Página inicial > Notícias > Campus Cariacica inicia ações para eleição de representantes no colégio eleitoral do Conselho Superior do Ifes

Publicado: Sexta, 09 de Outubro de 2020, 13h05 | Última atualização em Quarta, 21 de Outubro de 2020, 15h44
O Campus Cariacica publicou a Portaria nº 219/2020, com a formação da comissão eleitoral que conduzirá o processo de escolha dos representantes do campus no Colégio Eleitoral do Ifes, na eleição do Conselho Superior. A comissão é formada por servidores e discentes, totalizando três representantes.

O Conselho Superior, que autorizou o início do processo eleitoral na semana passada, é o órgão máximo da instituição, que aprova as diretrizes, zela pela execução da política educacional, e aprova os planos de desenvolvimento institucional e orçamento, entre outras atribuições. Neste ano, a votação será on-line, por meio do SIG Eleições.

O primeiro passo é a constituição e ou recomposição dos Colégios Eleitorais, que irão eleger os representantes de cada segmento. Em cada campus será eleita uma chapa por segmento para cada fração de mil alunos. Os colégios eleitorais de docentes e técnicos administrativos permanecem válidos por quatro anos, já o de discentes fica válido por dois.

No caso do segmento discente, todos os campi deverão realizar o processo para constituição do colégio eleitoral para escolha dos representantes de estudantes. Nos segmentos docente e TAE, não serão renovados todos os membros neste processo, uma vez que alguns dos campi do Instituto ainda têm membros em Colégios válidos, eleitos em 2018, conforme as portarias 1073/2018 e 1074/2018. Na Reitoria não haverá eleição, pois os mandatos dos representantes no Colégio Eleitoral permanecem vigentes. No Campus Cariacica, serão eleitos somente os representantes dos estudantes.

De acordo com o cronograma, o período para inscrição das chapas será de 16 à 19 de outubro de 2020. Podem se inscrever nas chapas todos os estudantes regularmente matriculados nos cursos presenciais técnicos, de graduação e de pós-graduação, maiores de 16 anos. Todos os candidatos deverão obrigatoriamente se inscrever com um suplente.

A votação nos campi está prevista para 23 de outubro. Podem votar todos os alunos regularmente matriculados em cursos técnicos, de graduação e pós-graduação do Ifes. A oficialização dos resultados está agendada para o dia 28 de outubro.

Os representantes de cada segmento de cada campus vão compor os Colégios Eleitorais, que se reunirão no dia 6 de novembro (data prevista) para escolher os novos membros do Conselho Superior. A previsão é que o resultado seja divulgado no dia 11 de novembro e homologado no dia 13 de novembro.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social (ACS) da Reitoria do Ifes.