Página inicial > Notícias > Prorrogado o prazo de inscrições para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID 2020)

Publicado: Sexta, 19 de Junho de 2020, 19h24 | Última atualização em Quarta, 29 de Julho de 2020, 14h07

Estão abertas inscrições para formação de cadastro de Reserva para o PIBID.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Campus Cariacica, publicou nesta sexta-feira (19/06) o edital para processo seletivo para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Os candidatos devem obrigatoriamente estar cursando a Licenciatura em FÍSICA no Campus Cariacica e ter cursado menos que 60% da carga horária do curso. Quando selecionados, os candidatos poderão, posteriormente, ter direito a uma bolsa da Capes no valor de R$ 400,00.

As inscrições deverão ser realizadas no período entre 22 de junho à 19 de julho de 2020. O processo seletivo será para cadastro de reserva e a previsão é para início em agosto de 2020. Alunos que já tiveram 18 meses de bolsa de PIBID não poderão concorrer. Em caso de dúvidas ou dificuldades de fazer a inscrição, os candidatos devem entrar em contato com o coordenador do projeto, professor Luiz Otávio Buffon, pelo email buffon@ifes.edu.br.

Fiquem atentos aos documentos necessários para inscrição!

Para acessar o edital completo do Programa PIBID, clique aqui.

Para acessar o formulário de inscrição, clique aqui.

Para acessar o modelo de carta de intenção, clique aqui.

Para acessar o modelo de quadro de disponibilidade, clique aqui.

Para acessar o Resultado Final, clique aqui. Novo

O que é o PIBID?

O Pibid é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por instituições de educação superior (IES) em parceria com as redes de ensino.

Os projetos devem promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso, visando estimular, desde o início de sua formação, a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Os discentes serão acompanhados por um professor da escola e por um docente de uma das instituições de educação superior participantes do programa.

Quais as atividades desenvolvidas pelos licenciandos?

Os discentes terão encontros semanais na escola de educação básica para planejamento e execução das atividades de ensino e também um encontro semanal no IFES também para planejamento, estudo de temas de ensino de física e orientação das intervenções que serão realizadas nas escolas. Para estas atividades os licenciandos deverão ter disponíveis em torno de 8h semanais.