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VI Escola Brasileira de Ensino de Física

Publicado: Quinta, 21 de Fevereiro de 2019, 17h13 | Última atualização em Terça, 24 de Setembro de 2019, 08h44

Índice de Artigos

Palestrantes

 

1) Dr. Marco Antônio Moreira (UFRGS – RS)

Marco Antônio Moreira é Licenciado em Física (1965) e Mestre em Física (1972) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)/Brasil e Doutor em Ensino de Ciências (1977) pela Cornell University/USA. Foi professor do Instituto de Física da UFRGS de 1967 a 2012, quando se aposentou como Professor Titular. Em 2014 recebeu o Título de Professor Emérito. Foi docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física desse Instituto de 2002 a 2013. É professor colaborador da Universidade de Burgos/Espanha desde 1998. Integrou, como Secretário de Ensino, a Diretoria da Sociedade Brasileira de Física em 1973 e 1974. Participou da Comissão de Educação da União Internacional de Física Pura e Aplicada (IUPAP) de 1975 a 1987. Foi Professor Visitante na Cornell University de 1986 a 1988. Integrou o Comitê de Educação do CNPq de 1993 a 1995 e de 1999 a 2001. Foi membro da Comissão de Especialistas em Ensino de Física da SESu/MEC de 1996 a 1999, presidindo-a em 1998 e 1999. Foi pesquisador 1A do CNPq, na Área de Educação, de 1989 a 2014. Presidiu a Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) de 1997 a 2001. Foi Representante da Área de Ensino de Ciências e Matemática na CAPES de 2000 a 2007. Suas áreas de interesse são o ensino de ciências e a pesquisa em ensino de ciências, particularmente física. Dedica-se também a teorias de aprendizagem, especialmente a da aprendizagem significativa. Além disso, atua em filosofia da ciência, metodologia da pesquisa em educação e metodologia do ensino superior. Foi editor da Revista Brasileira de Ensino de Física de 1989 a 1993, da Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências de 2001 a 2005, da revista Experiências em Ensino de Ciências de 2007 a 2011 e do periódico Investigações em Ensino de Ciências desde 1996 a 2014. É editor da revista Aprendizagem Significativa em Revista desde 2011. Já publicou 263 artigos em periódicos, 137 trabalhos completos em anais de congressos, 56 livros e 7 capítulos de livros. Orientou 54 dissertações de mestrado e 48 teses de doutorado, co-orientou 6 dissertações de mestrado e 8 teses de doutorado. É coordenador da Comissão de Pós-Graduação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF/PROFIS) desde 2013. Pesquisador Sênior do CNPq desde 2015.

link para a página do professor M. A. Moreira

 

2) Dr. Nelson Studart Filho (UFABC-SP)

Nelson Studart Filho possui graduação em Física pela Universidade Federal do Ceará (1972), mestrado em Física pela Universidade de Brasília (1974) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1979). Cumpriu estágio de pós­ doutorado na Universidade Harvard (1980-1982). Foi professor colaborador da UnB (1972- 1974) e Professor Visitante da UFPE (1977). Ingressou como docente na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em 1975, onde foi coordenador dos Cursos de Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Física e fundador/coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física. Apoiou a formação do Programa de Educação Tutorial (PET) do MEC, criando e coordenando, por anos, o primeiro grupo PET-Física da UFSCar. Foi também fundador e coordenador do Programa de Pós­ Graduação em Ensino de Ciências Exatas do Centro de Ciências e de Tecnologia da UFSCar . Alcançou o cargo, por concurso, de Professor Titular pelo Departamento de Física e, atualmente, é Professor Sênior da Universidade Federal de São Carlos e Professor Visitante Nacional Sênior da Universidade Federal do ABC. Na área de pesquisa em Física, realiza investigações em Física da Matéria Condensada (FMC) com ênfase no estudo das propriedades ópticas e de transporte de sistemas eletrônicos em nanoestruturas semicondutoras e em elétrons superficiais sobre substratos criogênicos. Atento à popularização da Ciência, vincula esse expertise em FMC às atividades de coordenador do Grupo Teórico do DISSE - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Nanodispositivos Semicondutores e participa do seu Comitê Gestor, responsável pela transferência de conhecimento para a sociedade. Na área de ensino de Física, realiza pesquisa translacional em que resultados da pesquisa acadêmica são aplicados no ambiente escolar, em especial em sala de aula, com a participação de pesquisadores e professores-alunos da pós-graduação. São investigadas as novas tecnologias digitais e metodologias ativas com o interesse atual na aprendizagem baseada em games e processos de gamificação no ensino de Física. Atua diretamente em programas de formação continuada de professores de Ciências apresentando oficinas, minicursos e palestras sobre Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino de Ciências. Participou de vários processos de avaliação de obras didáticas para o Programa Nacional do Livro Didático, na qualidade de coordenador de área, coordenador adjunto e avaliador. Atuou, ainda, como editor da Revista Brasileira de Ensino de Física (2000-2009). Foi fundador e é atual Editor da revista A Física na Escola e fundador/editor do Portal PION de Divulgação e Ensino de Física da Sociedade Brasileira de Física (SBF). Tem atuado como consultor e membro de comitês técnicos do INEP, CNPq, CAPES, FAPESP e Secretaria da Educação Básica. Foi membro do Comitê Assessor do CNPq na área de Divulgação Científica. Atualmente é Vice-coordenador da Comissão Nacional de Pós-Graduação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (PROFIS-MNPEF) da SBF em parceria com a CAPES.

link para a página do professor Nelson Studart

 

3) Dra. Iramaia Jorge Cabral de Paulo (UFMT - MT)

A Professora Iramaia J. C. de Paulo possui graduação em Licenciatura em Ciências com habilitação em Física (UFMT-1985), Licenciatura em Física (UFMT-1994), Mestrado em Educação com ênfase em Ensino de Física (UFMT-1997) e Doutorado em Ensino de Ciências com ênfase em Ensino de Física Contemporânea (2006) pela Universidad de Burgos (Espanha, 2006). Realizou estágio pós-doutoral em Modelagem de Sistemas Complexos pela Université Libre de Bruxelles (Bélgica, 2013), participando do grupo de pesquisa fundado pelo Professor Ilya Prigogine. É Professora Associada do Instituto de Física da UFMT. Foi fundadora e coordenadora do Programa de Pós­ Graduação em Ensino de Ciências Naturais (UFMT, 2010-2013). É editora da revista Experiências em Ensino de Ciências (EENCI), desde 2011 e Diretora do Instituto de Física da UFMT. Suas áreas de interesse são Teoria da Complexidade Aplicada a Física Ambiental e Pesquisa em Ensino de Física. Dedica-se também a teorias de aprendizagem, especialmente a Teoria da Aprendizagem Significativa e a Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica. Credenciada nos Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais – Mestrado profissional (UFMT), Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) e Programa de Pós-Graduação Física Ambiental (mestrado e doutorado. Coordena o Grupo de Pesquisa em Sistemas Ambientais Complexos atuando nas linhas de pesquisa: Análise e Modelagem de Processos Ambientais Complexos e Análise e Modelagem de Processos Ecofisiológicos.  Participa desde 2014 da Comissão de Pós-Graduação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF/PROFIS) onde atualmente é vice-coordenadora.

Alguns links para saber mais: lattes

 

4) Dr. José Abdalla Hellayel-Neto (CBPF-RJ)

Possui Graduação (BSc, 1975) e Mestrado (MSc, 1978) em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Magister Philosophiae em Física (MPh) pela International School for Advanced Studies in Trieste (1981) e PhD em Física, também pela International School for Advanced Studies in Trieste (1983), onde realizou seus estudos formativos no Grupo do Prof. Abdus Salam, sob a orientação do Prof. J. J. Strathdee. Complementou a sua qualificação através de estágios de Pós-Doutoramento no Abdus Salam International Centre for Theoretical Physics (ICTP), na International School for Advanced Studies in Trieste (SISSA), na Università degli Studi di Trieste e no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCTI). Paralelamente à sua formação em Física, realizou seus estudos musicais de violino entre 1965 e 1976. Atualmente, é Pesquisador Titular III, alocado na Coordenação de Astrofísica, Cosmologia e Interações Fundamentais, COSMO, do CBPF. É Membro Efetivo e Coordenador Científico do Grupo de Física Teórica José Leite Lopes (GFT - JLL), colaborando como voluntário também na Coordenação Científica da Aprendanet-Petrópolis. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Teoria Geral de Partículas Elementares e Campos, concentrando-se principalmente nos tópicos: Teorias de Yang-Mills, Física das Interações Fundamentais, Supersimetria e Supergravidade. No CBPF, concentra grande parte de seu tempo nas atividades de ensino e formação, ministrando cursos e orientando estudantes de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação da Instituição e graduandos em Programa de Iniciação Científica no CBPF. O pesquisador dedica também parte de seu tempo à pesquisa e ao ensino na área da Educação, com foco na Educação em Periferias Urbanas, trabalhando em projetos de ensino, pesquisa e extensão que focalizam a Educação para Ciência, a Divulgação Científica, a Orientação Vocacional e o Ensino em Cursos de Pré-Vestibular Sociais voltados para as classes populares. No Núcleo de Petrópolis, que co-fundou em 1994, ensina as disciplinas de Física, Matemática, Introdução à Física Contemporânea e Ciência-Cultura-Cidadania.

link para o Lattes do professor José Abdalla Hellayel-Neto

 

5) Dr. Laercio Evandro Ferracioli da Silva (UFES – ES)

Professor Titular e atual Diretor do Departamento de Inovação e Divulgação da Ciência da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Espírito Santo; Representante da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência no CONCITEC-ES, Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia do Estado do Espírito Santo; Professor orientador no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Mestrado Profissional da UFES, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e Membro do Comitê de Assessoramento Divulgação Científica DV/DC do CNPq. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Mestrado Profissional da UFES de 2011-2015, Membro da Comissão Nacional de Pós-Graduação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física da Sociedade Brasileira de Física 2012-2013, Professor orientador no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES de 2010-2016; Coordenador da área de concentração Pesquisa em Ensino de Física do Programa de Pós-Graduação em Física da UFES de 1998-2010; Membro da Comissão de Área Pesquisa em Ensino de Física da Sociedade Brasileira de Física - 2010-2012; Coordenador do Colegiado do Curso de Graduação em Física da UFES - 2007-2008 e Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura em Física Modalidade à Distância de 2015-2017. Foi Secretário Regional da Sociedade Brasileira de Física - 1987-88 e Membro do Comitê Organizador da 46a Reunião Anual da SBPC realizada em Julho de 1994 em Vitória, ES. Em 2008-09 foi Coordenador Geral do XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física realizado na UFES, Vitória, ES, janeiro de 2009 sob a temática Formação Continuada de Professores em Serviço: Educação de Qualidade para uma Sociedade da Aprendizagem. Foi Representante da Regional América do Sul da International Organization for Science and Technology Education IOSTE de 2002 a 2006 e Vice-Presidente de 2006-2008. Em 2009 foi Curador da Tenda Oi Futuro Jogos e Entretenimento Digital Interativo realizada durante o SBGames 2009 promovido pela Sociedade Brasileira de Computação. Desenvolve investigação sobre abordagens inovadoras no ensino e na aprendizagem em espaços formais e não-formais de educação em ciências com enfoque em práticas educacionais inclusivas e formação de professores. A comunicação e divulgação da ciência para inclusão cultural

Alguns links para saber mais sobre o professor do Ives Solano Araujo: lattes e artigos no google acadêmico

 

6) Dr. Maurício Pietrocolla Pinto de Oliveira (USP – SP)

Maurício Pietrocolla é licenciado em Física pela Universidade de São Paulo (1984) e mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (1988). Realizou seu doutoramento em Epistemologia e História da ciência na Universidade de Paris VII (1992). Iniciou a carreira docente como professor de Física em Escolas de nível médio (1984-1988). Fez Livre-docência na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo intitulada: Reflexões Histórico-Epistemológicas e o Ensino das Ciências (2004). Foi professor do Departamento de Física da Universidade Federal de Santa Catarina (1993-2002). Foi secretário de Educação na Sociedade Brasileira de Física por duas gestões (1999-2001 e 2001-2003). Foi membro do International Comission on Physics Education (2002- 2005). Na gestão seguinte tornou-se vice-presidência (2005-2008). O pesquisador tem participado da organização de diversos eventos, nacionais e internacionais, de pesquisa em ensino de ciências. Foi membro correspondente internacional da equipe RESHEIS (Recherches Epistémologiques et Historiques sur les Sciences Exactes et Instituitions scientifiques). Foi Distinguished Visiting Fellow no programa Advanced Research Collaborative e no Urban Education Program da City University of New York em 2013-2014. É atualmente professor titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, onde desenvolve pesquisa sobre Desenvolvimento de estratégias inovadoras no Ensino de Ciências e Formação de professores.

link para a página do professor Maurício Pietrocolla Pinto de Oliveira no google acadêmico

 

7) Dra. Carmen Pimentel Cintra do Prado (USP – SP)

Bacharel em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (1976), mestre em Física pela Universidade de São Paulo (1979), doutorado ciências (Física) pela Universidade de São Paulo (1985), livre docência pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professor sênior do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, no departamento de Física Geral. Tem experiência na área de Física teórica e computacional, com ênfase em Física Estatística, Caos, Sistemas Dinâmicos e Simulação Numérica, atuando principalmente nos seguintes temas: caos em sistemas dissipativos, fractais, criticalidade auto-organizada, dinâmica de terremotos, modelagem de sistemas complexos em biologia e sociologia. Como atividade complementar, participa, desde 2014, da implantação de metodologias ativas de ensino em disciplinas do ciclo básico do IFUSP e da coordenação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Física voltada à formação de professores de física do ensino fundamental e médio.

link para o Lattes da professora Carmen Pimentel Cintra do Prado

 

8) Dr. Wesley Spalenza (IFES – Cariacica – ES)

Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2000), Doutorado em Física Teórica pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CNPq) (2004), Pós-doutorado na Scuola Internazionale Superiore di Studi Avanzate SISSA (CNPq) (2005), Pós-doutorado na Scuola Internazionale Superiore di Studi Avanzate SISSA-ICTP (CNPq) (2006), Pós-Doutorado na Universidade Federal do Espírito Santo (CNPq) (2007). Atualmente é Professor e Pesquisador do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Cariacica, ES, Brasil. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Teoria Geral de Partículas e Campos, atuando especificamente nos seguintes temas: Teorias de "Gauge", Teorias Topológicas, Potencial Efetivo, Violação de CPT e Lorentz, Gravitação e Ensino de Física. Coordena o Projeto Pré-Enem comunitário (PEC) IFES, Campus Cariacica.

link para o Lattes do professor Wesley Spalenza

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