Campus Cariacica produz protetores faciais para profissionais de saúde
No final do mês de março de 2020, o campus Cariacica do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) iniciou a produção de protetores faciais (máscaras faceshields) para doação a hospitais e unidades de saúde. As máscaras são utilizadas como equipamentos de proteção individual (EPI) pelos profissionais de saúde no combate à pandemia da Covid-19 e são feitas com revestimento de acetato, o que possibilita a higienização após o uso, para serem reutilizados.
Durante os meses de abril e maio foram entregues 958 protetores faciais e foram atendidos profissionais do Hospital Estadual Dório Silva, Hospital Evangélico de Vila Velha, Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes - HUCAM, Unidades de Saúde de Cariacica, Unidades de Saúde de Vitória, Bombeiros-CBMES, CRE Metropolitano (Cariacica), Reitoria do Ifes, outros campi do Instituto, além de profissionais de saúde individuais.
A meta do campus é produzir, pelo menos, 2 mil protetores. Para isso, seis impressoras 3D estão trabalhando diariamente para produzir os equipamentos. Essa ação conta com uma parceria entre o Ifes Maker, o Laboratório de Matemática, o Laboratório de Materiais Cerâmicos, todos do campus Cariacica, a Bottega Leonardo, espaço maker do colégio Leonardo Da Vinci e a EMEF Leonilda das Graças Langa.
"A fabricação dos protetores surgiu por iniciativa dos próprios servidores, em contato com grupos de desenvolvedores de empresas e outras instituições de educação", explica Michel Bruno Taffner, professor coordenador do Ifes Maker do campus. Segundo Michel, é muito significativo poder contribuir com a sociedade nesse momento. Ele também destaca que há outras ações em curso com o objetivo de fabricar máscaras de tecido e fomentar doações para obras sociais.
O Ifes divulgou ainda uma chamada pública para empresas interessadas em colaborar com as iniciativas. Acesse informações sobre a chamada pública clicando aqui.
Redes Sociais