Em breve serão abertas as inscrições para processo seletivo do Curso de Economia.
O Campus de Cariacica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) é o primeiro Instinto Federal do País a ofertar um Curso de Ciências Econômicas.
O Curso de Economia que será ofertado pelo Campus Cariacica já nasce alinhado às novas tecnologias, à inteligência artificial e aos conceitos de justiça social e sustentabilidade, atribuições que, somente agora os cursos mais tradicionais do país estão introduzindo em suas grades curriculares.
Grande parte dos cursos nacionais estão passando por revisões para inserção denovas tecnologias, inteligência artificial, ciência de dados, big data e impressão 3D. Assim como temas como: sustentabilidade, cultura, desigualdade social e humanidades. Cursos de referência no País estão revisando seus projetos pedagógicos para inserir algo que o curso ofertado pela Campus Cariacica já tem.
O Projeto Pedagógico de Curso foi todo construído considerando a reflexão acerca da contribuição do profissional de Economia para modernização econômica, sustentabilidade ambiental e justiça social, prevendo muitas ações interdisciplinares. De acordo com Érika Leal, coordenadora do curso, a comissão responsável pela concepção do curso, prima por um Curso de Economia que discuta com a comunidade acadêmica o compromisso com a Justiça Social. "O Curso de Ciências Econômicas é voltado para o progresso social e não há progresso sem justiça social”, diz a coordenadora. O foco no desenvolvimento capixaba se dará a partir da grade curricular, que inclui economia regional e formação econômica do Espírito Santo.
A oferta do curso é noturna favorecendo, assim, o acesso do jovem trabalhador, até então praticamente excluído de uma formação em Economia gratuita e de qualidade.
“Acreditamos que os Institutos Federais têm um potencial imenso de capilaridade no território nacional. Em nosso país, o curso de Ciências Econômicas ainda não chegou às camadas mais vulneráveis da população como os de Administração e Ciências Contábeis, por exemplo. No Espírito Santo, a população que precisa trabalhar e estudar não consegue cursar Economia na rede pública, porque, geralmente, a oferta do curso em uma universidade federal é matutina. O Campus Cariacica promoverá a oferta do primeiro urso superior público noturno da cidade de Cariacica, que é um município importante da Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV). É uma contribuição importante do nosso Instituto para a inclusão social, oferta de uma educação pública e de qualidade, com potencial para alcançar as diversas camadas da sociedade”, pondera Érika.
O Campus Cariacica conta com o Laboratório do Desenvolvimento Capixaba, que produz estudos sobre a economia do Espírito Santo. Membros desse laboratório integraram a equipe do Projeto Desenvolvimento Regional Sustentável do Governo do Estado do Espírito Santo. Anteriormente, foram realizados diversos estudos sobre os programas de inovação do Estado e sobre logística portuária. Há ainda um interesse em direcionar os trabalhos para o município de Cariacica.
O curso foi aprovado pelo Conselho Superior do Ifes no dia 06/04/2023, depois de mais de um ano de elaboração da proposta e do projeto pedagógico. Além dos professores do campus, houve a colaboração de acadêmicos da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e o apoio do Conselho Regional de Economia do Espírito Santo (Corecon-ES).
Fiquem atentos! Em breve será abertas as inscrições para o processo seletivo do curso!
Redes Sociais