Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Informações sobre Estágios
Início do conteúdo da página

Informações sobre Estágios

Publicado: Segunda, 05 de Dezembro de 2016, 15h09 | Última atualização em Segunda, 08 de Janeiro de 2024, 12h58

Índice de Artigos

 

▶ O QUE É O ESTÁGIO?

Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos” (Art. 1º da Lei 11.788/2008 - Lei do Estágio).

▶ POR QUE ESTAGIAR?

O estágio proporciona a aprendizagem e o aperfeiçoamento das competências profissionais e desenvolve o futuro profissional para a vida cidadã e para o trabalho.

▶ QUANDO POSSO ESTAGIAR?

O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) - técnico, superior e de pós-graduação - demonstra se o estágio é permitido, a partir de qual semestre/ano ele pode ser iniciado e quais são os requisitos a serem atendidos pelo(a) aluno(a) para poder dar iniciá-lo. Para acessar os PPCs dos cursos ofertados no Ifes campus Cariacica, basta clicar em: https://cariacica.ifes.edu.br/cursos-menu1

▶ ONDE ESTÁ O SETOR DE ESTÁGIO NO IFES CAMPUS CARIACICA?

Setor de Estágio: REC - Coordenadoria de Relações Institucionais e Extensão Comunitária

Localização: Sala E1-04 (Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão) - Bloco B (Sedão)

E-mail: rec.car@ifes.edu.br

Telefone: (27) 3246-1623

▶ CONFIRA MAIS PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE ESTÁGIO

Para conferir mais perguntas e respostas sobre estágio clique aqui


 

Lei Nº 11.788, de 25 de setembro de 2008 - Dispõe sobre o estágio de estudantes.

Resolução 58/2018 - Regulamenta os estágios dos alunos do Ifes.


 

Atenção! 
Não iniciem as atividades de estágio antes de cumprirem todas as etapas documentais: assinaturas no Plano de Estágio e Termo de Compromisso de Estágio, pois esses documentos não serão aceitos com data retroativa, ou seja, após o início das atividades de estágio.

 

 

 

 

 

 

▶ ENCAMINHAMENTO PARA ESTÁGIO

Encaminhamento para Estágio – este documento deverá ser solicitado pelo e-mail rec.car@ifes.edu.brcaso seja requisitado pelo agente de integração ou unidade concedente (empresa).

O discente deve descrever no e-mail o seu nome completo, matrícula, curso, período atualmente matriculado, turno, previsão de término e nome da unidade concedente (empresa).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

▶ DOCUMENTOS PARA FORMALIZAÇÃO DO ESTÁGIO

PLANO DE ESTÁGIO

 

 

 

 

 

Clique em Plano de Estágio (modelo Ifes campus Cariacica) para fazer o download do documento.

Atenção!

Somente será aceito o Plano de Estágio/Plano de Atividades no modelo do agente de integração ou da unidade concedente (empresa) que apresentar as mesmas informações descritas no Plano de Estágio modelo Ifes campus Cariacica.

Etapa 1

O Plano de Estágio modelo Ifes Campus Cariacica (ou documento correlato) deverá ser preenchido e assinado pelo(a) supervisor(a) do estágio da unidade concedente (empresa), pelo(a) aluno(a), pelo(a) coordenador(a) de curso e pelo(a) professor(a) orientador(a).
 
Etapa 2
Somente após recolher todas as assinaturas descritas acima, o Plano de Estágio deverá ser digitalizado em PDF (não tirar foto e transformar em um arquivo PDF) e enviado ao e-mail rec.car@ifes.edu.br junto com os demais documentos de formalização de estágio.

 

TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO

Clique em Termo de Compromisso de Estágio (modelo Ifes campus Cariacica) para fazer o downlod do documento.

Atenção!

Serão aceitos os modelos de "Termo de Compromisso de Estágio ou Contrato de Estágio)" emitidos pelos agentes de integração ou unidades concedentes (empresas).

Etapa 1

O Termo de Compromisso de Estágio (ou documento correlato) deverá ser preenchido e assinado pelo(a) responsável da unidade concedente (empresa), pelo(a) aluno(a) e pelo(a) representante legal do(a) aluno(a) (se possuir idade inferior à 18 anos).

Etapa 2

Somente após recolher todas as assinaturas descritas acima, o Termo de Compromisso de Estágio (ou documento correlato) deverá ser digitalizado em PDF (não tirar foto e transformar em um arquivo PDF) e enviado ao e-mail rec.car@ifes.edu.br junto com os demais documentos de formalização de estágio.

 

APÓLICE DE SEGUROS CONTRA ACIDENTES PESSOAIS EM FAVOR DO(A) ESTAGIÁRIO(A)

Etapa 1

Deverá ser enviada uma cópia em PDF (não tirar foto e transformar em um arquivo PDF) da Apólice de Seguro (ou certificado) contra acidentes pessoais em favor do(a) aluno(a) ou as informações sobre o seguro (nome da seguradora, nº da apólice, valor do seguro e nº contrato) ao e-mail rec.car@ifes.edu.br junto com os demais documentos de formalização de estágio.

TERMO DE CONVÊNIO

Para convênio entre uma Unidade Concedente (empresa) e o Ifes campus Cariacica, clique em Termo de Convênio - Unidade Concedente para fazer o download do documento.

Para convênio entre um Agente de Integração e o Ifes campus Cariacica, clique em Termo de Convênio – Agente de Integração para fazer o download do documento.

Atenção!

Serão aceitos os modelos de "Termo de Convênio" emitidos pelos agentes de integração ou unidades concedentes (empresas).

Caso já exista algum convêncio firmado entre o agente de integração ou unidade concedente (empresa) com o Ifes, não será necessária a formalização de um outro convênio entre as partes.

Etapa 1

O Termo de Convênio (ou documento correlato) deverá ser preenchido e assinado pelo(a) responsável da unidade concedente (empresa).

Etapa 2

Somente após recolher a assinatura descrita acima, o Termo de Convênio deverá ser digitalizado em PDF (não tirar foto e transformar em um arquivo PDF) e enviado ao e-mail rec.car@ifes.edu.br junto com os demais documentos de formalização de estágio.

ATENÇÃO

Após serem assinados (de forma eletrônica ou manual), carimbados (se necessário) e digitalizados corretamente em PDF, o Plano de Estágio, o Termino de Compromisso de Estágio e o Termo de Convênio (caso necessário) deverão ser enviados ao e-mail rec.car@ifes.edu.br 10 DIAS antes do início do estágio para que sejam analisados e, caso esteja tudo de acordo, o início do estágio seja autorizado.

 

 

 

 

 

 

▶ DOCUMENTOS PARA O ESTÁGIO EM ANDAMENTO

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Ut eum perferendis eius. Adipisci velit et similique earum quas illo odio rerum optio, quis, expedita assumenda enim dicta aliquam porro maxime minima sed a ullam, aspernatur corporis.

 

 

 

 

 

 

RELATÓRIO PERIÓDICO DE ESTÁGIO

Clique em Relatório Periódico de Estágio(modelo Ifes campus Cariacica) para fazer o downlod do documento.

Atenção!

Em atendimento ao Inciso VII do Art. 9º da Lei 11.788/2008, o(a) estagiário(a) deverá apresentar o relatório periódico/semestral de atividades semestralmentequando o período de realização do estágio ultrapassar 180 dias.

O(A) professor(a) orientador(a)é o(a) responsável em realizar a análise e assinatura nos relatórios periódicos/semestrais de estágio. Pois, de acordo com a Lei 11.788/2008 (Lei de Estágio), ele(a) é o(a) responsável em fazer o acompanhamento do(a) estagiário(a) durante todo o período em que o(a) aluno(a) estiver estagiando.

Serão aceitos os modelos de "Relatório Periódico de Estágio", "Relatório de Atividades Semestral" ou documentos correlatos emitidos pelos agentes de integração ou unidades concedentes (empresas).

Etapa 1

O Relatório Periódico de Estágio (ou documento correlato) deverá ser preenchido e assinado pelo(a) responsável da unidade concedente (empresa), pelo(a) estagiário(a) e pelo(a) professor(a) orientador(a).

Etapa 2

Somente após recolher as assinaturas descritas acimas, o "Relatório Periódico de Estágio" (ou documento correlato) deverá ser digitalizado em PDF (não tirar foto e transformar em um arquivo PDF) e enviado ao e-mail rec.car@ifes.edu.br.

TERMO ADITIVO AO TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO

Clique em Termo Aditivo ao Termo de Compromisso de Estágio (modelo Ifes campus Cariacica) para fazer o downlod do documento.

Atenção!

Em caso de prorrogação do contrato de estágio e/ou alteração(ões) de cláusula(s) do Termo de Compromisso de Estágio já firmado, deverá ser emitido o Termo Aditivo ao Termo de Compromisso de Estágio ou documento correlato.

Serão aceitos os modelos de "Termo Aditivo" ou documentos correlatos emitidos pelos agentes de integração ou unidades concedentes (empresas).

Etapa 1

O Termo Aditivo ao Termo de Compromisso de Estágio (ou documento correlato) deverá ser preenchido e assinado pelo(a) responsável da unidade concedente (empresa), pelo(a) estagiário(a) e pelo(a) representante legal do(a) estagiário(a) (se possuir idade inferior à 18 anos).

Etapa 2

Somente após recolher todas as assinaturas descritas acima, o Termo de Compromisso de Estágio (ou documento correlato) deverá ser digitalizado em PDF (não tirar foto e transformar em um arquivo PDF) e enviado ao e-mail rec.car@ifes.edu.br.

 ATENÇÃO

O Termo Aditivo ao Termino de Compromisso de Estágio (ou documento correlato) deverá ser enviado ao e-mail rec.car@ifes.edu.br 10 DIAS antes de entrar em vigor para que seja analisado e, caso esteja tudo de acordo, comece a ter validade.

 

 

 

 

 

 

▶ DOCUMENTOS PARA ENCERRAMENTO DO ESTÁGIO

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Ut eum perferendis eius. Adipisci velit et similique earum quas illo odio rerum optio, quis, expedita assumenda enim dicta aliquam porro maxime minima sed a ullam, aspernatur corporis.

 

 

 

 

 

 

RESCISÃO AO TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO

Clique em Rescisão do Termo de Compromisso de Estágio (modelo Ifes campus Cariacica) para fazer o downlod do documento.

Atenção!

A Rescisão do Termo de Compromisso de Estágio somente deverá ser emitida caso o estágio seja encerrado antes da data prevista no Termo de Compromisso de Estágio ou no Termo Aditivo ao Termo de Compromisso de Estágio.

Serão aceitos os modelos de "Termo de Rescisão" ou documentos correlatos emitidos pelos agentes de integração ou unidades concedentes (empresas).

Etapa 1

A Rescisão do Termo de Compromisso de Estágio (ou documento correlato) deverá ser preenchida e assinada pelo(a) responsável da unidade concedente (empresa), pelo(a) estagiário(a) e pelo(a) representante legal do(a) estagiário(a) (se possuir idade inferior à 18 anos).

Etapa 2

Somente após recolher todas as assinaturas descritas acima, A Rescisão do Termo de Compromisso de Estágio(ou documento correlato) deverá ser digitalizada em PDF (não tirar foto e transformar em um arquivo PDF) e enviado ao e-mail rec.car@ifes.edu.br.

RELATÓRIOS PARA A FINALIZAÇÃO DO ESTÁGIO

Clique em Relatório Final do Estágio - preenchido pelo(a) estagiário(a) (modelo Ifes campus Cariacica) para fazer o downlod do documento.

Clique em Relatório Final do Estágio - preenchido pela unidade concedente (empresa) (modelo Ifes campus Cariacica) para fazer o downlod do documento.

Atenção!

Somente serão aceitos os Relatórios Finais (modelo Ifes Cariacica) apresentados neste item.

Etapa 1

O Relatório Final – preenchido pelo(a) estagiário(a)deverá ser preenchido e assinado pelo(a) estagiário(a), pelo(a) responsável da unidade concedente (empresa), e pelo(a) professor(a) orientador(a).

O Relatório Final – preenchido pela unidade concedente (empresa)deverá ser preenchido e assinado pelo(a) pelo(a) supervisor(a) do estágio da unidade concedente (empresa) e pelo(a) responsável pela unidade concedente (empresa).

Etapa 2

Somente após recolher todas as assinaturas descritas acima, o Relatório Final – preenchido pelo(a) estagiário(a) e o Relatório Final – preenchido pelo unidade concedente (empresa) deverão ser digitalizados em PDF (não tirar foto e transformar em um arquivo PDF) e enviado ao e-mail rec.car@ifes.edu.br junto com a Rescisão do Termo de Compromisso de Estágio (caso for emitida).

ATENÇÃO

Vale destacar que é necessário o envio correto dos documentos de finalização do estágio para que o seu encerramento seja realizado no sistema, mesmo sendo o estágio do tipo “Estágio Obrigatório” ou “Estágio Não Obrigatório”.

Caso a documentação não seja enviada corretamente, os documentos finais do curso (declaração, diploma e/ou histórico final) não serão emitidos, além de impossibilitar a realização da colação de grau dos alunos dos cursos superiores.

 

 

 

 

 

 

▶ EQUIPARAÇÃO DE ATIVIDADES PROFISSIONAIS COMO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Ut eum perferendis eius. Adipisci velit et similique earum quas illo odio rerum optio, quis, expedita assumenda enim dicta aliquam porro maxime minima sed a ullam, aspernatur corporis.

 

 

 

 

 

 

Clique em Requerimento para Equiparação de Atividades Profissionais como Estágio Obrigatório para fazer o downlod do documento.

Atenção!

O(A) aluno(a) poderá solicitar a equiparação de atividades profissionais como estágio obrigatório desde que esteja prevista no Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

Somente será aceito oRequerimento para Equiparação de Atividades Profissionais como Estágio Obrigatório apresentado neste item.

Conforme o “Tipo de atividade profissional”, o Requerimento para Equiparação de Atividades Profissionais como Estágio Obrigatório demonstra quais documentos complementares que também deverão ser enviados para análise e comprovação de vínculo do(a) aluno(a)/empregado(a) com a empresa.

Etapa 1

O Relatório de Atividades Profissionais - preenchido pelo(a) aluno(a) deverá ser preenchido e assinado pelo(a) aluno(a).

O Relatório de Atividades Profissionais - preenchido pelo(a) supervisor(a) do empregado deverá ser preenchido e assinado pelo(a) supervisor(a) do(a) aluno(a)/empregado(a) da unidade concedente (empresa) e pelo(a) responsável pela unidade concedente (empresa).

Etapa 2

Somente após recolher todas as assinaturas descritas acima, o Requerimento para Equiparação de Atividades Profissionais como Estágio Obrigatório (junto com os documentos complementares), o Relatório de Atividades Profissionais - preenchido pelo(a) aluno(a) e o Relatório de Atividades Profissionais - preenchido pelo(a) supervisor(a)deverão ser digitalizados em PDF (não tirar foto e transformar em um arquivo PDF) e encaminhados ao e-mail da coordenação do respespectivo curso para análise e, caso estiver tudo de acordo, serem aprovados.

Etapa 3

Caso o Requerimento para Equiparação de Atividades Profissionais como Estágio Obrigatório seja aprovado, todos os documentos previstos neste item deverão ser enviados ao e-mail rec.car@ifes.edu.br.

 

 

 

 

 

 

▶ DOCUMENTOS PARA O ESTÁGIO EM ANDAMENTO

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Ut eum perferendis eius. Adipisci velit et similique earum quas illo odio rerum optio, quis, expedita assumenda enim dicta aliquam porro maxime minima sed a ullam, aspernatur corporis.

 

 

 

 

 

 

Clique em Requerimento de Solicitação de Mudança de Estágio Não Obrigatório para Estágio Obrigatório para fazer o downlod do documento.

Atenção!

Somente será aceito oRequerimento de Solicitação de Mudança de Estágio Não Obrigatório para Estágio Obrigatório apresentado neste item.

Para realizar a mudança do tipo de estágio de “Estágio Não Obrigatório” para “Estágio Obrigatório”, o(a) aluno(a) precisa atender os requisitos previstos no Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Caso o Colegiado do curso aprove a solicitação de mudança do tipo de estágio, a data de início do “Estágio Obrigatório” será a mesma do envio do Requerimento de Solicitação de Mudança de Estágio Não Obrigatório para Estágio Obrigatório à coordenação do curso.

Não será aceita a solicitação de mudança do tipo de estágio (Estágio Não Obrigatório para Estágio Obrigatório) com data retroativa. A alteração do tipo de estágio contará a partir da solicitação feita pelo(a) aluno(a) caso seja aprovada.

Etapa 1

O Requerimento de Solicitação de Mudança de Estágio Não Obrigatório para Estágio Obrigatóriodeverá ser preenchido e assinado pelo(a) aluno(a).

O(A) aluno(a), deverá digitalizar em PDF (não tirar foto e transformar em um arquivo PDF) Plano de Estágioque já foi devidamente preenchido e assinado por todas as partes envolvidas no início do estágio ou que esteja em vigor.

Caso as atividades realizadas pelo(a) estagiário(a) tenham mudado em relação àquelas previstas no do Plano de Estágio assinado no início do estágio, será necessária a emissão de um novo Plano de Estágiocontendo as novas atividades e também as assinaturas de todas as partes previstas no documento.

Etapa 2

Somente após recolher todas as assinaturas descritas acima, o Requerimento de Solicitação de Mudança de Estágio Não Obrigatório para Estágio Obrigatório e o Plano de Estágio deverão ser digitalizados em PDF (não tirar foto e transformar em um arquivo PDF) e encaminhados ao e-mail da coordenação do respespectivo curso para análise e, caso estiver tudo de acordo, serem aprovados.

Etapa 3

Caso o Requerimento de Solicitação de Mudança de Estágio Não Obrigatório para Estágio Obrigatório seja aprovado, todos os documentos previstos neste item deverão ser enviados ao e-mail rec.car@ifes.edu.br.


 • Clique aqui para saber como funciona o estágio no Ifes. 


Atenção! 
Não iniciem as atividades de estágio antes de cumprirem todas as etapas documentais: assinaturas no Plano de Estágio e Termo de Compromisso de Estágio, pois esses documentos não serão aceitos com data retroativa, ou seja, após o início das atividades de estágio.

Como devo proceder para iniciar o estágio?
O primeiro passo é procurar a REC. Reforçamos que não existe estágio sem o intermédio desse setor. Você será assessorado para o preenchimento dos documentos de forma que os mesmos atendam à legislação em vigor e estejam totalmente preenchidos, sem rasuras, e com as devidas assinaturas e carimbos, conforme solicitado nos respectivos documentos. A formalização do estágio deverá ocorrer, impreterivelmente, antes do início do estágio.

Quantas horas de estágio posso fazer por dia e por semana?
A jornada diária de estágio não poderá ultrapassar 6 (seis) horas, perfazendo uma carga horária semanal máxima de 30 (trinta) horas, que será definida em comum acordo entre o Ifes, a Unidade Concedente e o Aluno Estagiário. No caso de estágio obrigatório, para o aluno que concluiu toda etapa escolar ou nos períodos em que não estejam programadas aulas presenciais, a jornada diária poderá ser de 8 (oito) horas e a semanal poderá ser de até 40 (quarenta) horas.

E a duração do estágio?
O aluno poderá estagiar pelo tempo máximo de 24 (vinte e quatro) meses em uma mesma Unidade Concedente, desde que esse tempo não ultrapasse o período de integralização do curso.

O Seguro Contra Acidentes Pessoais é obrigatório?

Sim. O Seguro contra Acidentes Pessoais é obrigatório e deve ser anexada uma cópia da apólice ao Termo de Compromisso de Estágio.

Quais são os documentos necessários para iniciar o estágio?
Termo de Compromisso de Estágio (03 vias), Plano de Estágio (03 vias), cópia da apólice de seguros e, caso necessário, Termo de Convênio (02 vias). Todos devem ser devidamente preenchidos, assinados e carimbados corretamente e sem rasuras.

Posso entregar primeiro à REC o Termo de Compromisso de Estágio e depois o Plano de Estágio?
Não. Pois só após a aprovação do Plano de Estágio que o Termo de Compromisso de Estágio será assinado.

Todos os estágios (não obrigatórios e obrigatórios) devem ter documentação?

Sim. Todo estágio deve ser formalizado junto a REC, passando por todo o processo: planejamento, execução, acompanhamento e avaliação.

O meu estágio pode ser prorrogado?
Sim, desde que não ultrapasse o tempo máximo de 24 (vinte e quatro) meses em uma mesma Unidade Concedente. O aluno deverá trazer o Termo Aditivo ao Termo de Compromisso de Estágio preenchido e assinado em 3 (três) vias.

Para mais perguntas e respostas sobre estágio, clique aqui.

 


A REC é o setor responsável por orientar os alunos sobre o funcionamento do estágio, além de disponibilizar todos os documentos necessários para a formalização, acompanhamento, avaliação e finalização/encerramento do estágio, assegurando, assim, a legalidade dos procedimentos. 

Onde está a REC?

Local: Bloco B (Sedão), sala E1-04

Responsável: Felipe Cuquetto Piekarz

E-mail: rec.car@ifes.edu.br

Telefone: 27 3246-1600 / ramal 1625

Fim do conteúdo da página