Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Ifes Cariacica promove bate-papo inclusivo com estudantes do curso Técnico em Portos
Início do conteúdo da página

Ifes Cariacica promove bate-papo inclusivo com estudantes do curso Técnico em Portos

Publicado: Terça, 17 de Junho de 2025, 16h45 | Última atualização em Terça, 17 de Junho de 2025, 16h45

Na manhã do dia 13 de maio de 2025, o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – Campus Cariacica realizou um bate-papo inclusivo com a turma do curso técnico integrado em Portos 1A. A atividade aconteceu das 8h20 às 9h30, na sala de Educação Física, e contou com a participação de estudantes, professores e profissionais de apoio pedagógico.

A ação foi promovida em parceria com o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) e o Núcleo de Práticas Educativas (NUPED), e teve como objetivo fomentar o diálogo, a escuta atenta e o fortalecimento das relações interpessoais no ambiente escolar.

Mediado pela psicóloga Ludmila Liberato, o encontro contou com a presença da professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE) Glaucéia Andrade, além das docentes Luana Fim (Matemática) e Raquel Xavier (Química). Durante o bate-papo, foram discutidas questões relacionadas à diversidade, inclusão, respeito, acolhimento e a importância da equidade nas relações cotidianas dentro e fora da sala de aula.

De acordo com os organizadores, a iniciativa foi bem recebida pelos participantes. Professores destacaram a relevância do momento para o desenvolvimento de um ambiente escolar mais acolhedor e plural. Já os estudantes manifestaram o desejo de que novos encontros como esse sejam realizados com frequência.

“O diálogo e a escuta são essenciais para a construção de uma escola verdadeiramente inclusiva”, comentou uma das participantes da atividade.

O próximo bate-papo inclusivo está previsto para o mês de julho e será realizado com a turma do curso de Administração Integrado (ADINT 1A).

registrado em:
Fim do conteúdo da página