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Semana da Física

Publicado: Quarta, 10 de Novembro de 2021, 12h33 | Última atualização em Segunda, 26 de Setembro de 2022, 14h19

Índice de Artigos

APRESENTAÇÕES ORAIS DE TRABALHOS NO AUDITÓRIO

Essas apresentações são sobre alguns trabalhos realizados por alunos do Curso de Física. Para assistir não será necessário inscrição específica. Nas apresentações de banners será possível ver outros trabalhos realizados tanto por alunos do curso como por participantes externos.


15:30 -
Indo além da sala de aula: Professor Empreendedor

Maik Lebarck Caliari (Mestre em Ensino de Física)

Resumo:Tanto na educação pública quanto na privada, o professor irá se deparar com o desinteresse dos alunos em algum momento. Como consequência do formato de ensino tradicional, que não dialoga com as novas gerações, temos índices de abandono e reprovação somados de 14,8% no ensino médio. Tal situação é corriqueira e eu a vivenciei durante minhas aulas de Física.A fim de mudar esta relação, produzi uma dissertação de mestrado no IFES Cariacica sobre abordagens lúdicas com o uso de jogos de tabuleiro. Reunindo minha experiência com gamificação e teoria de jogos para educação com o hobby de jogos de mesa, a dissertação culminou na produção de dois jogos de física que foram testados em sala de aula. Nas pesquisas foram medidos o conhecimento retido, o reconhecimento de palavras-chave e indícios de aprendizado. Os resultados foram promissores, com ótima aceitação dos alunos. No final do mestrado, a vontade de levar tais produtos à frente se manteve e, com o apoio de órgãos voltados ao empreendedorismo como a Fapes e SEBRAE, percebi que um professor pode empreender.Durante reunião com o FindesLAB, a equipe aconselhou dar entrada no edital do Programa Centelha-ES, onde as propostas escolhidas receberiam apoio financeiro. Ser selecionado foi um divisor de águas, pois foi através deste auxílio que um dos jogos de tabuleiro do mestrado tornou-se um produto finalizado e, atualmente, à venda. Foi nesse momento, também, que a empresa foi aberta.A vontade de trazer inovação e qualidade às redes de ensino, trazendo instrumentos lúdicos que incluam novas tecnologias para a sala de aula, foi o gatilho para a criação da empresa. Além de ser um mercado em plena expansão, é importante que os professores tenham ferramentas que dialoguem com essas novas gerações e que estejam inseridas na BNCC. Sendo assim, produtos feitos de professor para professor, pode melhorar a educação, reduzindo taxas de reprovação e desistência, bem como formar cidadãos mais dignos, favorecendo a longo prazo remuneração, carreira, senso de comunidade e outros valores que uma educação de qualidade consegue proporcionar.


16:00 -
Ensino de Física e Astronomia com o uso de Realidade Aumentada

Alerf de Paula Dornel (Licenciado e Mestrando em Ensino de Física)

Resumo: Atualmente, as mudanças nas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) têm ocorrido num ritmo tão acelerado, que se faz necessário uma atualização constante. A tecnologia da Realidade Aumentada, permite que o mundo virtual gerado por programas de computador seja misturado ao real, possibilitando maior interação com o fenômeno e para isso é usado o software Unity. Este trabalho tem como objetivo desenvolver produtos educacionais baseados na tecnologia de Realidade Aumentada, na educação formal e não formal de Astronomia e Física, como uma forma de melhorar a educação e divulgação científica em geral. Os temas centrados na Astronomia tornam as atividades mais atrativas pois são adaptáveis às tecnologias da Realidade Aumentada e despertam grande interesse das pessoas. Diversos trabalhos já foram feitos aplicando-se essa tecnologia no estudo da Astronomia do Sistema Solar, dos eclipses solar e lunar, da óptica geométrica e na História da Teoria da Relatividade Geral. As intervenções realizadas em salas de aula e na Praça da Ciência, com os estudantes visualizando as Realidades Aumentadas usando celulares e tablets, apresentaram resultados promissores em relação ao engajamento e interesse.


16:30 -
A Quebra Espontânea de Simetria no Modelo Eletrofraco

Hellen Kassia de Oliveira Costa (Licenciada e Bacharel em Física)

Resumo: Durante a graduação aprendemos diversos fenômenos físicos que são explicados através da simetria como, as equações de movimento, as energias, o momento linear e o momento angular, entre outros. Contudo a quebra de simetria também pode trazer resultados significativos para a física.Nesta apresentação será abordado como os estados dos sistemas simétricos podem não ser invariantes perante transformações. Logo, a Quebra Espontânea de Simetria se torna o ponto de partida para explicar fenômenos como a criação de massa dos bósons do modelo Eletrofraco.


17:00 -
Experimentos de Física com Arduino

Marcelo Miranda Velten (Licenciado e Mestrando em Ensino de Física)

Resumo: Pensando em maneiras de abranger um caráter profundo nas práticas experimentais e ao mesmo tempo manter as atividades prazerosas para os estudantes foram desenvolvidas oito atividades experimentais com o uso de Arduino. O Arduino é uma plataforma de prototipagem baseada em eletrônica embarcada que permite criação e programação destes experimentos de maneira rápida e relativamente fácil. Foram desenvolvidos, prototipados, roteirizados e testados os seguintes experimentos: um termômetro digital, para trabalhar os conceitos de calor, temperatura, sensibilidade térmica e conversão de escalas termométricas, para este experimento foram usados elementos simples como um resistor NTC e um convencional; um luxímetro digital para trabalhar o conceito de intensidade luminosa bem como a sua importância, principalmente nos ambientes de trabalho; a montagem de um sensor de cores, para discutir o que é cor e quais são os limites da Física e da tecnologia para estudar este conceito; foi desenvolvido também um tutorial sobre controle automático usando o Arduino e a partir deste um experimento de controle de luminosidade (ou o Abajur inteligente) capaz de usar o luxímetro em conjunto com circuitos acionadores para controlar o brilho de uma lâmpada incandescente mantendo-o em um valor predeterminado; foi desenvolvidoum pequeno inversor de frequência modulado por largura de pulso para trabalhar corrente elétrica continua e alternada; e por fim foi desenvolvido um robô seguidor de trilha. Além dos experimentos e respectivos roteiros, foi escrito um capítulo de uma apostila para Arduino, focando na parte de eletrônica e contendo uma introdução que discute a importância da eletrônica no mundo moderno, os conceitos de tensão e correntes elétricas (continuas, constantes, em forma de ondae alternadas), fontes de tensão, fontes de corrente, o fio terra, e fontes de corrente, o conceito de resistência, os resistores, a Lei de Ohm, as unidades de medida usadas em eletrônica e os prefixos de unidade mais interessantes, potência e energia, associação de resistores em série, paralelo e mista, materiais elétricos, condutores, isolantes e semicondutores, diodos, e led, para que servem e como ligá-los, transistores bipolares de junção do tipo NPN, para que servem, modos de operação e como ligá-los, drivers para motores em corrente continua, representação logica em eletrônica digital (verdadeiro, falso e zona proibida), representação da informação na eletrônica digital e o conversor AD. Além desde conteúdo o capítulo possui um total de quinze exemplos e quatorze exercícios de fixação e um apêndice com um tutorial desenhado do uso do multímetro.


17:30 - A dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos associada ao Teatro do

Oprimido no ensino de eletricidade: um relato de experiência.

Harley Lucas Gonçalves(Licenciado, Bacharele Mestrando em Ensino de Física)

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