Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Desenvolvimento Regional Sustentável - Arranjo 3 – Microrregiões Centro-Oeste e Rio Doce

Publicado: Segunda, 20 de Julho de 2020, 15h25 | Última atualização em Quinta, 16 de Fevereiro de 2023, 13h44

Índice de Artigos

 

O Projeto de Pesquisa “Desenvolvimento Regional Sustentável” é parte integrante de um Plano de Desenvolvimento proposto pelo Governo do Estado do Espírito Santo com vistas a promover seu desenvolvimento regional de maneira mais equilibrada com a distribuição de benefícios a serem gerados por todo o território.

Assim, por meio do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), o governo elaborou um convênio em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), para elaboração do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) do Espírito Santo.

Nesse acordo, as 9 microrregiões do interior capixaba foram divididas em 4 arranjos, como indicado a seguir, e o Ifes Campus Cariacica ficou responsável pela coordenação do Arranjo 3, que engloba as microrregiões Centro-Oeste e Rio Doce.

organograma drs
Fonte: Plano de Trabalho do Convênio Ifes - IJSN - Ufes

 

Esse convênio terá início com uma pesquisa diagnóstica sobre o desenvolvimento das microrregiões do interior e, de posse desses dados, prosseguirá com a elaboração do plano de ação para compor o Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) do Espírito Santo. Essa ação permitirá o fortalecimento de pesquisas locais com foco no desenvolvimento regional e a ampliação das redes de pesquisas acadêmicas pelo interior do estado, ou seja, Itapina, Colatina, Aracruz e Linhares, uma vez que o Ifes, instituição responsável pela condução dos trabalhos no arranjo 3, possui campi nessa região.

Esse plano segue as diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento Regional, criada pelo Governo Federal, em 2019, com a finalidade de reduzir as desigualdades econômicas e sociais, intra e inter-regionais, por meio da criação de oportunidades de desenvolvimento que resultem em crescimento econômico, geração de renda e melhoria da qualidade de vida da população.

Parceiros:
Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP)
Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN)
Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (SECTI)
Fundação de Amparo a Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES)
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)

 

Para maiores informações, consulte

Desenvolvimento Regional Sustentável - Instituto Jones dos Santos Neves

 logo fapes

Fim do conteúdo da página