Pesquisa
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Contatos:
Daniela da Gama e Silva Volpe Moreira de Moraes
Diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão
Portaria DG nº 2011 de 23/11/2021
Email: dppge.car@ifes.edu.br
Erivelto Fioresi de Sousa
Coordenador de Pesquisa
Portaria DG nº 525 de 30/12/2019
Email: pesquisa.ca@ifes.edu.br
Tel: (27) 3246-1648
A Coordenadoria de Pesquisa - CPQ do Ifes Campus Cariacica está vinculada à Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão e é responsável pela coordenação das atividades de pesquisa do campus, em consonância com as diretrizes gerais do Ifes e alinhadas às demandas locais e regionais da comunidade e do setor produtivo. Esse setor funciona atualmente na sala E1-04 do Bloco B do campus.
Atribuições da CPQ
I. Coordenar as atividades de pesquisa do campus em consonância com as diretrizes gerais do Ifes, alinhadas às demandas locais e regionais da comunidade e do setor produtivo;
II. Proporcionar ações que visem à criação de grupos de pesquisa e o aumento da produtividade científica dos pesquisadores do campus;
III. Providenciar as medidas necessárias para elaboração e formalização de convênios, termos de cooperação e contratos resultantes de parcerias com agentes externos;
IV. Manter registros atualizados referentes à documentação de pesquisadores, projetos de pesquisa, bolsistas, publicações e participações em eventos, entre outros;
V. Orientar a elaboração e a implantação de programas e projetos científicos, mantendo os pesquisadores informados quanto às possibilidades de financiamento;
VI. Supervisionar a definição de linhas de pesquisa, e seu cadastramento junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) especialmente as articuladas com cursos de pós-graduação ofertados pelo campus;
VII. Organizar as informações visando à divulgação interna e externa das atividades de pesquisa;
VIII. Coordenar, acompanhar e orientar a seleção de bolsistas e projetos de pesquisa científica e tecnológica oriundos de políticas institucionais e de agências de fomento;
IX. Acompanhar os relatórios parciais e finaisde atividades de iniciação científica e tecnológica de todos os alunos do campus envolvidos em projetos de pesquisa, arquivando esses documentos ao final da participação do aluno em suas respectivas atividades.
Contatos:
Erivelto Fioresi de Sousa
Coordenador de Pesquisa - atual
Portaria DG nº 525 de 30/12/2019
Email: pesquisa.ca@ifes.edu.br
Tel: (27) 3246-1648
Os projetos de pesquisa e inovação desenvolvidos por servidores e estudantes do Ifes Cariacica emergem, em sua maioria, das atividades dos pesquisadores nos diversos Grupos de Pesquisa e na Pós-Graduação e compreendem todos os níveis de ensino.
Trata-se de pesquisa nas várias áreas do conhecimento, com ênfase na aplicação e articulada ao mundo do trabalho e às demandas da sociedade, tendo por base o princípio educativo, a iniciação científica, a formação stricto sensu e a inovação tecnológica.
A atividade de pesquisa no Ifes é estimulada por meio de programas de bolsas da própria Instituição ou de parcerias com empresas e órgãos de fomento à pesquisa, através de editais publicados periodicamente pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e pela DPPGE.
A submissão de projetos é feita através do Sistema Integrado de Gerenciamento de Pesquisa do Ifes (SIGPESq), ferramenta institucional onde ficam registrados os dados referentes a editais e projetos de pesquisa, incluindo a avaliação, resultados e o acompanhamento até a conclusão.
Institucionalização de Projetos de Pesquisa
A resolução do conselho superior nº 48/2015 estabelece normas e procedimentos específicos para Projetos de Pesquisa. Clique aqui para acessar essa Resolução.
Todos os projetos de pesquisa desenvolvidos no Ifes campus Cariacica, sejam eles com fomento financeiro externo, bolsas ou voluntários, deverão ser obrigatoriamente cadastrados no Sistema Integrado de Gerenciamento de Pesquisa do Ifes, o SIGPESq.
Após o cadastro do projeto e do plano de trabalho so SIGPESq, o proponente deverá apresentar seu trabalho, para apreciação e aprovação, em reunião de sua coordenadoria de lotação. Após o parecer da coordenadoria, o coordenador do projeto deverá encaminhá-lo junto ata da reunião, via email institucional pesquisa.ca@ifes.edu.br, para a direção/coordenação de pesquisa do campus. Na ata deverá constar a ciência e concordância ou não dos membros da coordenadoria. Caberá a coordenação e a direção de pesquisa, analisar a documentação, emitir portaria e fazer o acompanhamento da execução, caso o projeto seja aprovado em coordenadoria.
Pode ser proponente de projetos de pesquisa, todo servidor efetivo do quadro permanente do Ifes, com titulação mínima de graduação, que atender as exigências dos editais de Fomento à pesquisa, se for o caso, e que esteja vinculado um algum grupo de pesquisa cadastrado no Diretório Grupos Pesquisa do CNPq. Saiba mais sobre grupos de pesquisa.
Guia de cadastro de Projeto de Pesquisa no SIGPESq.
Participação em Editais de Bolsas e Fomento à pesquisa
Para concorrer a bolsas de iniciação científica para estudantes, o coordenador do projeto de pesquisa pode submetê-lo aos editais de fomento do Ifes (Reitoria), do Ifes campus Cariacica ou a editais específicos de agências de fomento como Fapes, CNPq e Capes.
Os editais do Ifes (Reitoria) são lançados anualmente, entre os meses de Abril e Maio. A duração da bolsa é de 12 meses. Atualmente, existem as seguintes modalidades:
- - Bolsa Pibic (Iniciação Científica): para estudantes de graduação (valor: R$ 400,00/mês)
- - Bolsa Pibiti (Iniciação Tecnológica): para estudantes de graduação e do ensino técnico (valor: R$ 400,00/mês)
- - Bolsa Pibic Jr. (Iniciação Científica Júnior): exclusiva para alunos do Ensino médio (valor: R$ 100,00/mês)
Documentos para formalizar propostas de projetos de pesquisa
- - [08/03/2019] Proposta de modelo de projeto de pesquisa
- - [08/06/2018] Modelo de Relatório Final (Pibic/Pivic/Pibiti/Piviti/Progrupos/Jovens Talentos para a Ciência)
- - [19/04/2018] Modelo de Termo de Compromisso e Formulários de cancelamento
Cadastramento de Eventos de Pesquisa e Pós-Graduação
O cadastro de eventos de pesquisa segue as instruções da Orientação Normativa PRPPG 01/2017. A proposta da ON é estabelecer as normas aplicáveis ao cadastramento e certificação pelo Sistema de Registro e Emissão de Certificados (SRC) dos eventos de Pesquisa e Pós-graduação do Ifes.
Para saber mais sobre o cadastro de eventos de Pesquisa e Pós-Graduação no Ifes, acesse os documentos abaixo:
- - Orientação Normativa PRPPG 01 2017 - Cadastramento e Certificação de Eventos
- - Anexo da ON PRPPG 01 2017 - GUIA PRÁTICO
- - Formulário de Cadastro e Certificação de Evento
- - Formulário de Relatório e Avaliação Final de Evento
- - [21/12/2018] Como solicitar Cadastramento e Certificação?
- - Formulário de Avaliação de Evento pelo Participante (Opcional)
O Programa Interno de Iniciação Científica/Tecnológica Voluntária do Ifes campus Cariacica, conforme PORTARIA Nº 112, DE 28 DE MARÇO DE 2018, tem como objetivo estimular estudantes de cursos técnicos e de graduação que estão desenvolvendo atividade de pesquisa, sem terem sido contemplados com quota de bolsa de Iniciação Científica/Tecnológica, a continuar as suas atividades.
Considerando o interesse existente na participação dos programas de IC/IT e o número limitado de quotas disponíveis, a DPPGE formaliza o cadastramento de estudantes que realizam atividades de pesquisa no campus Cariacica. A atividade independe da concessão de bolsas e o registro tem como objetivo formalizar a sua participação na Iniciação Científica do Ifes campus Cariacica, obedecendo às regras do programa.
Como Proceder?
A proposta de Iniciação Científica/Tecnológica voluntária deverá ser cadastrada, pelo orientador, no Sistema de Gerenciamento de Pesquisa do Ifes(Sigpesq) e ser vinculada ao Edital Interno de Projetos de Pesquisa referente do ano vigente, seguindo o cronograma disponibilizado neste edital.
Observação: Cada plano de trabalho deverá ser específico para cada aluno.
Quais os requisitos para submissão?
Do Orientador:
- Ter o currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes do CNPq no corrente ano;
- Ter cadastro no Sistema de Gerenciamento de Pesquisa do Ifes. (Sigpesq)
- Ser vinculado(a) ao Ifes em uma das seguintes condições:
i) Docentes contratado(a) em regime de trabalho de tempo integral de 40h e/ou de dedicação exclusiva (DE);
ii) Não estar afastado(a) para formação por mais de 90 dias, durante a vigência da bolsa;
iii) Servidor Técnico-Administrativo em regime de trabalho de tempo integral de 40h.
Do Estudante:
- Estar regularmente matriculado;
- Ter o currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes do CNPq;
- Ter cadastro no Sistema de Gerenciamento de Pesquisa do Ifes. (Sigpesq).
Orientações:
- Para receber o certificado, o projeto deverá ter no mínimo 12 meses de execução.
- Poderão registrar projetos no PIVIC, servidores efetivos do Ifes campus Cariacica, com titulação mínima de Graduação. Professores substitutos poderão registrar projetos voluntários, desde que tenham contrato de, no mínimo, um ano na Instituição.
- Cada aluno pode desenvolver apenas uma Inicição Científica por vez, seja PIVIC, PIBIC, PIBIT, PIVIT, PIVIC-Jr ou PIBIC-Jr.
- Não são realizados registros de pesquisas retroativas.
Mais informações por meio dos e-mails pesquisa.ca@ifes.edu.br e dppge.car@ifes.edu.br ou pelo telefone (27) 3246-1648.
Um Grupo de Pesquisa é definido como um conjunto de indivíduos, composto de pesquisadores, técnicos e estudantes que estão organizados hierarquicamente em torno de uma liderança, envolvida profissional e permanentemente com atividades de pesquisa, cujo trabalho se organiza em linhas comuns de pesquisa. Ou seja, é a denominação atribuída ao grupo de pesquisadores e estudantes que se organizam em torno de uma ou mais linhas de pesquisa de uma área do conhecimento, com o objetivo de desenvolver pesquisa científica.
Serão considerados grupos de pesquisa do Ifes, os grupos registrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq (DGP/CNPq) e certificados pelo Ifes.
O DGP/CNPq constitui-se uma base de dado que contém informações sobre os grupos de pesquisa em atividade no Brasil. O Diretório mantém uma base corrente, em que informações são atualizadas, continuamente, pelos líderes de grupos, pesquisadores, estudantes e dirigentes de pesquisa das instituições participantes, e o CNPq realiza censos bianuais, que são fotografias dessa base corrente.
Hoje, o DGP/CNPq é capaz de descrever os limites e o perfil geral da atividade científico-tecnológica no Brasil. Igualmente é capaz de fornecer aos interessados uma grande e diversificada massa de informação sobre detalhes de quem realiza as atividades, como e onde se realizam e sobre o quê pesquisam. Tem sido utilizado pela comunidade científica, tecnológica em geral e pelos comitês assessores do CNPq, como ferramenta de orientação para suas atividades.
O cadastro de Grupos de Pesquisa no DGP/CNPq é feito pelo líder do grupo, servidor do Ifes. A partir do cadastro do grupo no DGP/CNPq e da certificação feita pelo Ifes, o líder do grupo fica responsável por manter atualizadas todas as informações referentes ao grupo, inclusive linhas de pesquisa, recursos humanos e relações com o setor produtivo.
Procedimento para cadastrar um grupo de pesquisa no Ifes.
Grupos de Pesquisa vinculados campus Cariacica
Nome | Área de Conhecimento | Líder(es) |
Grupo de Estudo em Manufatura Digital (GEMaD) | Engenharia de Produção |
Dr. Rafael Buback Teixeira / Dr. Luiz Henrique Lima Faria |
Grupo de Pesquisa em Ensino de Física (GPEnFis) | Física | Me. Ramon Teodoro do Prado / Aline Costalonga Gama |
Grupo de Pesquisa em Física Experimental (GPFE) | Física | Dr. Emmanuela Melo de Andrade Sternberg |
Grupo de Pesquisa em Física Teórica (GPFT) | Física | Dr. Wesley Spalenza / Dr. Filipe Leoncio Braga |
Laboratório de Soluções Sustentáveis (LASS) |
Engenharia de Produção | Dr. Danieli Soares de Oliveira |
Núcleo de Estudos em Apoio à Decisão (NEAD) |
Engenharia de Produção | Dr. Tiago José Menezes Gonçalves / Dr. Rodrigo Loureiro Medeiros |
Matemática Aplicada e Ensino de Matemática (MAEM) | Matemática | Me. Jocélia Abreu Barcellos Vargas |
Núcleo de Estudos em Tratamento e Reúso de Águas e Efluentes (NETRA) | Engenharia Sanitária | Dr. Danieli Soares de Oliveira |
Núcleo de Estudos sobre Acesso, Permanência e Êxito (NEAPE) |
Educação | Dr. Cíntia Tavares do Carmo |
Núcleo de Estruturação do Ensino de Física (NEEF) |
Física | Dr. Luiz Otávio Buffon / Me. Robson Leone Evangelista |
Núcleo de estudos sobre Produção Enxuta e Sustentável (NEPES) |
Engenharia de Produção | Dr. Cíntia Tavares do Carmo / Dr. Fábio Almeida Có |
Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gestão (NEPGEST) |
Administração | Dr. Luiz Henrique Lima Faria / Dr. Rafael Buback Teixeira |
Núcleo de Estudos e Pesquisas em Portos (NEPP) |
Administração | Dr. Erivelto Fioresi de Sousa |
Núcleo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Estatística Aplicada (NEPPEA) |
Estatística | Dr. Daniela Bertolini Depizzol / Dr. Fábio de Oliveira Lima |
Transporte Ferroviário e Tecnologias Aplicadas | Engenharia de Transportes | Me. Renan Carreiro Rocha / Me. Michel Bruno Taffner |
Raízes: Grupo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiros e Indígenas de Cariacica | Educação | Me. Maria José Correa de Souza |
Grupo de Pesquisa de Práticas Ativas de Ensino em Matemática | Matemática | Me. Mateus Mendes Magela |
Um Projeto de pesquisa é o conjunto de atividades, com duração limitada, que visam ao aprimoramento do conhecimento científico, artístico, cultural e tecnológico.
Nos links abaixo, encontram-se os projetos de pesquisa desenvolvidos por servidores do Ifes campus Cariacica desde 2015.
- → Projetos de Pesquisa com início em 2019
- → Projetos de Pesquisa com início em 2018
- → Projetos de Pesquisa com início em 2017
- → Projetos de Pesquisa com início em 2016
- → Projetos de Pesquisa com início em 2015
Nome do Pesquisador |
Linhas de Pesquisa |
Área de Conhecimento |
Adolpho Olimpio dos Santos Filho | Geometria espacial: história, conceitos, formas e conexões | Matemática |
Adriana de Oliveira Pereira dos Reis | Hidráulica, recursos hídricos, gestão de efluentes e resíduos sólidos | Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção |
Aldieris Braz Amorim Caprini | Formação de professores, diversidade étnico - racial | Educação |
Alfeu Scarpat Júnior | Circuitos elétricos, magnéticos e eletrônicos, eletrônica industrial, robótica, mecatrônica e automação. | Engenharia Elétrica |
Anderson Oliveira Gadioli | Educação e matemática | Matemática |
Andréia do Rozário | Ensino de química, tratamento de água, microcontaminantes em água, agrotóxicos | Química, Engenharia Ambiental |
Andreza Alves Ferreira | Educação, ciências sociais, política, gestão | Sociologia |
Andromeda Goretti de Menezes Campos | Gestão de projetos e princípios lean, aprendizagem ativa, gestão de projetos | Ciência da Computação, Engenharia de Produção |
Angelica Brandão Rossow | Matemática | Matemática |
Cintia Tavares do Carmo | Gestão da produção, organização do trabalho, produção enxuta, aprendizagem ativa, educação em engenharia de produção, permanência e êxito, políticas públicas | Administração, Engenharia de Produção, Sociologia Política |
Cleiton Kenup Piumbini | Física, arduíno, ensino | Física |
Daniel Farinelli Leite | Logística, economia, finanças, portos, transportes | Economia |
Daniela Bertolini Depizzol | Estatística e estatística aplicada | Estatística |
Daniela da Gama e Silva Volpe Moreira de Moraes | Estratégia de operações e estratégia de produção | Administração, Engenharia de Produção |
Danieli Soares de Oliveira | Tratamento de água, fluidodinâmica computacional, soluções sustentáveis, eficiência energética | Engenharia Ambiental, Engenharia Civil |
Diego Henrique Carvalho dos Santos | Sistemas dinâmicos, estabilidade, sistemas dinâmicos complexos, dinâmica não-linear, modelo de Cournot, sistemas de reação-difusão, dinâmica em redes complexas | Matemática |
Edson Pimentel Pereira | Operação ferroviária, planejamento da circulação de trens | Engenharia Elétrica, Engenharia de Segurança do Trabalho |
Eliane Dias Martins | Leitura literária, formação de professores, parceria universidade e escola básica | Educação, Letras Português |
Emmanuel Marcel Favre Nicolin | Ensino de física | Educação |
Emmanuela Melo de Andrade Sternberg | Física de plasmas, Física atômica e molecular, espectroscopia de emissão, lasers, espectrofotometria | Física |
Érika de Andrade Silva Leal | Financiamento à inovação, interação universidade-empresa e avaliação de programas públicos de inovação | Economia, Engenharia de Produção |
Erivelto Fioresi de Sousa | Finanças, contabilidade gerencial e custos, qualidade da informação contábil, desempenho e gestão portuária | Engenharia de Produção, Administração |
Fabrício Broseghini Barcelos | Logística, pesquisa operacional, simulação, previsão da reserva de petróleo, problemas de localização | Engenharia de Produção |
Fernando José Lira Leal | Física teórica, teoria quântica dos campos, simetria de Lorentz | Física |
Filipe Leôncio Braga | Materiais magnéticos e propriedades magnéticas, física computacional, física de plasmas | Física |
Flávia Bonella Ribeiro Ramos | Formação de professores e inglês instrumental | Inglês |
Flávio Parreiras Marques | Metalurgia, micro abrasão, tecnologias ferroviárias. | Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica |
Flávio Raposo Pereira | Ergonomia, SMS (segurança, meio Ambiente e saúde), administração da produção, gestão da qualidade e empreendedorismo, PCP, engenharia de processos e engenharia de métodos | Engenharia de Produção |
Frederico Pifano de Rezende | Desenvolvimento de produtos, impressão 3D, marketing, business model Canvas, planejamento estratégico | Engenharia de Produção, Administração |
Heiter Ewald | Manutenção ferroviária e materiais | Engenharia Mecânica, Engenharia Ferroviária |
Hudson Covre Pereira | Conservação e manejo vegetal, geociências e geoecologia | Geografia |
Irma Iunes Miranda | Linguística, fonética, fonologia, análise acústica | Letras Inglês |
Jader de Oliveira | Modelagem matemática, educação estatística, manutenção e produção. | Engenharia Elétrica |
Jardel da Costa Brozeguini | Física teórica, física das partículas elementares e campos. | Física |
Jeovane Castro dos Santos | Mecânica dos sólidos, engenharia ferroviária | Engenharia Mecânica |
Jocélia Abreu Barcellos Vargas | Matemática, matemática aplicada, ensino de matemática, probabilidade e estatística, Ensino, educação | Matemática |
José Bohland Filho | Ensino de física, formação de professores, educação, educação matemática e ensino. | Física |
Luiz Henrique Lima Faria | Finanças, performance, gestão, contabilidade, estratégia, marketing | Administração |
Luiz Otavio Buffon | Física das partículas, ensino em física | Física |
Marcelo Esteves de Andrade | Aplicação e uso de recursos computacionais como ferramenta de ensino de física | Física |
Educação, relações étnico raciais | Educação | |
Maristela Almeida Mercandeli Rodrigues | Biblioteconomia, Educação Profissional, Aprendizagem Organizacional, Comunidades de Prática | Administração, Ciência da Informação |
Mateus Mendes Magela | Cadeias de Markov, educação matemática | Matemática |
Michel Bruno Taffner | Transporte ferroviário e gerenciamento de resíduos sólidos industriais | Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia de Transportes |
Monique Sunderhus Leppaus | Educação | Serviço Social |
Nathanael Nardoto Batista | Arduíno, eletrônica | Física, eletrônica |
Paulo Roberto Avancini | Engenharia de qualidade, gestão de estoques, gestão de suprimentos e logística. | Engenharia de Produção, engenharia mecânica |
Pedro Leite Barbieri | Física Atômica e molecular e ensino de fsica | Física |
Pedro Rosseto de Faria | Termoeconomia | Engenharia Mecânica |
Rafael Buback Teixeira | Pesquisa operacional, meta-heurística, jogos sérios, simulação | Engenharia de Produção, Engenharia de Transportes, Engenharia Naval e Oceânica |
Ramon Teodoro do Prado | Mapas conceituais, diagramas V, aprendizagem significativa e ensino por investigação | Física |
Randall Guedes Teixeira | Física das partículas elementares e campos. Sistemas singulares, quantização, formalismo de Hamilton-Jacobi, formalismo hamiltoniano, teoria de campos | Física |
Renan Carreiro Rocha | Simulação e controle de processos, caracterização microestrutural, análises de falhas de ligas metálicas e biomateriais | Engenharia de Materiais e Metalúrgica |
Robson Antunes de Carvalho | Resíduos sólidos, eficiência energética | Engenharia Civil |
Robson Leone Evangelista | Ensino de Física | Física |
Robson Luiz da Silva | Matemática | Matemática |
Rodolfo Ribeiro Gomes | Telecomunicações, redes de computadores, realidade virtual | Engenharia Elétrica |
Rodrigo Ferreira Rodrigues | Educação, ensino, avaliação e políticas públicas | Filosofia, Letras, Educação |
Rodrigo Loureiro Medeiros | Gestão e organização econômica | Engenharia de Produção |
Rosana Martins Mattiuzzi dos Santos | Educação matemática, formação de professores, jogos em educação matemática e práticas pedagógicas de matemática | Matemática |
Tatyana Rodrigues Barcelos | Literatura de língua portuguesa, ensino | Letras Português |
Tiago José Menezes Gonçalves | Apoio multicritério à decisão, planejamento de instalações, produtividade e desenho do trabalho | Engenharia de Produção |
Wesley Spalenza | Física de altas energias, física de campos e partículas, supersimetria e supergravidade, teorias quânticas de campos topológicas, quebra de simetrias de Lorentz, gravitação |
Física |
- Edital Interno DPPGE 01/2021 - Portaria DG 074/2021
- ANEXO I - Termo de compromisso de bolsista
- ANEXO II - Termos de compromisso de voluntário
- ANEXO III - Cancelameno de plano de trabalho
- ANEXO IV - Produção acadêmica
- ANEXO V - Modelo de projeto de pesquisa
- ANEXO VI - Modelo de relatório final
- ANEXO VII - Anuência do professor orientador
- ANEXO VIII - Declaração
- Edital Interno DPPGE 06/2019
- Cronograma Prorrogado
- Modelo de projeto de pesquisa
- ANEXOS I, II e III - Modelo de Termo de Compromisso e Formulários de cancelamento
- ANEXO IV - Modelo de Relatório Final (Pibic/Pivic/Pibiti/Piviti/Pibic-Jr)
- ANEXO V - Termo de Anuência
- ANEXO VI - Produção Acadêmica
- Resultado Preliminar - 13/12/2019
- Cronograma Retificado - 13/12/2019
- Resultado Final - 17/13/2019
O Comitê de Ética em Pesquisa do Ifes (CEP/Ifes) é encarregado da avaliação ética dos projetos de pesquisa que envolvem seres humanos como sujeito participante da pesquisa. São encaminhados para o CEP/Ifes os projetos que contam com a participação de pesquisadores e estudantes do Ifes, ou de instituições que mantenham convênio científico com o Ifes.
A avaliação ética dos projetos de pesquisa consideram o interesse dos participantes da pesquisa serem respeitados em sua integridade e dignidade, de forma que a pesquisa seja desenvolvida dentro dos padrões éticos científicos. Para tal finalidade, são emitidos Pareceres Consubstanciados, que consideram as possíveis consequências das atividades de pesquisa desenvolvidas sobre o bem-estar geral e direitos fundamentais dos indivíduos e populações-alvo do estudo.
O CEP/Ifes é um colegiado interdisciplinar e independente, vinculado operacionalmente à Reitoria do Ifes. Possui papel deliberativo, consultivo e educativo, fomentando a reflexão ética sobre a pesquisa científica. O Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Ifes (CEP/ifes) é registrado na Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Ministério da Saúde (CONEP/CNS/MS) desde setembro de 2009.
Algumas orientações sobre o CEP - Ifes
Para mais informações sobre o Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos, clique aqui.
O Ceua tem por finalidade analisar protocolos de experimentação de ensino e pesquisa, que necessitem do uso de animais, emitir pareceres e certificados sobre os mesmos, segundo a legislação nacional e à luz dos Princípios Éticos na Experimentação Animal, elaborados pelo Colégio Brasileiro de Experimentação Animal (Cobea).
O Comitê de Ética no Uso de Animais do Ifes (Ceua/Ifes) foi instituído em 30 de junho de 2014. Suas atribuições e competências são definidas conforme o disposto na Lei 11.794/08 e em resoluções do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea).
O Ceua é encarregado da avaliação ética de qualquer protocolo de pesquisa envolvendo animais, desde que este esteja em conformidade com os padrões metodológicos e científicos reconhecidos, que seja realizado com a participação de pesquisadores e estudantes do Ifes ou que mantenham convênio científico com o Ifes.
O Comitê desempenha papel consultivo e educativo, fomentando a reflexão ética sobre a pesquisa científica. É integrado por representantes de campi do Ifes que possuem biotérios e utilizam animais em suas atividades de ensino pesquisa e extensão – Campus de Alegre, Campus Itapina, Campus Montanha, Campus Piúma e Campus Santa Teresa –, e representantes da Sociedade Protetora dos Animais do Espírito Santo (Sopaes). Está ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), com regimento próprio.
Todos os projetos de pesquisa e atividades práticas de ensino envolvendo a utilização de animais (filo Chordata, subfilo Vertebrata), no âmbito do Ifes, devem ser submetidos à análise pelo Ceua, e só podem ser executados mediante sua prévia aprovação.
Antes de submeter atividades de pesquisa e ensino, leia atentamente as Orientações Básicas.
As submissões de projetos de pesquisa e atividades práticas de ensino envolvendo a utilização de animais, no âmbito do Ifes, serão encaminhadas a um relator, que emitirá um parecer consubstanciado, quanto à adequação aos princípios bioéticos e diretrizes legais para a utilização de animais em pesquisa e ensino. Este parecer será apreciado e discutido em reunião da plenária do Comitê, que será responsável em emitir o parecer final. O Ceua/Ifes reúne-se ordinariamente uma vez por mês, de acordo com cronograma preestabelecido, às segundas-feiras de cada mês, às 10 horas.
Para mais informações sobre o Comitê de Ética em Uso de Animais, clique aqui.
1) O que é um projeto de pesquisa? O que deve constar em um projeto de pesquisa? Qual o modelo a ser seguido?
Projeto de pesquisa é o conjunto de atividades, com duração limitada, que visam ao aprimoramento do conhecimento científico, artístico, cultural e tecnológico. Para formalizar o desenvolvimento de um projeto de pesquisa devem ser descritas diversas informações sobre o projeto, tais como: resumo, introdução, justificativa, objetivos, metodologia, resultados e cronograma de atividades. Para o cadastro de proposta do projeto de pesquisa deve ser preenchido o formulário “Proposta de modelo de projeto de pesquisa”, encontrado em: http://www.cariacica.ifes.edu.br/index.php/extensao-pesquisa-e-pos-graduacao/pesquisa
2) Qual o papel do coordenador do projeto de pesquisa?
O coordenador é o responsável pela elaboração e execução do projeto de pesquisa. Também é responsável pela apresentação de resultados, elaboração da prestação de contas e coordenação da equipe de execução do projeto.
3) Dois ou mais alunos podem ter o mesmo plano de trabalho?
Não. De acordo com a resolução do conselho superior nº48/2015, o coordenador deve apresentar um plano de trabalho para cada aluno vinculado ao projeto.
4) Se o projeto de pesquisa produzir produtos passíveis de proteção intelectual da criação, como devo proceder?
Os projetos que envolvam o desenvolvimento de produtos, serviços e/ou processos de caráter científico, artístico, cultural ou tecnológico, passíveis de proteção intelectual da criação, serão tratadas por meio de resolução própria que regulamenta a Política de Inovação do Ifes.
5) Depois de escrito, como é feito o cadastramento/ aprovação do projeto de pesquisa?
Primeiramente, o projeto de pesquisa deve ser cadastrado no Sistema Integrado de Gerenciamento da Pesquisa do Ifes - SIGPESQ https://sigpesq.ifes.edu.br/Login.aspx). Após isso, o projeto de pesquisa deve ser apresentado a coordenadoria (ou setor de lotação) do coordenador do projeto para emissão de parecer, que será enviado para a direção de pesquisa do campus para análise (verificação de pendências, viabilidade de execução do projeto e adequação da documentação apresentada). Por fim, a PRPPG (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação) concluí o processo de aprovação.
6) Um pesquisador que não pertença ao quadro de servidores do campus Cariacica pode participar de um projeto de pesquisa?
Sim. Projetos que envolvem pesquisadores de outros campi devem apresentar as anuências para compor equipes dos projetos de pesquisa.
7) Quais os requisitos necessários para um servidor solicitar carga horária (CH) para o desenvolvimento de projetos de pesquisa?
a) Ter carga horária disponível em seu Plano Individual de Trabalho (PIT) de modo a não exceder seu limite máximo de CH de trabalho, no caso de docentes.
b) Ter anuência da chefia imediata e da coordenadoria geral de gestão de pessoas, no caso de técnicos administrativos.
c) Em caso de segunda solicitação ou revalidação de CH apresentar à Diretoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (DPPGE) os relatórios das atividades desenvolvidas no projeto para o qual tenha sido previamente concedida CH.
8) Uma vez conseguida carga horária para a realização da pesquisa ela é válida até o final da pesquisa?
A CH será concedida semestralmente ao docente solicitante, podendo ser revalidada, em caso de desenvolvimento de projetos que dure período superior a seis meses.
9) Quais os critérios para a atribuição de carga horária de pesquisa no Ifes campus Cariacica?
a) Para cada plano de trabalho associado a um projeto de pesquisa com a participação de, pelo menos, um aluno poderá ser concedido até 2 (duas) horas.
b) Para cada plano de trabalho associado a um projeto de pesquisa sem a participação de alunos poderá ser concedida 1 (uma) hora.
c) Será concedida CH ao servidor solicitante para o desenvolvimento de projetos respeitando-se o limite máximo de 3 (três) projetos ou planos de trabalho.
10) Qual o procedimento de solicitação da carga horária para execução de projeto de pesquisa?
O servidor deverá formalizar o pedido de CH junto com o pedido de aprovação do Projeto de Pesquisa, protocolando ao seu coordenador/chefia imediata entregando-lhe:
a) Formulário disponível no Anexo I (disponível no site da diretoria de pesquisa, pós-graduação e extensão do Ifes campus Cariacica).
b) Prévia do PIT aprovado pela chefia imediata, no caso de docentes,
c) Cópia do cadastro do projeto no SIGPESQ.
Destaca-se que a coordenadoria/chefia imediata deverá emitir parecer de aprovação de desenvolvimento do projeto e atribuição de CH, anexá-lo a processo e encaminhá-lo para a DPPGE.
11) Como é o processo de avaliação do pedido de carga horária e emissão de portaria para execução de projetos de pesquisa?
O coordenador de curso deverá encaminhar a solicitação à DPPGE do campus para realização da avaliação e a DPPGE lavrará um parecer, favorável ou desfavorável, acerca da concessão de CH ou emissão de portaria para o desenvolvimento do projeto. Destaca-se que a DPPGE poderá consultar CPPGE para análise e avaliação dos Projetos de Pesquisa e atribuição de CH.
12) Qual o procedimento após a concessão de carga horária para execução de projeto de pesquisa?
Nos casos em que o parecer da DPPGE for favorável será solicitado ao gabinete do Diretor Geral a emissão na emissão de portaria do projeto conste a CH específica para o desenvolvimento do projeto. Ao final da execução do projeto o servidor apresentar relatório final de atividades, cujo modelo pode ser acessado em: http://www.cariacica.ifes.edu.br/index.php/extensao-pesquisa-e-pos-graduacao/pesquisa
Fonte: Resolução do Conselho Superior do Ifes no 48/2015 que trata da regulamentação do procedimento de cadastro de projetos para o desenvolvimento de pesquisa no âmbito do Ifes e do campus Cariacica, respectivamente.
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