Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Eventos > VII Encontro de Pesquisa e Ensino de Física
Início do conteúdo da página

VII Encontro de Pesquisa e Ensino de Física

Publicado: Quinta, 18 de Abril de 2019, 15h48 | Última atualização em Sexta, 10 de Maio de 2019, 13h13

Índice de Artigos

Tema: Cenários da Física Contemporânea no Ensino de Física

Apresentação do evento

A sétima edição do Encontro de Pesquisa e Ensino de Física do IFES Campus Cariacica, EPEFIS, ocorrerá no dia 7 junho de 2019. O tema deste ano é Cenários da Física Contemporânea no Ensino de Física. Já estão confirmados quatro palestrantes:

Prof. Dr. Arthur Constantino Scárdua

Prof. Dr. Eduardo Seperuelo Duarte (IFRJ/Nilópolis);

Prof. Dr Flávio Gimenes Alvarenga (UFES);

Prof. Dr. Wanderlã Luis Scopel (UFES).

A página dos palestrantes oferece mais detalhes sobre o currículo dos convidados. Estão a  disposição páginas para inscrição no evento, para submissão de trabalhos e para consultar o status de inscrição (precisa esperar alguns minutos antes de verificar o estatuto de inscrição).

Este evento já tradicional ocorre desde 2012 no Campus Cariacica do Instituto Federal do Espírito Santo o qual conta com cursos superiores de Licenciatura e Bacharelado em Física e um polo do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física da Sociedade Brasileira de Física.

O evento é geralmente composto de palestras, sessões de exposição de pôsteres (dos trabalhos submetidos e aceitos). As atividades são distribuídas em um dia com uma carga horária total de aproximadamente 8 horas. Os palestrantes convidados são pesquisadores com notória experiência acadêmica em ensino de física ou em física provenientes de diversas partes do Brasil, contribuindo para a difusão de novos conhecimentos que tem sido desenvolvidos pelos próprios pesquisadores em suas instituições de origem ou na comunidade científica (para saber mais sobre os palestrantes acessa a página Palestrantes).

 

VIIEPEFIS

CAWS

 

 

 


Para a inscrição, precisa-se preencher um formulário de dados e efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de 30 reais.

O preenchimento de dados pode ser efetuado agora no seguinte link: Formulário de inscrição do google.

O pagamento da taxa de inscrição (R$ 30,00), pode ser feito por depósito ou transferência bancária até o dia 05/06/2019 na seguinte conta:

Caixa Econômica Federal

Agência: 1034

Operação: 013

Conta: 18501-9

O recibo de depósito/transferência deve ser enviado via e-mail para o Prof. Jardel da Costa Brozeguini (jardel.brozeguini@ifes.edu.br), com o título “PAGAMENTO VII EPEFIS” até 05/06/2019 às 23h59. Em caso de depósito bancário a inscrição será confirmada apenas após a efetivação do depósito.

A confirmação da inscrição estará disponível na página Status de Inscrição.


A lista dos inscritos incluindo situação de pagamento da taxa de inscrição está disponível aqui abaixo e numa planilha do google neste link.

Atenção! O nome pode demorar alguns minutos antes de aparecer nessa lista. É normal.


A Coordenação do Evento informa que aceitará a submissão de trabalhos para apresentação de posteres por meio dos e-mails abaixo:

Jardel da Costa Brozeguini – jardel.brozeguini@ifes.edu.br;

Robson Evangelista Leonerobson.leone@ifes.edu.br

Os e-mails deverão ser enviados para o professor Jardel da Costa Brozeguini com cópia para o professor Robson Evangelista Leone.

O título do e-mail deverá seguir a máscara a seguir:

“VII – EPEFIS – Título do Trabalho – NOME-DO-PARTICIPANTE“.

O modelo da apresentação é que seguem:

1 – Modelo de pôster [Baixar].

A utilização do modelo de pôster sugerido é opcional.

O envio do pôster para a submissão deverá ser feita em formato PDF.

O aceite dos trabalhos será divulgado via e-mail até o dia 5 de junho de 2019.


PROGRAMAÇÃO DO VII ENCONTRO DE PESQUISA E ENSINO DE FÍSICA (EPEFIS)

Data

Horário

Atividade

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   07/06/2019

08h00-08h30

Credenciamento

08h30-09h00

Abertura

09h00-10h30

Cosmologia e atividades investigativas no Ensino Médio

(Dr. Flávio Gimenes Alvarenga)

10h30-12h00

Medindo a temperatura das estrelas a partir das linhas espectrais

(Dr. Eduardo Seperuelo)

12h00-13h30

ALMOÇO

13h30-15h00

Detecção de ondas gravitacionais e colisão de buracos negros

(Dr. Arthur Constantino Scárdua)

15h00-16h00

Coffe-Break/Sessão de Posteres

16h00-17h30

Missão Kepler: características dos exoplanetas e o cálculo da frequência de planetas Terrestres

(Dr. Eduardo Seperuelo Duarte)

17h30-19h00

Manipulando a matéria: nanosistemas e nonosensores

(Dr. Wanderlã Luis Scopel)

19h00-19h15

Encerramento

 

 


A sétima edição do Encontro de Pesquisa e Ensino de Física do IFES Cariacica seguirá a tradição dos primeiros anos convidando pesquisadores com conhecimento notório em ensino de física. Já estão confirmados 4 palestrantes:

 

Arthur Constantino Scardua

Sou doutor em física teórica (cosmologia) e trabalho com criação de partículas fermiônicas em Universos com ricochete no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). Tenho experiência em ondas gravitacionais, Universos com ricochete, e Universo primordial.

 http://lattes.cnpq.br/3726818745972665

 

Eduardo Seperuelo Duarte

Possui graduação em Astronomia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), mestrado em Astronomia pelo Observatório Nacional (2004) e doutorado em Fisica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e pela Université de Caen Basse-Normandie (2009). Pós-Doutorado em Astroquímica na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010-2011) e Pós-Doutorado em Exoplanetas no Ames Research Center da NASA (2014). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, tem experiência em analise de dados na área de Formação Estelar (Espectrofotometria visivel) e Fisica atômica e molecular (Espectrometria infravermelha e de massa). Além disso desenvolveu projetos na área de ensino de astronomia.

http://lattes.cnpq.br/1500666653320692

 

Flávio Gimenes Alvarenga

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (1992), mestrado em Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (1995) e doutorado em Física pela Universidade Federal Fluminense (2000). Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Cosmologia, atuando principalmente nos seguintes temas: relatividade geral, cosmologia quântica e buracos negros. Membro permanente do Programa de Pós-Graduação Ensino na Educação Básica do CEUNES/UFES e membro permanente do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo 12 - UFES. 

 http://lattes.cnpq.br/7169430092692431

 

Wanderlã Luis Scopel

Atualmente é professor associado no Departamento de Física da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (1995), mestrado em Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (1998) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (2002). Tem experiência na área de Física da Matéria Condensada, com ênfase em Estrutura Eletrônica e Simulação Computacioanal atomística de Materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: Defeitos em materiais semicondutores, superfícies e interfaces. 

http://lattes.cnpq.br/1465127043013658

 


O encontro será realizado no campus Cariacica do IFES que encontra-se no bairro Itacibá em Cariacica. As palestras acontecem no auditório que encontra-se logo na entrada principal do segundo prédio, do lado esquerdo. Segue abaixo um link para a localização do campus no google maps:


As dúvidas ou perguntas sobre o evento podem ser enviadas para o e-mail

jardel.brozeguini@ifes.edu.br

 


Comitê Organizador

  • Cleiton kenup Piumbini

  • Fernando José Lira Leal

  • Jardel da Costa Brozeguini

  • Mateus Mendes Magela

  • Randall Guedes Teixeira

  • Robson Leone Evangelista

Comitê Científico

  • Jardel da Costa Brozeguini

  • Robson Leone Evangelista

registrado em:
Fim do conteúdo da página