Página inicial > Notícias > Professores do Ifes participam do I Workshop da Rede Beira-Mar

Professores do Ifes participam do I Workshop da Rede Beira-Mar

Publicado: Sexta, 14 de Junho de 2024, 16h07 | Última atualização em Sexta, 14 de Junho de 2024, 16h08

Professores pesquisadores do Ifes participaram, entre 4 a 8 de junho, do I Workshop da Rede Beira-Mar (PPBio Restinga), um projeto em rede financiado pelo Programa de Pesquisa em Biodiversidade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento foi realizado na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, na cidade de Cruz das Almas, Bahia e contou com a presença de representantes de doze instituições da rede, dentre elas o Ifes.

O projeto contará com cerca de 3 milhões de reais para realização de ações de pesquisa e divulgação científica, com foco na conservação e análise da biodiversidade das restingas da Bahia e Espírito Santo. Como único Instituto Federal integrante da rede, o Ifes, por meio de seus pesquisadores e discentes, terá a oportunidade de ampliar o conhecimento sobre a biodiversidade e as interações entre plantas, fungos e abelhas das restingas, subsidiar ações de restauração de restingas degradadas, avaliar o fornecimento de serviços ecossistêmicos e implementar tecnologias de estudo da paisagem por meio de sensoriamento remoto e aerofotogrametria com intuito de mapear o uso e ocupação do solo nos oito sítios amostrais dispostos em planícies costeiras capixabas e baianas.

Os pesquisadores participantes foram Felipe Zamborlini Saiter (campus Cariacica), Marcelo Simonelli (campus Vitória) e Francisco de Deus Fonseca Neto (campus Vitória).