Página inicial > Notícias > Professor do Campus Cariacica desenvolve softwares registrados pelo INPI

Professor do Campus Cariacica desenvolve softwares registrados pelo INPI

Publicado: Quinta, 06 de Agosto de 2020, 13h23 | Última atualização em Quinta, 06 de Agosto de 2020, 13h24

Os programas analisam dados de testes de qualidade de alimentos.

O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) concedeu dois novos registros de programas de computador ao Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Os autores são Filipe Leôncio Braga, professor de Física do Campus Cariacica; e Soraia Cristina Gonzaga Neves, professora de Química do Campus Viana. Até o momento, foram seis registros de softwares concedidos ao Ifes neste ano, somando 47 programas de computador registrados no INPI.

Os dois softwares, batizados de PyPCA e PyMAO, foram adaptados para a investigação quimiométrica de espectros infravermelho (FTIR) e ultravioleta visível (UV-VIS), muito úteis para análises do tipo fingerprint, podendo ser utilizadas para determinação da qualidade de alimentos, cosméticos, combustíveis, medicamentos, exames clínicos, solos, dentre outras.

Os programas foram desenvolvidos para auxiliarem os pesquisadores na utilização de ferramentas quimiométricas aplicadas à investigações espectrais, que são nativas de uma das linhas de pesquisa na qual atuam: análise de qualidade de alimentos via FTIR e UV-VIS. desenvolveram os programas no Laboratório de Física Teórica (LFTC) do Campus Cariacica, com colaboração de pesquisadores dos campi Cariacica e Viana.

PyPCA

“Já usávamos os softwares em outros trabalhos nossos e acabamos desenvolvendo uma plataforma com interface amigável para o usuário que acelera diversos processos de análise, como o PCA e os mapas auto-organizáveis”, explica o professor Filipe, um dos autores dos programas. Os algoritmos de PCA (Principal Component Analysis) e MAO (Mapas Auto-Organizáveis) são bem conhecidos da literatura e podem ser encontrados em diversas plataformas comerciais, em alguns casos freeware.

Os softwares PyPCA e PyMAO sendo são compatíveis com sistemas operacionais Linux e Windows. “Agora estamos na fase de divulgação dos programas para empresas das áreas de alimentos que realizam testes rápidos de qualidade em que as técnicas PCA e MAO podem ser utilizadas”, conta Filipe.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Ifes.