Núcleos e Comissões
Índice de Artigos
De acordo com o Regimento Interno dos Campi do Ifes (2016), em seu Art.64. "o Núcleo de Arte e Cultura constitui um órgão de apoio responsável por desenvolver a política cultural do Ifes em em cada campus, baseando-se em quatro eixos, abaixo relacionados:
- I. reconhecimento da diversidade cultural e da multiplicidade de expressões culturais;
II. democratização do acesso aos meios de fruição, produção e difusão cultural;
III. articulação entre os campi, os campi avançados, os centros de referência, os polos, as organizações estudantis e a Reitoria do Ifes; e
IV. articulação do Ifes com o poder público e com as entidades e organizações da sociedade civil
com vistas à promoção da cidadania cultural.
O papel dos NAC é elaborar, executar promover, acompanhar e apoiar a realização de programas, projetos, eventos e ações culturais, em parceria com os demais setores do campus, promovendo a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão em cada campus.
Contato:
Eliane Dias Martins
Coordenadora do NAC - atual
Tel: (27) 3246-1648
Email: nac.car@ifes.edu.br
O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas é um órgão de natureza consultiva e executiva, de composição multidisciplinar, instituído em cada campus do Ifes por meio de portaria da Direção-geral e tem por finalidade desenvolver ações que contribuam para a promoção da inclusão escolar de pessoas com necessidades específicas, buscando viabilizar as condições para o acesso, a permanência e a saída com êxito em seus cursos.
Contato:
Cristiano Ottoni Teatine Salles
Coordenador do NAPNE - atual
Tel: (27) 3246-1632
Email: napne.car@ifes.edu.br
O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros tem por competências:
I. colaborar com a formação inicial e continuada de professores e graduandos em Educação no que diz respeito às Relações Étnico-raciais e ao Ensino de História e Cultura Afro-brasileiras e Africanas, de acordo com o disposto na legislação vigente, quando couber;
II. colaborar na elaboração de material didático específico para uso em sala de aula, sobre Educação das Relações Étnico-raciais e História e Cultura Afro-brasileiras e Africanas, o qual atenda ao disposto nas Resoluções e nos Pareceres do Conselho Nacional de Educação;
III. mobilizar recursos para a implementação da temática de modo a atender às necessidades de formação continuada de professores, produção de material didático e/ou pesquisas relacionadas ao desenvolvimento de tecnologias de educação que atendam à temática;
IV. divulgar e disponibilizar estudos, pesquisas, materiais didáticos e atividades de formação continuada;
V. manter diálogo com fóruns de Diversidade Étnico-racial, Sistemas de Educação, Conselhos de Educação, sociedade civil, instâncias e entidades que necessitem de ajuda especializada na temática; e
VI. atender e orientar professores, pedagogos e demais membros da comunidade escolar do Ifes quanto às abordagens na temática das relações étnico-raciais, auxiliando na construção de metodologias de pesquisa e ensino que contribuam para a implementação e o monitoramento daegislações pertinentes à temática.
Contato:
Maria José Corrêa de Souza
Coordenadora do NEABI - atual
Email: neabi.ca@ifes.edu.br
O objetivo principal do Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) é dar suporte aos cursos e projetos de educação mediados por tecnologias educacionais (cursos a distância, semipresenciais ou presenciais). O NTE colabora também com a formação docente, realizando ações ligadas às diversas coordenadorias e áreas de ensino.
O NTE está ligado à Diretoria de Ensino (Diren) e trabalha incorporando as Tecnologias de Informação e Comunicação aos projetos pedagógicos dos cursos do Ifes – Campus Cariacica, desenvolvendo e produzindo ferramentas e conteúdos midiáticos para utilização didático-pedagógica. Desse modo, o NTE realiza diálogo interdisciplinar para criação de ambientes de aprendizagem por meio das tecnologias.
Atribuições:
- Orientação a projetos que utilizem as tecnologias como suporte pedagógico;
- Manter interação pedagógica com os cursos presenciais, semipresenciais e a distância do campus e colaborar na formação docente;
- Suporte aos ambientes virtuais de aprendizagem, tais como Moodle para cursos da UAB (Universidade Aberta do Brasil), apoio ao presencial, capacitação, pós-graduação, entre outras.
Equipe:
Luciene Torezani Alves
Milane Borges Lisboa
Contato:
Andromeda Goretti de Menezes Campos
Coordenadora do NTE - atual
Email: nte.car@ifes.edu.br
Dicas do NTE!
* Na plataforma de Cursos Abertos do Ifes (Massive Online Open Course - MOOC), o curso Moodle para Educadores está disponível de modo gratuito, sem tutoria, de auto-aprendizagem. Acesse e saiba mais: https://mooc.cefor.ifes.edu.br/
* Na Canal do Cefor no Youtube estão disponibilizados os conteúdos trabalhados nos "Wordays". Acesse todos os episódios clicando em: Playlist de Workdays.
CPA - Comissão Própria de Avaliação Institucional
A CPA é órgão colegiado formado por membros de todos os segmentos da comunidade acadêmica e de representantes da sociedade civil organizada, que coordena o processo de auto avaliação institucional do Ifes por meio de avaliação global, integrada e sistêmica utilizada para diagnosticar a realidade e subsidiar ações que visem à melhora do desempenho institucional em todos os níveis
CSA - Comissão Setorial de Avaliação Institucional
As CSA foram criadas para colaborar na condução da Autoavaliação Institucional em cada Campus do Ifes, onde desenvolvem as atividades juntamente com a CPA. As CSA têm a finalidade de implementar e acompanhar as atividades inerentes ao processo de auto avaliação do seu respectivo Campus.
O processo de autoavaliação e a sua importância
O processo de autoavaliação institucional do Ifes constitui-se numa proposta de avaliação global, integrada e sistemática, utilizada para diagnosticar a realidade e subsidiar ações que visem à melhoria do desempenho institucional em todos os níveis.
A gestão de uma instituição deve estar fundamentada em informações que reflitam, sem mascaramento, a realidade de seus setores. Além disso, é necessário que a opinião de todos seja levada às instâncias decisórias e que essas opiniões subsidiem de maneira direta ou indireta o planejamento institucional.
Funções da Comissão Setorial de Avaliação Institucional
- Coordenar o processo de autoavaliação do Ifes;
- Planejar, organizar e orientar os trabalhos de autoavaliação;
- Organizar relatórios;
- Divulgar os dados consolidados à comunidade;
- Encaminhar relatório final ao MEC;
Eixos avaliados no processo de autovaliação institucional
A autovaliação institucional engloba a percepção do avaliador diante de cinco eixos principais. Dentro de cada eixo são dispostas qestões chaves a serem julgadas. Abaixo as cinco categorias que compoem a avaliação.
Eixo 1 – Planejamento e avaliação institucional
Eixo 2 – Desenvolvimento institucional
Eixo 3 – Políticas acadêmicas
Eixo 4 – Política de gestão
Eixo 5 – Infraestrutura
Importância dos resultados da autoavaliação institucional
- Estabelecer estratégias de superação dos problemas;
- Aperfeiçoar a prática educativa;
- Introduzir melhorias na Instituição a partir da análise dos dados coletados;
- Aperfeiçoar a gestão;
- Reforçar a relação Instituição-Sociedade;
- Enviar relatório à Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – Conaes contendo o resultado da autoavaliação institucional, que será referência para a avaliação externa realizada pelo MEC;
Composição da Comissão Setorial de autoavaliação Institucional do Campus Cariacica
Designados pela Portaria n.º 70 de 16/02/2023 – vigência 2 anos
- Daniela Bertolini Depizzol – Titular Docente – Presidente.
- Bruno Faé – Titular Técnico Administrativo;
- Matheus Sales Inácio da Silva – Titular Discente;
- Alfeu Scarpart Junior – Suplente Docente;
- Dério José Faustino Júnior – Suplente Técnico Administrativo.
- Wellington Martins Borges – Suplente Discente;
Contato:csa.ca@ifes.edu.br
Relatórios da autoavaliação Institucional Campus Cariacica
Relatório Autoavaliação Institucional 2023
Relatório Autoavaliação Institucional 2022
Relatório Autoavaliação Institucional 2021
Relatório Autoavaliação Institucional 2020
Relatório Autoavaliação Institucional 2019
Relatórios do Bacharelado em Ciências Econômicas
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes
Regulamento da CPA
Resolução do Conselho Superior n° 29/2013, de 09 de agosto de 2013.
Acompanhe aqui todas as informações relacionadas ao trabalho da Comissão Local de Acompanhamento do Programa de Gestão do Ifes campus Cariacica.
Conheça os normativos que regulamentam o Programa de Gestão do Ifes, na modalidade Teletrabalho, e fique atento ao edital, prazos e demais informações!
Instrução Normativa
Instrução Normativa nº 65, de 30 de julho de 2020
Resolução do Conselho Superior do Ifes
CS nº 60 2021 - Institui o Programa de Gestão do Ifes – Teletrabalho
CS nº 60 2021 - Anexo I - Tabela de Grupos de Atividades
CS nº 60 2021 - Anexo II - Tabela de Atividades
CS nº 60 2021 - Anexo III - Termo de Ciência e de Responsabilidade
Composição
Portaria nº 2022, de 24 de novembro de 2021 (Comissão Central)
Portaria nº 028, de 02 de fevereiro de 2022 (Comissão Local)
Contato
E-mail: cpdg@ifes.edu.br
Edital
Edital Programa de Gestao Campus Cariacica Nº 01/2022
Cronograma
O cronograma abaixo apresenta as etapas fundamentais de implementação do Teletrabalho, bem como suas respectivas datas. Informações mais detalhadas sobre o Programa de Gestão do Ifes serão repassadas aos campi por suas respectivas comissões locais.
PERÍODO | DESCRIÇÃO |
05/04/2022 |
Live de orientação sobre o Programa de Gestão (Comissões Locais). |
11/04/2022 |
Publicação do edital. |
11 a 22/04/2022 |
Período de inscrição do servidor via Google Forms. |
26 a 29/04/2022 |
Análise das inscrições e documentações pela comissão local. |
03/05/2022 |
Divulgação do resultado, com a publicação da Portaria do dirigente da unidade. |
04 e 05/05/2022 |
Recursos referente à divulgação do resultado. |
05 e 06/05/2022 |
Análise dos recursos pela comissão local. |
10/05/2022 |
Publicação do resultado oficial após os recursos. |
11 a 13/05/2022 |
Capacitação com as chefias e participantes selecionados |
16/05/2022 |
Cadastro do Programa de Gestão para cada unidade, criado pelo dirigente da unidade e chefias imediatas. |
17/05/2022 |
Habilitação dos servidores selecionados pela chefia imediata via Sistema de PDG. |
18/05/2022 |
Aceite a habilitação pela chefia imediata no sistema PDG. |
18 a 24/05/2022 |
Inclusão dos planos de trabalho no sistema PDG (a periodicidade dos planos de trabalhos ficará a cargo da chefia imediata de acordo com o regime adotado, sendo regime parcial plano semanal e integral plano mensal). |
25 a 26/05/2022 |
Aceite dos planos de trabalho pela chefia imediata. |
30/05/2022 |
Início do Regime de Programa de Gestão. |
02/11/2022 |
Avaliação da 1ª Turma do Programa de Gestão seguindo as orientações do Art. 15. da Instrução Normativa SGP/SEDGG/ME nº 65, de 30 de julho de 2020 - comprometimento, efetividade, benefícios/prejuízos e análise da manutenção do programa de gestão no âmbito do Ifes Campus Cariacica. |
Sobre o NRI
O NRI é o Núcleo de Relações Internacionais, ou seja, um órgão de composição multidisciplinar. Esse núcleo é um braço da Arinter
(Assessoria de Relações Internacionais), do IFES. Ele visa implementar em nosso campus a política de internacionalização da rede.
Qual é o objetivo do núcleo?
Como se trata de um núcleo que tem, a princípio, um caráter mediador, suas ações giram em torno de proporcionar a integração do campus-rede ao
contexto da mundialização. Trabalha-se, então, no apoio, planejamento e ações relativas à internacionalização da Educação; no uso de metodologias
educacionais que internacionalizam o currículo; bem como na internacionalização plena e integral do Ifes.
O núcleo é, assim, responsável por coletar demandas que visem ligar nosso campus ou a rede com todo o globo. Podem ser interesses em parcerias com
países, projetos de pesquisa, proposição de programas de ensino, ou outros. Caso tenham interesse em criar algum projeto ou ações internacionais em
nosso campus, o NRI será o elo para que isso se concretize.
Ações a serem desenvolvidas na política de internacionalização:
O Núcleo de Relações Internacionais (NRI) oferece oportunidades para o desenvolvimento das habilidades e competências para o século XXI por meio
de experiências acadêmicas internacionais para a comunidade do Ifes; ou por meio de ações internas que fortaleçam essas trocas culturais. Essas ações
podem dizer respeito ao ensino de línguas; ao diálogo com questões globais e/ou parcerias com instituições estrangeiras, tais como cursos que sejam
ofertados em língua estrangeira; capacitações; projetos de extensão; projetos de pesquisa (com parcerias, fomentadas ou não, de instituições
estrangeiras); entre outras. As ações seguem os seguintes princípios:
I - processo de ensino-aprendizagem;
II - aprendizado de novas línguas;
III - cooperação Intercampi e acordos internacionais (Memorandum of Understanding - MoU);
IV - metodologia CLIL (aprendizado integrado ao conteúdo e linguagem);
V - integração dos eixos Ensino, Pesquisa e Extensão;
VI - internacionalização (incluindo a própria comunicação/divulgação dos dados e indicadores internacionais); e
VII - formação de cidadãos cosmopolitas.
Equipe e Contato do NRI
Conforme Portaria de designação dos membros do NRI (PORTARIA Nº 070, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2024), o Núcleo é composto pelos(as) servidores(as):
Jardel da Costa Brozeguini (coordenador)
Guilherme Guilhermino Neto
Maria Carolina da Silva Porcino de Oliveira
Pedro Rosseto de Faria
Tiago Teixeira Vieira
E-mail de contato: nri.ca@ifes.edu.br
Redes Sociais