Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Pós-Graduação

Publicado: Terça, 31 de Julho de 2018, 14h15 | Última atualização em Terça, 02 de Agosto de 2022, 17h21

Índice de Artigos

 pos graduacao marca

 

 


O Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF) é um programa nacional de pós-graduação de caráter profissional, voltado a professores de ensino médio e fundamental com ênfase principal em aspectos de conteúdos na Área de Física. É uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Física (SBF) com o objetivo de coordenar diferentes capacidades apresentadas por diversas Instituições de Ensino Superior (IES) distribuídas em todas as regiões do País.


O objetivo é capacitar em nível de mestrado uma fração muito grande professores da Educação Básica quanto ao domínio de conteúdos de Física e de técnicas atuais de ensino para aplicação em sala de aula como, por exemplo, estratégias que utilizam recursos de mídia eletrônica, tecnológicos e/ou computacionais para motivação, informação, experimentação e demonstrações de diferentes fenômenos físicos.

O Instituto Federal do Espirito Santo (IFES) campus Cariacica abriga um dos polos do MNPEF onde as aulas acontecem de forma presencial, concentradas nas quintas e sextas feiras. O processo seletivo acontece anualmente em duas fases, prova escrita e entrevista. O curso confere o titulo de mestre em ensino de física.

Geral

Nome do Curso: Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF

Modalidade: Presencial

Duração: 2 anos

Turno: Matutino e Vespertino com aulas concentradas nas quintas e sextas feiras

Formação: Mestrado

Regime: Semestral

Horário das aulas: 8h às 12h | 13h às 17h

Ato de reconhecimento: PORTARIA No- 942, DE 16 DE SETEMBRO DE 2015

Ingresso

Forma de ingresso: Processo seletivo

Requisito acadêmico: Graduação em física ou áreas afins e estar atuando de forma efetiva como professor de física para o ensino médio ou de ciências para o ensino fundamental

Contato

Coordenador(a): Jardel da Costa Brozeguini

Telefone: 27 3246-1600 Ramal 240

E-mail: mnpef.ca@ifes.edu.br

Site do Curso

https://ppgefis.cariacica.ifes.edu.br/

 


 

Sobre o curso

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Práticas Pedagógicas para Professores visa a formar e habilitar bacharéis e tecnólogos que atuam no Ensino Médio e em cursos técnicos e superiores. A ênfase é atender ao Artigo 40 da Resolução nº. 6, de 20 de setembro de 2012, que objetiva habilitação e capacitação de professores para o exercício da docência, com aprofundamento teórico e prático de saberes essenciais à melhoria da qualidade da educação e ao desenvolvimento do compromisso com a transformação social.  O Campus Cariacica funciona como Polo desse curso desde 2019.

 

Público Alvo

Professores bacharéis ou tecnólogos que não possuem formação pedagógica, na forma do Art. 40 da Resolução nº 6, de 20 de setembro de 2012.


Área de atuação:
 Educação

Duração do curso: 18 meses

Turno: há encontros presenciais no polo Campus Cariacica, com dias e horários definidos em cada componente curricular

Quantidade de vagas (por ano): definido conforme edital.

Matriz do curso: clique aqui para visualizar a matriz do curso

Portaria de Autorização: Nº 1.865, de 5 de julho de 2016

Coordenador(a): Giovani Zanetti Neto (Portaria nº 365, de 14 de agosto de 2019)

E-mail: coord.pratped@ifes.edu.br

Coordenador(a) do Polo Cariacica: Leandro do Carmo Quintão (Portaria nº 365, de 19 de setembro de 2019)

E-mail: pospratped.car@ifes.edu.br

Telefone: (27) 3198-0900 | 3198-0901 | 3222-0933

Vinculação do curso: Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor)

 

CLIQUE AQUI, para conhecer os Trabalhos Finais de Curso (TFCs).

 

 

 


 

O objetivo geral do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de Produção com ênfase em Tecnologias de Decisão é "capacitar profissional na área de Tecnologias de Decisão com conhecimentos técnico-científicos que possibilitem contribuir com o desenvolvimento de novas tecnologias, de forma a atuar crítica e assertivamente na identificação e resolução de problemas relacionados ao contexto produtivo, considerando aspectos de âmbito econômico, social, ambiental e cultural”.

Dentre os objetivos específicos temos: complementar a formação do profissional para atuar no setor produtivo, desenvolvendo ou utilizando os diversos tipos de tecnologias de decisão; proporcionar uma visão sistêmica dos métodos e ferramentas de tecnologias de decisão e realizar pesquisa científica aplicada em tecnologias de decisão.

O egresso do curso deverá ser capaz de analisar e melhorar processos produtivos, públicos e privados, para contribuir com o desenvolvimento de arranjos produtivos locais, a partir da aplicação de métodos e conhecimentos de tecnologias de decisão.

Geral

Nome do Curso: Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de Produção com ênfase em Tecnologias da Decisão

Modalidade: Semipresencial

Duração: 18 meses

Formação: Especialista

Horário das aulas: sextas-feiras das 18h às 22h e sábados das 8h às 12h e das 13h às 17h

Ato de reconhecimento: Portaria nº 1391, de 17 de julho de 2020

Ingresso

Forma de ingresso: Processo seletivo

Requisito acadêmico: portadores de diploma de Graduação em Engenharias, Ciências da Computação, Análise de Sistemas, Administração, Economia, Ciências Contábeis e Tecnólogo em Logística, devidamente reconhecido pelo MEC.

Contato

Coordenador(a): Daniela da Gama e Silva Volpe Moreira de Moraes

Telefone: 27 3246-1600 

E-mail: posproducao.car@ifes.edu.br

 Documentos

- Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

- Regulamento do Curso


 

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de Produção com ênfase em Ciência de Dados aborda esta área do conhecimento sob a perspectiva da Engenharia de Produção, tratando-a como uma subárea da Pesquisa Operacional. Seu objetivo é capacitar profissionais na área de Ciência de Dados com conhecimentos técnico-científicos que possibilitem contribuir com o desenvolvimento e a aplicação de novas tecnologias de forma a atuar crítica e assertivamente na identificação e resolução de problemas relacionados ao contexto produtivo, considerando aspectos de âmbito econômico, social, ambiental e cultural.

Dentre os objetivos específicos temos: (1) complementar a formação do profissional para atuar no setor produtivo, desenvolvendo ou utilizando os diversos tipos de modelos de decisão baseadas em dados; (2) proporcionar uma visão sistêmica dos métodos e ferramentas de Ciência de Dados e como eles estão inseridos na Engenharia de Produção; e (3) realizar pesquisa científica aplicada em Ciência de Dados.

O Egresso da Pós-graduação Lato Sensu em Engenharia de Produção com ênfase em Ciência de Dados deverá ser capaz de analisar e melhorar processos produtivos, para contribuir para o desenvolvimento de arranjos produtivos locais, a partir da aplicação de métodos e conhecimentos de Ciência de Dados.

Geral

Nome do Curso: Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de Produção com ênfase em Ciência de Dados

Modalidade: Presencial

Duração: 24 meses

Formação: Especialista

Horário das aulas: Quintas de 18h às 22h, Sextas de 18h às 22h e sábados de 8h às 12h e 13h às 17h

Ato de reconhecimento: Portaria nº 2226, de 8 dezembro de 2021

Ingresso

Forma de ingresso: Processo seletivo

Requisito acadêmico: Graduação em Engenharias, Ciências Exatas e da Terra e Ciências Sociais Aplicadas

Contato

Coordenador(a): Tiago José Menezes Gonçalves

Telefone: 27 3246-1600 

E-mail: pgepcd.car@ifes.edu.br

 Documentos
Cronograma de aulas

Cronograma de aulas - 2022 / 02


 

A Pós-graduação Especialização em Engenharia Ferroviária com ênfase em Via Permanente, do Ifes – Campus Cariacica, está estruturada de forma a promover a qualificação de profissionais da área de engenharia ferroviária, enfatizando a via permanente, visando atender a demanda externa e contribuir para seu desenvolvimento tecnológico, científico e intelectual. Desta forma, considerando o exposto acima até o momento, define-se como objetivo geral do curso:

● Qualificar profissionais para atuação na área de Engenharia Ferroviária com ênfase na via permanente, por meio do conhecimento teórico e do desenvolvimento da capacidade de reflexão, atuação e resolução de problemas na manutenção da via permanente ferroviária.

Geral

Nome do Curso: Pós-graduação Especialização em Engenharia Ferroviária com ênfase em Via Permanente

Modalidade: Presencial

Duração: 18 meses

Carga horária: 450 horas

Formação: Especialista

Ato de reconhecimento: Portaria 1662 / 2022

Contato

Coordenador(a): Michel Bruno Taffner

Telefone: 27 32461606

E-mail: posengfer.car@ifes.edu.br

Fim do conteúdo da página