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Núcleos e Comissões

Publicado: Terça, 19 de Maio de 2020, 09h34 | Última atualização em Quarta, 01 de Março de 2023, 15h53

Índice de Artigos

 


De acordo com o Regimento Interno dos Campi do Ifes (2016), em seu  Art.64. "o Núcleo de Arte e Cultura constitui um órgão de apoio responsável por desenvolver a política cultural do Ifes em em cada campus, baseando-se em quatro eixos, abaixo relacionados:

  • I. reconhecimento da diversidade cultural e da multiplicidade de expressões culturais;
    II. democratização do acesso aos meios de fruição, produção e difusão cultural;
    III. articulação entre os campi, os campi avançados, os centros de referência, os polos, as organizações estudantis e a Reitoria do Ifes; e
    IV. articulação do Ifes com o poder público e com as entidades e organizações da sociedade civil
    com vistas à promoção da cidadania cultural.

O papel dos NAC é elaborar, executar promover, acompanhar e apoiar a realização de programas, projetos, eventos e ações culturais, em parceria com os demais setores do campus, promovendo a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão em cada campus.

Contato:

Eliane Dias Martins
Coordenadora do NAC - atual

Tel: (27) 3246-1648

Email: nac.car@ifes.edu.br


O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas é um órgão de natureza consultiva e executiva, de composição multidisciplinar, instituído em cada campus do Ifes por meio de portaria da Direção-geral e tem por finalidade desenvolver ações que contribuam para a promoção da inclusão escolar de pessoas com necessidades específicas, buscando viabilizar as condições para o acesso, a permanência e a saída com êxito em seus cursos.

Contato:

Cristiano Ottoni Teatine Salles
Coordenador do NAPNE - atual

Tel: (27) 3246-1632

Email: napne.car@ifes.edu.br

 

 


 O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros tem por competências:
I. colaborar com a formação inicial e continuada de professores e graduandos em Educação no que diz respeito às Relações Étnico-raciais e ao Ensino de História e Cultura Afro-brasileiras e Africanas, de acordo com o disposto na legislação vigente, quando couber;
II. colaborar na elaboração de material didático específico para uso em sala de aula, sobre Educação das Relações Étnico-raciais e História e Cultura Afro-brasileiras e Africanas, o qual atenda ao disposto nas Resoluções e nos Pareceres do Conselho Nacional de Educação;
III. mobilizar recursos para a implementação da temática de modo a atender às necessidades de formação continuada de professores, produção de material didático e/ou pesquisas relacionadas ao desenvolvimento de tecnologias de educação que atendam à temática;
IV. divulgar e disponibilizar estudos, pesquisas, materiais didáticos e atividades de formação continuada;
V. manter diálogo com fóruns de Diversidade Étnico-racial, Sistemas de Educação, Conselhos de Educação, sociedade civil, instâncias e entidades que necessitem de ajuda especializada na temática; e
VI. atender e orientar professores, pedagogos e demais membros da comunidade escolar do Ifes quanto às abordagens na temática das relações étnico-raciais, auxiliando na construção de metodologias de pesquisa e ensino que contribuam para a implementação e o monitoramento daegislações pertinentes à temática.

 

Contato:

Maria José Corrêa de Souza
Coordenadora do NEABI - atual

Email: neabi.ca@ifes.edu.br


O objetivo principal do Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) é dar suporte aos cursos e projetos de educação mediados por tecnologias educacionais (cursos a distância, semipresenciais ou presenciais). O NTE colabora também com a formação docente, realizando ações ligadas às diversas coordenadorias e áreas de ensino.

O NTE está ligado à Diretoria de Ensino (Diren) e trabalha incorporando as Tecnologias de Informação e Comunicação aos projetos pedagógicos dos cursos do Ifes – Campus Cariacica, desenvolvendo e produzindo ferramentas e conteúdos midiáticos para utilização didático-pedagógica. Desse modo, o NTE realiza diálogo interdisciplinar para criação de ambientes de aprendizagem por meio das tecnologias.


Atribuições:
- Orientação a projetos que utilizem as tecnologias como suporte pedagógico;
- Manter interação pedagógica com os cursos presenciais, semipresenciais e a distância do campus e colaborar na formação docente;
- Suporte aos ambientes virtuais de aprendizagem, tais como Moodle para cursos da UAB (Universidade Aberta do Brasil), apoio ao presencial, capacitação, pós-graduação, entre outras.


Equipe:

Andromeda Goretti de Menezes Campos
Luciene Torezani Alves
Milane Borges Lisboa
Robson Leone Evangelista
 

Contato:

Andromeda Goretti de Menezes Campos
Coordenadora do NTE - atual

Email: nte.car@ifes.edu.br

 

 

Dicas do NTE!

 

* Na plataforma de Cursos Abertos do Ifes (Massive Online Open Course - MOOC), o curso Moodle para Educadores está disponível de modo gratuito, sem tutoria, de auto-aprendizagem. Acesse e saiba mais:  https://mooc.cefor.ifes.edu.br/

* Na Canal do Cefor no Youtube estão disponibilizados os conteúdos trabalhados nos "Wordays". Acesse todos os episódios clicando em: Playlist de Workdays.

 

 


 

CPA - Comissão Própria de Avaliação Institucional

A CPA é órgão colegiado formado por membros de todos os segmentos da comunidade acadêmica e de representantes da sociedade civil organizada, que coordena o processo de auto avaliação institucional do Ifes por meio de avaliação global, integrada e sistêmica utilizada para diagnosticar a realidade e subsidiar ações que visem à melhora do desempenho institucional em todos os níveis

CSAI - Comissão Setorial de Avaliação Institucional

As CSAI foram criadas para colaborar na condução da Autoavaliação Institucional em cada Campus do Ifes, onde desenvolvem as atividades juntamente com a CPA. As CSAIs têm a finalidade de implementar e acompanhar as atividades inerentes ao processo de auto avaliação do seu respectivo Campus.

O processo de autoavaliação e a sua importância

O processo de autoavaliação institucional do Ifes constitui-se numa proposta de avaliação global, integrada e sistemática, utilizada para diagnosticar a realidade e subsidiar ações que visem à melhoria do desempenho institucional em todos os níveis.

A gestão de uma instituição deve estar fundamentada em informações que reflitam, sem mascaramento, a realidade de seus setores. Além disso, é necessário que a opinião de todos seja levada às instâncias decisórias e que essas opiniões subsidiem de maneira direta ou indireta o planejamento institucional.

Funções da Comissão Setorial de Avaliação Institucional

- Coordenar o processo de autoavaliação do Ifes;

- Planejar, organizar e orientar os trabalhos de autoavaliação;

- Organizar relatórios;

- Divulgar os dados consolidados à comunidade;

- Encaminhar relatório final ao MEC;

Eixos avaliados no processo de autovaliação institucional

A autovaliação institucional engloba a percepção do avaliador diante de cinco eixos principais. Dentro de cada eixo são dispostas qestões chaves a serem julgadas. Abaixo as cinco categorias que compoem a avaliação.

Eixo 1 – Planejamento e avaliação institucional

Eixo 2 – Desenvolvimento institucional

Eixo 3 – Políticas acadêmicas

Eixo 4 – Política de gestão

Eixo 5 – Infraestrutura

Importância dos resultados da autoavaliação institucional

- Estabelecer estratégias de superação dos problemas;

- Aperfeiçoar a prática educativa;

- Introduzir melhorias na Instituição a partir da análise dos dados coletados;

- Aperfeiçoar a gestão;

- Reforçar a relação Instituição-Sociedade;

- Enviar relatório à Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – Conaes contendo o resultado da autoavaliação institucional, que será referência para a avaliação externa realizada pelo MEC;

Composição da Comissão Setorial de autoavaliação Institucional do Campus Cariacica

Designados pela Portaria n.º 70 de 16/02/2023 – vigência 2 anos

- Daniela Bertolini Depizzol – Titular Docente – Presidente.

- Bruno Faé – Titular Técnico Administrativo;

- Matheus Sales Inácio da Silva – Titular Discente;

- Alfeu Scarpart Junior – Suplente Docente;

- Dério José Faustino Júnior – Suplente Técnico Administrativo.

- Wellington Martins Borges – Suplente Discente;

Contato:csa.ca@ifes.edu.br

Relatórios da autoavaliação Institucional Campus Cariacica

Relatório Autoavaliação Institucional 2022

Relatório Autoavaliação Institucional 2021

Relatório Autoavaliação Institucional 2020

Relatório Autoavaliação Institucional 2019

Avaliação 2018 Docente e TAE

Avaliação 2018 Alunos

Relatório 2017

Relatório 2017 (Gráficos)

Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes

Lei 10.861, de 14/4/2004.

Regulamento da CPA

Resolução do Conselho Superior n° 29/2013, de 09 de agosto de 2013.


 

Acompanhe aqui todas as informações relacionadas ao trabalho da Comissão Local de Acompanhamento do Programa de Gestão do Ifes campus Cariacica.

Conheça os normativos que regulamentam o Programa de Gestão do Ifes, na modalidade Teletrabalho, e fique atento ao edital, prazos e demais informações!

 

Instrução Normativa

Instrução Normativa nº 65, de 30 de julho de 2020

 

Resolução do Conselho Superior do Ifes

CS nº 60 2021 - Institui o Programa de Gestão do Ifes – Teletrabalho

CS nº 60 2021 - Anexo I - Tabela de Grupos de Atividades

CS nº 60 2021 - Anexo II - Tabela de Atividades

CS nº 60 2021 - Anexo III - Termo de Ciência e de Responsabilidade

 

Composição

Portaria nº 2022, de 24 de novembro de 2021 (Comissão Central)

Portaria nº 028, de 02 de fevereiro de 2022 (Comissão Local)

 

Contato

E-mail: cpdg@ifes.edu.br

 

Edital

Edital Programa de Gestao Campus Cariacica Nº 01/2022

Formulário de Inscrição

 

Cronograma

O cronograma abaixo apresenta as etapas fundamentais de implementação do Teletrabalho, bem como suas respectivas datas. Informações mais detalhadas sobre o Programa de Gestão do Ifes serão repassadas aos campi por suas respectivas comissões locais.

 

PERÍODO DESCRIÇÃO

05/04/2022

Live de orientação sobre o Programa de Gestão (Comissões Locais).

11/04/2022

Publicação do edital.

11 a 22/04/2022

Período de inscrição do servidor via Google Forms.

26 a 29/04/2022

Análise das inscrições e documentações pela comissão local.

03/05/2022

Divulgação do resultado, com a publicação da Portaria do dirigente da unidade.

04 e 05/05/2022

Recursos referente à divulgação do resultado.

05 e 06/05/2022

Análise dos recursos pela comissão local.

10/05/2022

Publicação do resultado oficial após os recursos.

11 a 13/05/2022

Capacitação com as chefias e participantes selecionados

16/05/2022

Cadastro do Programa de Gestão para cada unidade, criado pelo dirigente da unidade e chefias imediatas.

17/05/2022

Habilitação dos servidores selecionados pela chefia imediata via Sistema de PDG.

18/05/2022

Aceite a habilitação pela chefia imediata no sistema PDG.

18 a 24/05/2022

Inclusão dos planos de trabalho no sistema PDG (a periodicidade dos planos de trabalhos ficará a cargo da chefia imediata de acordo com o regime adotado, sendo regime parcial plano semanal e integral plano mensal).

25 a 26/05/2022

Aceite dos planos de trabalho pela chefia imediata.

30/05/2022

Início do Regime de Programa de Gestão.

02/11/2022

Avaliação da 1ª Turma do Programa de Gestão seguindo as orientações do Art. 15. da Instrução Normativa SGP/SEDGG/ME nº 65, de 30 de julho de 2020 - comprometimento, efetividade, benefícios/prejuízos e análise da manutenção do programa de gestão no âmbito do Ifes Campus Cariacica.

 


 

 

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