grande Vitória. Com a orientação dos professores e dos próprios membros do grupo, os participantes terão que montar apresentações, oficinas, exposições ou outras atividades que tenham relevância com o programa, devidamente avaliadas, a serem ofertadas e levadas aos locais de aplicação do programa. Durante o andamento do programa é esperado que o Ifes Cariacica possa criar mais um laço de relacionamento com a comunidade de sua vizinhança. Outro intuito é a de mobilização estudantil dentro do campus, ao se utilizar como agente transformador da sociedade os próprios alunos de um grupo estudantil voltado a divulgação científica.

Coordenador: Luiz Otávio Buffon

 

Projeto: Pré-Enem Comunitário

O Ifes, campus Cariacica, por meio de professores e alunos dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Física e outros colaboradores, têm contribuído e têm muito a contribuir para a difusão da educação, ciência e tecnologia na região da cidade de Cariacica e no Estado do Espírito Santo, de modo que atender a todos os bairros, não seria uma tarefa fácil, mas atender seletivamente, tendo como limitações às dependências do Campus e sua logística, seria algo factível. Pensando nesse contexto, propoe-se a modalidade de projeto de extensão, o Pré-Enem como uma preparação que atenderá a qualificação para entrada no ensino superior público ou privado.

Coordenador:  Wesley Spalenza

 

Curso: Diálogos Formativos de Professores da Perspectiva Etnico-Racial

O curso tem como temática a educação para as relações étnico-raciais e apresenta-se na perspectiva de assumir o docente como intelectual da educação e portanto, um sujeito reflexivo e crítico da sua prática. O objetivo do curso é promover a formação continuada de professores na temática étnico-racial por meio do aprofundamento teórico do assunto e a reflexão da sua prática pedagógica. Ao mesmo tempo, alunos da licenciatura (formação inicial) participarão do curso, acompanhando esses docentes nos estudos e reflexões, especialmente na atividade de pesquisa sobre a prática pedagógica e assim, estarão mergulhados na realidade educacional, contribuindo na sua formação. Para tanto, no que tange a metodologia de trabalho, os temas desenvolvidos no curso serão trabalhados por meio de estudos dirigidos de artigos e de livros e da reflexão da prática pedagógica, trazendo suas vivências e experiências para a discussão, possibilitando a práxis pedagógica. Ao término do curso espera-se mudanças na prática pedagógica e que os docentes assumam-se como intelectuais do processo educacional.

Coordenador:  Aldieris Braz Amorim Caprini

 

Projeto: Show da Física

Atualmente temos um grupo denominado de Show de Física do Ifes de Cariacica que prepara apresentações lúdicas com experimentos físicos. O grupo composto por professores e alunos que escreveram roteiros das apresentações, construíram os equipamentos que consistem de experimentos instigantes que demonstram um conjunto de fenômenos físicos. O projeto consiste em uma forma de mostrar  uma apresentação rápida e coerente de diversos experimentos e fenômenos físicos despertando a curiosidade dos alunos.  O Show da Física foi concebido pelo NEEF (Núcleo de Estruturação do Ensino da Física) do IFES de Cariacica.

Coordenador: Cleiton Kenup Piumbini

 

Projeto: Ensinando e Aprendendo em espaços não-formais - Escola da Física

Este projeto consiste em uma ação de extensão que pretende desenvolver e fomentar o ensino da Ciência Física em espaços não formais de educação. Essa ação se dará por meio de oficinas e atividades experimentais, demonstrativas e interativas, que acontecerão nos espaços da ESCOLA DE CIÊNCIAS FÍSICAS DO PARQUE MOSCOSO, em Vitória -ES. Alunos de graduação, preferencialmente que estejam cursando os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Física do Ifes, atuarão como monitores em atividades de experimentação e demonstração voltadas para professores e alunos de escolas de Ensino Fundamental e Médio das redes particular e pública municipal, estadual e federal. Os alunos monitores serão orientados, por professores do Ifes, de maneira a prepará-los conceitual e procedimentalmente para realização de tais atividades. Paralelamente a este trabalho serão desenvolvidos também roteiros de apresentações, sugestões de melhorias nos equipamentos e pesquisas em ensino.

Coordenador: Robson Leone Evangelista

 

Projeto: Aprendendo a ser solidário com Lar dos Idosos "Avedalma"

O objetivo desse projeto é sensibilizar e promover experiências de solidariedade por meio de ações comunitárias, amor, atenção, carinho, união e a educação de valores, levando os alunos a visitarem o “Lar dos Idosos - Avedalma. A primeira etapa é a coleta de produtos alimentares, higiene pessoal e roupas usadas. A segunda etapa consiste na visita ao asilo, entregando os presentes de higiene e paralelo a essa ação é oferecido lanche com fundo musical do Coral da FAMES. Os alunos trazem alegria para os idosos e mostram a eles que envelhecer não é adoecer, mas sim viver. Infelizmente, muitos idosos não recebem a visita das famílias, são carentes de afeto, de atenção, sentindo-se esquecidos pela sociedade. Muitas vezes o que eles querem é somente serem ouvidos. E nesse ponto que a presença dos estudantes do Ifes campus Cariacica é valiosa, pois mostra que há pessoas que se interessam pela vida deles.

Coordenadora: Elisabeth Miranda Carvalho

 

Projeto: Ensinando e Aprendendo em espaços não-formais - Praça da Ciência

Este projeto consiste em uma ação de extensão que pretende desenvolver e fomentar o ensino da Ciência Física em espaços não formais de educação. Essa ação se dará por meio de atividades experimentais, demonstrativas e interativas, além de oficinas, que acontecerão nos espaços da PRAÇA DA CIÊNCIA, em Vitória -ES. Alunos de graduação, preferencialmente que estejam cursando os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Física do Ifes, atuarão como monitores em atividades de experimentação e demonstração voltadas para professores e alunos de escolas de Ensino Fundamental e Médio das redes particular e pública municipal, estadual e federal, bem como público em geral. Os alunos monitores serão orientados, por professores do Ifes, de maneira a prepará-los conceitual e procedimentalmente para realização de tais atividades. Paralelamente a este trabalho serão desenvolvidos também roteiros de apresentações, sugestões de melhorias nos equipamentos, pesquisas em ensino e propostas de novas oficinas.

Coordenador: Luiz Otávio Buffon


 

Programa: Grupo Astronômico Carl Sagan

Grupo Astronômico Carl Sagan (GACS), com sua história de anos de divulgação e popularização da ciência no Ifes Cariacica, nos próximos anos dará um passo a mais nessa jornada. O intuito do Programa é difundir a ciência, cultura e tecnologia, a uma comunidade que ainda tem pouco acesso a tais produtos, e se utilizará como meio para isso a Astronomia, pois tal ciência tem caráter interdisciplinar, potencializador, no que se refere ao fascínio humano, e transformador, por sua relevância sócio-histórico cultural. A proposta é que os participantes do Grupo Astronômico Carl Sagan possam atuar como agentes em diversos espaços públicos e instituições de ensino da Grande Vitória. Com a orientação dos professores e dos próprios membros do grupo, os participantes terão que montar apresentações, oficinas, exposições ou outras atividades que tenham relevância com o programa, devidamente avaliadas, a serem ofertadas e levadas aos locais de aplicação do programa. Durante o andamento do programa é esperado que o Ifes Cariacica possa criar mais um laço de relacionamento com a comunidade de sua vizinhança. Outro intuito é a de mobilização estudantil dentro do campus, ao se utilizar como agente transformador da sociedade os próprios alunos de um grupo estudantil voltado a divulgação científica.

Coordenador: Luiz Otávio Buffon

 

Projeto: Instituto Federal para Todos

O Projeto Instituto Federal para Todos, que consiste em uma preparação para o processo seletivo dos cursos técnicos do Ifes. Um dos objetivos desse projeto é fazer com que adolescentes tenham acesso a cursos preparatórios e que possam ser aprovados no Processo Seletivo do Ifes 2019/1. Porém, mais do que aprovação no referido processo seletivo, queremos transformar a vida desses adolescentes, dando-lhes a oportunidade de cursar um ensino médio de qualidade possibilitando uma carreira profissional. 

Coordenadora:  Renata Có e Gomes

 

Projeto: Pré-Enem Comunitário

O Ifes, campus Cariacica, por meio de professores e alunos dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Física e outros colaboradores, têm contribuído e têm muito a contribuir para a difusão da educação, ciência e tecnologia na região da cidade de Cariacica e no Estado do Espírito Santo, de modo que atender a todos os bairros, não seria uma tarefa fácil, mas atender seletivamente, tendo como limitações às dependências do Campus e sua logística, seria algo factível. Pensando nesse contexto, propoe-se a modalidade de projeto de extensão, o Pré-Enem como uma preparação que atenderá a qualificação para entrada no ensino superior público ou privado.

Coordenador:  Wesley Spalenza

 

Projeto: Show da Física

Atualmente temos um grupo denominado de Show de Física do Ifes de Cariacica que prepara apresentações lúdicas com experimentos físicos. O grupo composto por professores e alunos que escreveram roteiros das apresentações, construíram os equipamentos que consistem de experimentos instigantes que demonstram um conjunto de fenômenos físicos. O projeto consiste em uma forma de mostrar  uma apresentação rápida e coerente de diversos experimentos e fenômenos físicos despertando a curiosidade dos alunos.  O Show da Física foi concebido pelo NEEF (Núcleo de Estruturação do Ensino da Física) do IFES de Cariacica.

Coordenador: Cleiton Kenup Piumbini

 

Projeto: Saque para Vida

O projeto Saque para Vida visa à melhoria das habilidades motoras e técnicas de adolescentes da comunidade de Itacibá em Cariacica e estudantes do Ifes Cariacica, através da prática do voleibol. Um dos objetivos desse projeto é proporcionar momentos para que esses adolescentes possam interagir com outros em um espaço seguro, aliando a prática regular de esportes, o que contribui na construção de habilidades sociais. Por ser uma atividade praticada em equipe, o voleibol incentiva seus participantes a trabalharem em conjunto para a realização de um objetivo em comum, promovendo a partilha de responsabilidade, ajudando até mesmo os mais novos a saber a respeitar outras pessoas, na comunicação e na liderança.

Coordenadora:  Renata Có e Gomes

 

Projeto: Ifes Esportivo

Este projeto visa à melhoria das habilidades motoras e técnicas de crianças e adolescentes da comunidade residentes na região do bairro Itacibá em Cariacica, por meio da prática do futebol. Um dos objetivos desse projeto é proporcionar momentos para que crianças possam interagir com outras em um espaço seguro, aliando a prática regular de esportes, o que contribui na construção de habilidades sociais e procedimentais, além de favorecer a saúde. Por ser uma atividade praticada em equipe, o futebol incentiva seus participantes a trabalharem em conjunto para a realização de um objetivo em comum, promovendo a partilha de responsabilidade, ajudando até mesmo os mais novos a saber a respeitar outras pessoas, na comunicação e na liderança.

Coordenadora:  Renata Có e Gomes

 

Projeto: Doação de Sangue Voluntária no Ifes Cariacica

Um dos objetivos desse projeto é promover a consciência na comunidade interna e externa do Ifes Cariacica com a prática da doação de sangue voluntária, pois assim, o estoque do HEMOES (Centro Estadual de Hemoterapia e Hematologia) ficará abastecido e dessa forma poderemos contribuir com a melhor qualidade de vida para as demais pessoas hospitalizadas e que precisam de transfusão de sangue. Além das doações de sangue voluntárias nas ações que serão realizadas, também serão feitos cadastros de novos doadores de medula óssea no REDOME – Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea. Pois quanto mais doadores estiverem cadastrados, maior a chance de ser encontrado um doador compatível de doação de medula para o paciente em tratamento médico.Ações como essas visam conscientizar os estudantes e servidores do Ifes Cariacica, bem como os munícipes de Cariacica a praticarem a doação de sangue voluntária com regularidade e realizar o cadastro no REDOME.

Coordenadora:  Renata Có e Gomes

 


 

Programa: Grupo Astronômico Carl Sagan

Grupo Astronômico Carl Sagan (GACS), com sua história de anos de divulgação e popularização da ciência no Ifes Cariacica, nos próximos anos dará um passo a mais nessa jornada. O intuito do Programa é difundir a ciência, cultura e tecnologia, a uma comunidade que ainda tem pouco acesso a tais produtos, e se utilizará como meio para isso a Astronomia, pois tal ciência tem caráter interdisciplinar, potencializador, no que se refere ao fascínio humano, e transformador, por sua relevância sócio-histórico cultural. A proposta é que os participantes do Grupo Astronômico Carl Sagan possam atuar como agentes em diversos espaços públicos e instituições de ensino da Grande Vitória. Com a orientação dos professores e dos próprios membros do grupo, os participantes terão que montar apresentações, oficinas, exposições ou outras atividades que tenham relevância com o programa, devidamente avaliadas, a serem ofertadas e levadas aos locais de aplicação do programa. Durante o andamento do programa é esperado que o Ifes Cariacica possa criar mais um laço de relacionamento com a comunidade de sua vizinhança. Outro intuito é a de mobilização estudantil dentro do campus, ao se utilizar como agente transformador da sociedade os próprios alunos de um grupo estudantil voltado a divulgação científica.

Coordenador: Luiz Otávio Buffon

 

Projeto: Instituto Federal para Todos

O Projeto Instituto Federal para Todos, que consiste em uma preparação para o processo seletivo dos cursos técnicos do Ifes. Um dos objetivos desse projeto é fazer com que adolescentes tenham acesso a cursos preparatórios e que possam ser aprovados no Processo Seletivo do Ifes 2020/1. Porém, mais do que aprovação no referido processo seletivo, queremos transformar a vida desses adolescentes, dando-lhes a oportunidade de cursar um ensino médio de qualidade possibilitando uma carreira profissional. 

Coordenadora:  Renata Có e Gomes

 

 


 

Experiência profissional aliada à vida acadêmica

Um Empresa Júnior é uma sociedade civil sem fins lucrativos, formada por alunos de curso superior, sob a orientação de professores. O objetivo de constituir-se uma Empresa Júnior é proporcionar ao estudante um maior contato com o mundo do trabalho, vivenciando o meio empresarial e comprometendo-se com o desenvolvimento pessoal e do coletivo.

Alunos do Ifes interessados em criar empresas juniores têm o apoio Federação das Empresas Juniores do Espírito Santo (JuniorES), responsável por regulamentar o movimento de empresas juniores do Espírito Santo.

Clique aqui para saber mais sobre a ENPRO JR, a Empresa Junior dos alunos de Engenharia de Produção do Ifes campus Cariacica.

 


 

De acordo com o Regimento Interno dos Campi do Ifes (2016), em seu  Art.64. "o Núcleo de Arte e Cultura constitui um órgão de apoio responsável por desenvolver a política cultural do Ifes em em cada campus, baseando-se em quatro eixos, abaixo relacionados:

  • I. reconhecimento da diversidade cultural e da multiplicidade de expressões culturais;
    II. democratização do acesso aos meios de fruição, produção e difusão cultural;
    III. articulação entre os campi, os campi avançados, os centros de referência, os polos, as organizações estudantis e a Reitoria do Ifes; e
    IV. articulação do Ifes com o poder público e com as entidades e organizações da sociedade civil
    com vistas à promoção da cidadania cultural.

O papel dos NAC é elaborar, executar promover, acompanhar e apoiar a realização de programas, projetos, eventos e ações culturais, em parceria com os demais setores do campus, promovendo a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão em cada campus.

 

Contato:

Eliane Dias Martins
Coordenadora do NAC - atual

Tel: (27) 3246-1648

Email: nac.car@ifes.edu.br


O Programa Qualifica mais Progredir é vinculado ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. O programa destina-se a fomentar vagas em cursos de qualificação profissional de Microempreendedor Individual (MEI) voltados ao atendimento e à inclusão produtiva dos beneficiários do Programa Auxílio Brasil.

O Instituto Federal do Espírito Santo, IFES – Campus Cariacica, aderiu ao programa e está ofertando Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Gestão de Microempreendedor Individual, com início em fevereiro de 2022.

As informações detalhadas do Programa estão disponíveis na apresentação abaixo:

IFES Campus Cariacica - Programa Qualifica Mais Progredir

Seleção para professore/instrutores

O Programa Qualifica mais Progredir, está com inscrições abertas para dois editais de seleção para atuação como professores/instrutores. Os professores/instrutores atuantes nos cursos farão jus a uma bolsa equivalente a R$ 50,00 (cinquenta reais) por hora de aula, em conformidade com o art. 15º da Resolução CD-FNDE nº 4 de 16 de março de 2012 e poderão atuar em quaisquer turnos: matutino, vespertino e noturno, em quaisquer dias da semana, no município de Cariacica.

 

Seleção Interna – Clique aqui para acessar o Edital nº 06/2021 (Vagas Remanescentes)

 

Seleção Externa – Clique aqui para acessar o Edital nº 07/2021

Resultado final - Instrutor externo

Resultado final - Instrutor interno - errata

Resultado instrutores - Externo

Resultado instrutores - Interno

Resultado final

 Edital Interno 05/2022

Edital externo 06/2022

Contatos:

Felipe Cuquetto Piekarz

Coordenador Geral de Extensão - atual PortariaDG nº 290 de 30/11/2021 Tel: (27) 3246-1625

Erivelto Fioresi de Sousa

Coordenador de Pesquisa – atual Portaria DG nº 525 de 30/12/2019 Tel: (27) 3246-1648

E-mail: extensao.ca@ifes.edu.br


 gacs

O Grupo Astronômico Carl Sagan (GACS) constitui um programa de extensão do Ifes, campus Cariacica, desde 2017, e seu principal objetivo corresponde à divulgação e popularização, na região da Grande Vitória, da Astronomia e das ciências em geral, criando oportunidades para a comunidade interna do Ifes e externa ao Instituto. Atualmente, o grupo GACS conta com dezenas de alunos participantes do ensino médio e superior, sendo dois deles, um em cada nível, bolsistas de Iniciação à Extensão do PAEX-IFES.

A história do grupo teve início 7 anos antes, em 2010, a partir de uma iniciativa de estudantes do ensino médio do Ifes, campus Cariacica, quando três meninas, entusiastas da ciência, iniciaram um ambiente de estudo e discussão sobre Astronomia, tentando aproximar as descobertas das ciências à comunidade em geral. Ao longo dos anos, o GACS tem atuado tanto interna quanto externamente ao Ifes, campus Cariacica.

Dentro do referido campus, o GACS promove atividades semanais abertas ao público interno e externo, tais como apresentações promovidas por integrantes mais experientes; oficinas interativas para a produção de material didático; atividade chamada CineGACS, em que os participantes assistem a um filme ou a um episódio de alguma série relacionada ao tema das ciências e, em seguida, realizam uma discussão sobre a temática abordada; participação na Semana de Ciência e Tecnologia (SCT), com a Sala Interativa de Astronomia, na qual se executa a apresentação de um teatro interativo; e realização do evento do Dia Nacional da Astronomia (DNAST), com observações e banners.

Externamente ao campus, as ações do GACS também são amplas, contemplando intervenções em escolas, a convite de algum professor; observações noturnas com telescópios em praças públicas; oficinas em espaços públicos de ensino, como a praça da ciência; participação na formação continuada de professores da rede pública de ensino; e parceria na formação de ensino de Astronomia para estagiários da Escola da Ciência-Física.

Além disso, o Grupo possui grande atividade por meio de redes sociais, em que produz publicações frequentes e vídeos relacionados à Astronomia e ciências em geral. Como fruto desse empenho, em 2019, o grupo foi premiado, pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), com o selo de qualidade em divulgação da Astronomia.

Nós do GACS acreditamos que a divulgação dos conhecimentos científicos e do Cosmos podem contribuir para a melhoria do sistema educacional brasileiro, despertando na comunidade o desejo de aprender ciências, na direção de formar uma sociedade mais justa e democrática.

Assim, convidamos a comunidade em geral para participar de nossas atividades. Todos serão muito bem-vindos. Os interessados em saber os horários das reuniões e obter outras informações devem entrar em contato por meio das nossas redes sociais ou contatos a seguir.

https://www.instagram.com/gacarlsagan/?igshid=1miiqq2k514fe

https://linktr.ee/GACarlSagan
email: gacs.car@ifes.edu.br

Fim do conteúdo da página